Prefeito Chiquinho FC, Vereador Araújo Neto e comunidade celebram a tão sonhada revitalização da Escola Família Agrícola de Codó

A sexta-feira, dia 17 de outubro, foi mais um dia especial, de conquistas e alegrias para os codoenses. Durante todo o dia, o governo municipal realizou uma série de ações e entregas de obras em benefício da sociedade. Além de uma grande ação de saúde conjunta, entre prefeitura, suas diversas secretarias e o Sistema FAEMA/SENAR, também foram entregues para as comunidades da região do Barracão a reforma da UBS e a revitalização da Escola Família Agrícola de Codó.

A Força tarefa em Saúde no Barracão

De acordo com a organização, famílias de 18 comunidades, dos polos Monte Cristo e Bom Jesus, foram atendidas durante a ação conjunta. Além de entregar a UBS do povoado Barracão totalmente reformada, o prefeito Chiquinho FC e o vereador Araújo Neto, junto às demais autoridades, também realizaram a reinauguração da Escola Família Agrícola Irmã Rita Lore Wicklein, que esperava por uma revitalização há mais de 20 anos.

Sonho aguardado por mais de 20 anos

Durante a cerimônia de reinauguração, o vereador Araújo Neto fez um discurso emocionado ao destacar a revitalização da Escola Família Agrícola de Codó (EFA) — uma conquista aguardada há muitos anos por educadores, alunos e pela comunidade rural do município. Em sua fala, o parlamentar lembrou que a Escola Família Agrícola sempre teve um papel fundamental na formação de jovens do campo, proporcionando uma educação voltada para a realidade rural e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

“Hoje eu venho aqui celebrar, com muita alegria, a tão esperada, a tão sonhada revitalização da nossa Escola Família Agrícola de Codó. Essa escola tem uma história linda, feita por pessoas que acreditam na educação como ferramenta de transformação. É uma conquista de todos que lutaram e acreditaram que esse dia chegaria”, afirmou Araújo Neto.

O Prefeito Chiquinho FC ressaltou que a revitalização representa um avanço importante para o fortalecimento da educação do campo e reafirmou seu compromisso em continuar trabalhando por melhorias na infraestrutura e na valorização da educação municipal. O prefeito faz questão de visitar todas as instalações da unidade de ensino e conversar com os alunos. “A EFA é símbolo de resistência, de amor à terra e de esperança. Que essa revitalização traga novos tempos, novas oportunidades e que os nossos jovens possam continuar aprendendo e crescendo com dignidade”, concluiu o prefeito de Codó.

Nota da ACRIVI sobre decreto do Governo do Maranhão que proíbe queimadas durante o período seco

A Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (Acrivi) divulga nota reforçando a importância do cumprimento do Decreto nº 40.148, de 11 de julho de 2025, publicado pelo Governo do Estado do Maranhão, que estabelece o período proibitivo do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas em todo o território maranhense.

O decreto, assinado pelo governador Carlos Brandão, proíbe de 1º de julho a 15 de novembro de 2025 o uso do fogo para limpeza de terrenos, preparo de áreas agrícolas e demais atividades semelhantes. A medida tem como objetivo reduzir o risco de queimadas e incêndios florestais, que aumentam significativamente durante os meses mais secos do ano.

Mesmo nos casos previstos pela legislação ambiental, o decreto orienta que o uso do fogo seja substituído por práticas sustentáveis, priorizando técnicas que causem menos impacto ao meio ambiente.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) é o órgão responsável pela emissão das autorizações excepcionais para uso controlado do fogo, mediante avaliação técnica e cumprimento de requisitos legais. A emissão de Autorizações de Queima Controlada é competência exclusiva da SEMA.

O documento também destaca que o decreto não se aplica às práticas de prevenção e combate a incêndios realizadas por instituições públicas supervisionadas, nem aos bens da União, como terras indígenas e unidades de conservação federais.

