Vereadora Leda Torres exalta ações do governo destinadas a saúde da mulher e às crianças de Codó

Vereadora Leda Torres usou a tribuna da Câmara Municipal de Codó para abordar temas cruciais para sociedade codoense, como a campanha Outubro Rosa, a recém-inaugurada Secretaria da Mulher e a valorização da agricultura familiar, além das ações e atividades promovidas em benefício das crianças do município.

Saúde e conquistas das mulheres

Na Sessão Ordinária da última terça-feira (14), a vereadora Leda Torres fez um discurso abrangente, começando com um forte apelo à campanha Outubro Rosa, um movimento mundial de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A vereadora ressaltou que “A informação e a prevenção ainda são as melhores formas de vencer essa doença” e reforçou que “cuidar de si mesmas não é egoísmo, é necessidade.”

Um dos pontos altos de sua fala foi a participação na inauguração da Secretaria Municipal da Mulher em Codó, no dia 09 de outubro. Leda Torres destacou a importância do novo órgão: “Foi com muita alegria e entusiasmo que participei no dia 09 de outubro da inauguração da SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER em Codó Ma. Momento de muita importância e alegria para nosso município e principalmente para nós mulheres. Quero agradecer ao nosso prefeito Chiquinho FC por este grande passo valorizando as mulheres codoenses.”

A vereadora parabenizou a vice-prefeita Cynthia Rolim e a equipe da Secretaria, enfatizando que a Casa da Mulher é fundamental para criar políticas públicas de igualdade de gênero, combater a violência e a discriminação, e fortalecer a autonomia feminina. Leda Torres fez ainda uma citação da filósofa Simone de Beauvoir: “Não se nasce uma mulher, torna-se mulher, que nada nos limite, que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria substância.”

Agricultura familiar o grande Festival das Crianças de Codó

Além disso, a parlamentar citou sua presença na Feirinha da Agricultura Familiar, onde pôde ver de perto o trabalho dos produtores rurais e artesãos, e aproveitou para citar seu projeto de lei “Semana do Artesão”. Por fim, Leda Torres celebrou o Primeiro FESTIVAL DA CRIANÇAS realizado pela prefeitura no Dia das Crianças (12 de outubro), classificando o evento como “a maior entrega de brinquedos da história de nossa cidade” e parabenizando o prefeito Chiquinho FC e as secretarias envolvidas pelo compromisso com as crianças codoenses.

Vereador Araújo Neto celebra pacote inédito de benefícios para contratados e seletivados da Educação de Codó

O vereador Araújo Neto usou a tribuna da Câmara Municipal de Codó, durante a 32ª Sessão Ordinária, realizada na última terça-feira (14), para celebrar o inédito pacote de benefícios anunciado pelo prefeito Chiquinho FC para os servidores contratados e seletivados da Educação. O parlamentar classificou a medida como um avanço nunca antes visto no município, equiparando os direitos desses profissionais aos dos efetivos e dando o devido valor para a classe.

Em um discurso emocionado, o vereador relatou a participação em uma reunião na FC Show, na noite anterior, onde o anúncio foi feito a cerca de 2.000 pessoas, incluindo contratados e seletivados. Na ocasião, foi informado ao público sobre uma série de medidas que levarão mais dignidade aos servidores que não são concursados, como o fim da demissão ao fim de cada ano, direito ao 13º salário, recursos de deslocamento, entre outras medidas de valorização dos servidores.

O Fim da Humilhação e Novos Direitos

Araújo Neto destacou as principais mudanças anunciadas e enfatizou que as medidas colocam os contratados e seletivados no mesmo padrão dos efetivos de Codó, enquanto o concurso público não é realizado. “Com a abolição das demissões ao fim de cada ano, os servidores não ficarão mais desamparados, onde em dezembro os contratados eram dispensados e só voltavam a trabalhar em março. A partir deste mês o trabalho e a remuneração serão contínuas, levando mais dignidade e tranquilidade aos servidores. Os contratados e seletivados terão seus direitos equiparados como os efetivos, com o seu décimo terceiro salário a cada ano e àquele recurso de deslocamento de acordo com a quilometragem que roda a cada dia, entre 5 a 20%”, pontuou.