Além disso, o Estado poderá articular com os municípios ações de prevenção, como campanhas socioeducativas sobre os impactos ambientais, econômicos e sociais das queimadas, e orientações sobre a necessidade de autorização prévia para qualquer tipo de queima controlada.

A Acrivi alerta seus associados e produtores rurais da região sobre a importância de respeitar o decreto, reforçando o compromisso do setor com a preservação ambiental e a sustentabilidade das atividades agropecuárias.

“O uso irregular do fogo compromete o solo, a produtividade e a segurança das propriedades rurais. É fundamental que todos façam a sua parte para evitar danos ambientais e prejuízos à comunidade”, destacou a entidade em nota.

Decreto nº 40.148/2025
Vigência do período proibitivo: de 1º de julho a 15 de novembro de 2025
Órgão responsável: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA)
Assinatura: Governador Carlos Brandão.

Maranhão: Aprender Conectado celebra 10 mil escolas conectadas em evento com ministro das Comunicações

Cerimônia em Codó (MA) celebra a expansão da internet de alta velocidade para mais de 10 mil escolas públicas em todo o país.

O Projeto Aprender Conectado celebra a marca de 10 mil escolas públicas conectadas à internet de alta velocidade com uma visita à Unidade Escolar Renê Bayma, em Codó (MA), no dia 16 de outubro de 2025, às 13h30.

O evento contará com a presença do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, do ex-ministro Juscelino Filho e dos diretores da Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace): Flávio Santos (diretor-geral), Gina Duarte (diretora administrativo-financeira), Jhon Ribeiro (diretor de Comunicação e RI) e Matheus Belin (diretor de Operações).

A visita celebra o avanço do programa que tem transformado o cenário da conectividade escolar no país. Desde o início das operações, o Aprender Conectado vem ampliando o acesso à internet em escolas públicas de norte a sul do Brasil, com destaque para Norte e Nordeste, que concentram o maior número de escolas rurais conectadas.

Atualmente, 4.864 escolas da região passaram a contar com internet de alta velocidade, beneficiando 532.091 estudantes em comunidades rurais, quilombolas e tradicionais. No Maranhão, já são 1.745 escolas conectadas, sendo 1.613 em áreas rurais.

O Aprender Conectado integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC), que já conectou mais de 90 mil escolas públicas e tem como meta chegar a 138 mil até 2026.

A Eace é responsável pela execução do projeto, que responde por 40 mil dessas escolas, utilizando tecnologias de fibra óptica ou satélite para alcançar áreas de difícil acesso. A celebração em Codó representa um passo simbólico no esforço de inclusão digital de milhões de estudantes brasileiros.

Sobre a EACE

A Eace é a administradora da Conectividade de Escolas, dedicada a promover o acesso à internet de qualidade em instituições de ensino público em todo o Brasil. Através de iniciativas como o programa Aprender Conectado, a Eace busca impulsionar a inclusão digital e educacional, transformando a realidade de milhões de estudantes e educadores.

 

Serviço
Unidade Escolar Renê Bayma – Às 13h30 – Rua Honorino Silva, bairro São Francisco, Codó (MA) – 16 de outubro de 2025

Prefeitura de Codó realizará o Dia D de Multivacinação neste sábado (18)

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará neste sábado, 18 de outubro, o Dia D de Multivacinação, uma grande mobilização voltada para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade — ou seja, até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

A ação acontecerá das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Durante o Dia D, estarão disponíveis todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, garantindo a proteção contra diversas doenças e a manutenção da saúde de meninos e meninas codoenses.

Além das vacinas de rotina, o evento contará com vacinação contra o sarampo, destinada a pessoas de 6 meses a 59 anos de idade, e também com o resgate da vacinação contra o HPV, voltado a adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não completaram o esquema vacinal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é reforçar a importância da imunização e ampliar a cobertura vacinal no município, evitando o retorno de doenças já controladas.

A Prefeitura de Codó reforça o convite a toda a população: procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima e participe do Dia D de Multivacinação.

Vacinar é um ato de amor, de cuidado e de responsabilidade com o futuro!

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Saúde

Prefeitura de Codó lança concurso literário “Codó em Verso e Prosa” para incentivar leitura e criatividade de estudantes

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECTI), lançou o concurso de produção de texto “Codó em Verso e Prosa”, uma iniciativa que busca estimular o gosto pela leitura, a escrita e a expressão criativa entre os estudantes do município.

O concurso é voltado para alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), tanto das escolas públicas quanto das instituições privadas de Codó. O objetivo é valorizar a produção de textos originais, incentivando o desenvolvimento do senso crítico, da imaginação e do apreço pela cultura e história codoense.

Com o tema “Codó que eu amo”, os participantes poderão soltar a imaginação e expressar, por meio da escrita, suas percepções, lembranças e sentimentos sobre a cidade — seja contando histórias, descrevendo lugares marcantes ou retratando memórias afetivas que fazem parte da identidade local.

O período de inscrição e entrega dos textos acontece de 07 a 31 de outubro de 2025. Os interessados devem procurar a secretaria de suas escolas para participar.

De acordo com a SEMECTI, o concurso pretende fortalecer o vínculo dos estudantes com o município e despertar neles o orgulho de pertencer a Codó.

O “Codó em Verso e Prosa” é mais uma ação da Prefeitura em prol da valorização da educação, da cultura e do talento literário dos jovens codoenses.

Período de inscrição e entrega dos textos: 07 a 31 de outubro de 2025
Local: Secretaria das escolas participantes
Tema: “Codó que eu amo”

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

32ª Sessão: parlamentares destacam ações do Executivo e conquistas para educação

A 32ª Sessão Ordinária da Câmara foi marcada pelos empolgados discursos dos vereadores, que relataram sobre as inúmeras ações realizadas pelo Executivo, destinadas à saúde da mulher, para educação e para as crianças do município.

“Hoje fiz uso da tribuna para destacar o excelente trabalho que o nosso prefeito Chiquinho FC vem fazendo em nosso município, alcançando todas as áreas. Neste mês tivemos muitas ações de grande relevância para sociedade. Primeiro, foi a inauguração da Secretaria da Mulher, um marco para a administração e mais um grande suporte para rede de apoio para a nossas mulheres de Codó. Segundo, foi a festa belíssima do Dia das Crianças. E quero parabenizar também pela valorização dos nossos professores, que alcançaram grandes conquistas nesta administração”, destacou a vereadora Rosélia.

O presidente da câmara, vereador Roberto Cobel, destacou as grandes conquistas alcançadas para os servidores contratados e seletivados, além de importantes obras para infraestrutura de Codó.

“Quero agradecer a Deus por mais esse trabalho de hoje, mostrando muitas conquistas que nós tivemos no decorrer da semana. Semana passada, na região da Trizidela, tivemos a entrega de postos artesianos para aquela população, estradas, pontes e também muita glória agora nesse anúncio aos nossos amigos da educação, pois eu tenho muitos amigos que fazem parte desses 1.600 contratados e eles ficaram muito felizes. Eu também muito feliz por eles, porque eles sabem que a partir de agora eles vão ficar empregados durante os 12 meses do ano, não vão ter aquele intervalo difícil na passagem do ano. Isso é um avanço, é conquista, é glória. Graças a Deus foi esse presente que o prefeito pode dar para os nossos amigos da educação”, concluiu o presidente.

 

Ney Maran Negócios Imobiliários aluga uma casa no Novo Milênio com 3 dormitórios, sendo 2 suítes, 3 banheiros, 3 vagas de garagem por R$ por R$ 1.200

Ney Maran Negócios Imobiliários aluga uma casa no Novo Milênio com 3 dormitórios, sendo 2 suítes, 3 banheiros, 3 vagas de garagem por R$ por R$ 1.200

Endereço: Rua Dr. Ruy Archer, 21
Complemento: qda.170
Bairro: Novo Milênio
Área Total: 270,00 m²
Área Útil: 270,00 m²
Área Construída: 150,00 m²
Área Terreno: 270,00 m²
Terreno Frente: 9,00 Metros
Terreno Fundo: 9,00 Metros
Terreno Esquerda: 30,00 Metros
Terreno Direita: 30,00 Metros
Pavimento: 1
Construído em: 2015
Dormitórios: 3
Suítes: 2
Banheiros: 3
Vagas: 3
Sala: 1
Acomodações: 8 pessoas
Endereço: Rua Dr. Ruy Archer, 21
Complemento: qda.170
Bairro: Novo Milênio
Área Total: 270,00 m²
Área Útil: 270,00 m²
Área Construída: 150,00 m²
Área Terreno: 270,00 m²
Terreno Frente: 9,00 Metros
Terreno Fundo: 9,00 Metros
Terreno Esquerda: 30,00 Metros
Terreno Direita: 30,00 Metros
Pavimento: 1
Construído em: 2015
Dormitórios: 3
Suítes: 2
Banheiros: 3
Vagas: 3
Sala: 1
Acomodações: 8 pessoas

Descrição do Imóvel

Descubra esta casa extraordinária no coração do Novo Milênio, em Codó/MA, que une conforto, segurança e praticidade em 150 m² de área construída. Modernamente projetada em 2015, a residência dispõe de três dormitórios – dois deles suítes privativas –, além de um terceiro banheiro social, garantindo privacidade e comodidade para toda a família. A espaçosa sala de estar integra-se harmoniosamente à copa e à cozinha, enquanto a despensa e a área de serviço bem distribuída facilitam o dia a dia. Com capacidade para acomodar até oito pessoas, o imóvel conta com três vagas de garagem e portão eletrônico, oferecendo segurança e conveniência desde a chegada. Implantada em terreno de 270 m² (9 m de frente e fundos por 30 m de lateral), a planta inteligente potencializa tanto momentos de convivência interna quanto a circulação fluida entre os ambientes. Rodeada por uma infraestrutura completa de bares e restaurantes, supermercados, farmácias e escolas, a localização valoriza seu estilo de vida e facilita as tarefas diárias. Se você busca uma morada que alie sofisticação, funcionalidade e proximidade com tudo o que Codó oferece, agende sua visita hoje mesmo e transforme este sonho em realidade!

Características
 Portão Eletrônico
Cômodos
 Área de Serviço
 Copa
 Cozinha
 Despensa
Proximidades
 Bares e Restaurantes
 Escola
 Farmácia
 Supermercado

Pontos Fortes

A melhor localização da cidade por um preço acessível.

Descrição do Imóvel

Descubra esta casa extraordinária no coração do Novo Milênio, em Codó/MA, que une conforto, segurança e praticidade em 150 m² de área construída. Modernamente projetada em 2015, a residência dispõe de três dormitórios – dois deles suítes privativas –, além de um terceiro banheiro social, garantindo privacidade e comodidade para toda a família. A espaçosa sala de estar integra-se harmoniosamente à copa e à cozinha, enquanto a despensa e a área de serviço bem distribuída facilitam o dia a dia. Com capacidade para acomodar até oito pessoas, o imóvel conta com três vagas de garagem e portão eletrônico, oferecendo segurança e conveniência desde a chegada. Implantada em terreno de 270 m² (9 m de frente e fundos por 30 m de lateral), a planta inteligente potencializa tanto momentos de convivência interna quanto a circulação fluida entre os ambientes. Rodeada por uma infraestrutura completa de bares e restaurantes, supermercados, farmácias e escolas, a localização valoriza seu estilo de vida e facilita as tarefas diárias. Se você busca uma morada que alie sofisticação, funcionalidade e proximidade com tudo o que Codó oferece, agende sua visita hoje mesmo e transforme este sonho em realidade!

Características
 Portão Eletrônico
Cômodos
 Área de Serviço
 Copa
 Cozinha
 Despensa
Proximidades
 Bares e Restaurantes
 Escola
 Farmácia
 Supermercado

Pontos Fortes

A melhor localização da cidade por um preço acessível.

Fale agora Conosco : (99) 3661-0378 / (99) 99952-4147 / (99) 98113-2015 / (99) 99210-9044

Vereador Ibrahim Neto destaca Outubro Rosa, Programa Juro Zero e homenageia professores na Câmara de Codó

O vereador Ibrahim Neto utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Codó para abordar três temas de grande relevância social e econômica: a campanha Outubro Rosa, o programa estadual Juro Zero e a importância dos professores na formação de cidadãos, que comemoram seu dia em 15 de outubro.

Conscientização sobre o Câncer de Mama

O vereador iniciou seu discurso chamando a atenção para o Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama. Ele frisou a importância da informação e do diagnóstico precoce. Ibrahim Neto reforçou que a cura é possível quando a doença é detectada na fase inicial, trazendo alívio para toda a família.

“Todos nós devemos estar atentos durante este mês, que é o mês de conscientização do câncer de mama, Outubro Rosa. Então é uma ação que todos nós em conjunto devemos lutar para que as mulheres possam buscar esse autoexame, buscar se cuidar, pois a informação é uma forma de cuidado e o diagnóstico precoce do câncer de mama, em 90% dos casos nós encontramos a cura. Então a informação é algo que ainda falta bastante em nossa sociedade e nós temos essa missão como representantes aqui no Legislativo de informar, trazer a informação às nossas mulheres para que elas possam cuidar de si, como ato de amor e buscando a prevenção.”

Programa Juro Zero com novo teto

Em seguida, o vereador destacou a atualização do programa Juro Zero do Governo do Estado do Maranhão. O programa, voltado para o fomento do empreendedorismo, teve seu teto elevado para R$ 22 mil através de Medida Provisória. O parlamentar ressaltou o impacto da iniciativa: “Programa esse que fomenta o empreendedorismo, sobretudo com destaque para os micro e pequenos empresários”.

Ele mencionou que a medida já começou a injetar mais de 50 milhões de reais na economia do estado, inicialmente na região Tocantina, e será estendida a todo o Maranhão. O objetivo, segundo o vereador, é “estimular aqueles microempreendedores, sobretudo o MEI, que muitas vezes não tem a oportunidade de ter um crédito realmente para alavancar e crescer a sua empresa.”

Homenagem aos Professores

Por fim, aproveitando a véspera do Dia do Professor (15 de outubro), Ibrahim Neto fez uma homenagem emocionada à classe. Ele enfatizou o papel fundamental dos educadores na formação de cidadãos. “Quero destacar uma classe muito importante em nossa sociedade, uma classe que sem ela ninguém teria chance de evoluir, de ser um cidadão de bem, de poder contribuir com a sociedade, que são nossos professores. (…) O professor é aquele que muitas vezes, diante das dificuldades, da ausência de oportunidades, faz com que aquele aluno possa se desenvolver, ser um cidadão de bem.”

O vereador reconheceu que o trabalho dos professores vai além da transmissão de conteúdos, atuando muitas vezes como uma base de apoio e guia para os alunos. “Expresso a profunda gratidão e respeito a todos os professores do nosso Brasil, do Maranhão e, sobretudo, da nossa cidade de Codó, pois eles são fundamentais para construir o futuro de todos os cidadãos de bem”, finalizou o vereador.

Vereador Nunes do Náutico ressalta o papel das emendas parlamentares e elogia o trabalho do prefeito Chiquinho e do deputado Nagib

Na ocasião da 32ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, o vereador Nunes do Náutico utilizou seu tempo tribuna para destacar a importância das emendas parlamentares para a execução das políticas públicas em Codó e reconhecer o empenho do prefeito Chiquinho FC e do deputado estadual Francisco Nagib no desenvolvimento do município.

Em seu discurso, o parlamentar enfatizou o trabalho conjunto entre os vereadores e seus representantes políticos, ressaltando que as emendas têm contribuído diretamente para o avanço de diversas áreas em Codó. “Quando vamos a São Luís com pedidos de emendas, sabemos da importância desse trabalho em parceria. Muitos colegas vereadores têm buscado apoio junto aos deputados, que têm sido municipalistas e têm olhado com carinho para a cidade de Codó”, afirmou Nunes.

Planejamento e ação

O vereador também destacou os nove meses de gestão do prefeito Chiquinho FC, reconhecendo os desafios enfrentados e os avanços alcançados, principalmente nas áreas da educação e infraestrutura. “Sabemos das dificuldades desde o início da gestão, mas com trabalho sério e vontade de fazer Codó crescer, temos saído dos gabinetes, ido às ruas e buscado serviços e soluções. Nosso prefeito e o deputado Francisco Nagib têm se empenhado, especialmente na valorização dos professores e na melhoria de várias áreas do município”, disse.

Estado presente

Nunes do Náutico aproveitou ainda para agradecer o governador Carlos Brandão, destacando as ações de saúde que estão beneficiando a população codoense. “Nos próximos dias teremos cirurgias de catarata, consultas oftalmológicas e entrega de óculos para pessoas que não têm condições de comprar. É um trabalho importante e que merece ser reconhecido. O governador também tem olhado com atenção para Codó”, pontuou o vereador.

Encerrando sua fala, Nunes do Náutico parabenizou os colegas vereadores pelo empenho diário em busca de melhorias para a cidade. “Parabéns a todos os vereadores que lutam todos os dias por dias melhores para nossa cidade. Que Deus continue abençoando cada um de nós nessa missão de servir Codó.”

Vereador Teonilo do Garra solicita pacote de benefícios para vigias e zeladores de Codó e faz alertas sobre preservação do transporte escolar

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (14), o vereador Teonilo do Garra iniciou seu pronunciamento agradecendo a Deus e destacou a importância das ações recentes do Executivo Municipal voltadas aos profissionais da Educação. Ele elogiou a sensibilidade do prefeito em garantir o pagamento do 13º salário e a continuidade dos contratos de professores, auxiliares e seletivados.

Pacote de benefícios para vigias e zeladores

Entretanto, o parlamentar fez um pedido especial em favor dos vigias e os auxiliares de serviços gerais (ASGs), ou zeladores das escolas, ressaltando que essa categoria também merece ser contemplada com benefícios. “Deixaram de fora uma classe humilde que também presta serviço para a Educação. Tenho certeza de que o prefeito vai nos ouvir e vai dar um jeito de contemplar esse pessoal. Que as zeladoras e os vigias permaneçam nas escolas e recebam seus salários, sem serem mandados para casa nas férias”, destacou o vereador.

Alerta para preservação do transporte escolar

O vereador também denunciou casos de vandalismo e uso de drogas dentro de ônibus escolares que transportam alunos da região do Monte Cristo. Segundo Teonilo, indivíduos estariam danificando os veículos e comprometendo a segurança dos estudantes. “Tem pessoas fazendo bagunça, fumando maconha, quebrando lâmpadas e bancos dos ônibus. Isso não pode acontecer. O prefeito faz o esforço para oferecer transporte de qualidade, e esses meliantes precisam ser punidos. Vamos cobrar providências da Secretaria e, se for o caso, da Polícia Militar”, afirmou.

Trabalho na zona rural

Outro ponto abordado foi a situação da estrada que liga a região da Cancela, onde recentemente foi realizada uma importante obra de recuperação. Teonilo reconheceu o trabalho da gestão municipal, mas alertou para a necessidade de melhorias em um trecho específico. “O prefeito fez um feito muito grande, recuperou uma estrada que há anos precisava de atenção. Mas há um trecho de cerca de um quilômetro e meio que está levantando muito pó e causando transtornos aos moradores. Peço que seja feito um reparo para que todos possam trafegar com mais segurança e conforto”, pontuou.

O vereador encerrou seu discurso reforçando o compromisso de atuar de forma fiscalizadora e colaborativa com o Executivo, sempre buscando melhorias para as comunidades codoenses.