Uma Conquista Histórica

Em sua fala, o vereador traçou um paralelo com a história da Educação em Codó, mencionando a discussão do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), que representou um grande avanço para os efetivos e que agora uma situação similar estava chegando também para os contratados seletivados “Agora nesse governo muitas progressões foram implantadas, coisas que precisavam os professores conseguir na justiça, isso não mais acontece no atual governo. Agora, estão sendo implantadas automaticamente como todos os direitos dos professores efetivos que estão no plano de carreira de cargos e salários. E agora nós chegamos num outro nível. De dar aos contratados e seletivados as mesmas condições dos efetivos,” declarou.
Araújo Neto parabenizou o prefeito pela grande visão de tratar com dignidade os contratados e seletivados, ressaltando que o objetivo é único: melhorar os nossos índices, de dar todas as condições necessárias para os professores. “Eles que são os artistas principais desse processo junto com o nosso alunado para que nós consigamos a voltar com Codó aonde ela tem que estar, entre as cidades de melhores índices educacionais do Maranhão.”, concluiu

Agenda de Inaugurações

O vereador também aproveitou para divulgar a agenda de inaugurações na cidade: Quinta-feira, dia 16: Visita do Ministro das Comunicações, Frederico Siqueira, para inaugurar o programa “Computadores para Inclusão” na Escola Nagib Buzar, às 16h.
Sexta-feira, dia 17: Entrega da UBS do Barracão completamente reformada e, pela primeira vez na história, a reforma completa da Escola Família Agrícola, que existe há mais de 20 anos no município.

Centro de Recondicionamento de Computadores será inaugurado pelo Ministério das Comunicações em Codó nesta quinta-feira (16)

O Ministério das Comunicações, por meio do ministro Frederico de Siqueira Filho, realizará nesta quinta-feira (16), a inauguração do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) em Codó e o lançamento das atividades da Carreta Digital, projeto itinerante de capacitação tecnológica. A ação integra o programa “Computadores para Inclusão”, do Governo Federal, em parceria com o Instituto Gustavo Hessel (IGH) e apoio da Prefeitura de Codó.

A solenidade acontecerá às 16h, na Escola Cívico-Militar Codoense Nagib Buzar, localizada na Avenida Augusto Teixeira com a Avenida João Ribeiro, no bairro São Sebastião, e será aberta à comunidade. O evento contará com as presenças do prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT), do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira, do deputado federal Juscelino Filho (União Brasil), do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), além de secretários municipais, vereadores e representantes da área da educação e tecnologia.

O novo CRC será um espaço dedicado à recuperação de computadores usados, que após o recondicionamento serão doações para escolas, associações e projetos sociais, ampliando o acesso à tecnologia e a inclusão digital. Os equipamentos são recondicionados por jovens capacitados pelo próprio programa, que aprendem técnicas de manutenção e montagem, adquirindo conhecimentos que abrem portas para o primeiro emprego e para o empreendedorismo na área de tecnologia.

Coordenado pelo Ministério das Comunicações, o programa Computadores para Inclusão já formou milhares de alunos em cursos de informática e doou mais de 65 mil equipamentos em todo o país. Além de promover inclusão digital e social, o programa também reduz o impacto ambiental, ao incentivar o reaproveitamento de materiais e o descarte correto de resíduos eletrônicos, fortalecendo a sustentabilidade e a economia circular.

Durante o evento, o Ministério também apresentará a Carreta Digital, que ficará disponível no município para oferecer formações gratuitas em informática e cidadania digital a estudantes de baixa renda. O projeto é executado pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP) e tem como objetivo levar conhecimento tecnológico a comunidades em diferentes regiões do país.

Em parceria com o Governo Federal, o Instituto Gustavo Hessel (IGH) ofertará cursos na área de tecnologia, informática básica e manutenção de microcomputadores, com certificação reconhecida. O novo espaço também contará com o Espaço Maker, um ambiente moderno e colaborativo equipado com impressoras 3D, impressora a laser e plotter, que permitirá aos estudantes e à comunidade desenvolverem projetos práticos e inovadores.

Mais do que um centro de capacitação, o CRC de Codó representa um marco para o futuro da educação e da tecnologia no município, unindo inclusão digital, sustentabilidade e geração de oportunidades.

A iniciativa reforça o compromisso conjunto do Governo Federal e da Prefeitura de Codó com o desenvolvimento humano, social e ambiental, transformando vidas por meio do acesso ao conhecimento e da inovação.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

A prefeita Suane Dias parabeniza os Professores pelo seu dia

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor. A data celebra a importância dos profissionais da educação que auxiliam na formação de diversas pessoas.

A prefeita de Gonçalves Dias, Suane Dias, reconhece a importância primordial do professor e parabeniza essa profissão, uma das mais nobres que existe. “Sem dúvidas o ato de ensinar é nobre e de extrema importância para a nossa sociedade. Sem a educação a sociedade não progride e está fadada ao insucesso. Professor, você é essencial para o desenvolvimento de nossa cidade! Parabéns pela sua dedicação, esforço e carinho que tem por essa profissão”, enalteceu.
Desde que assumiu, em 01 de janeiro de 2025, o investimento é garantido, com a distribuição de kit escolar, merenda escolar de qualidade, melhoria no atendimento com o transporte escolar, investimentos em cursos e materiais pedagógicos, entre outras ações que desenvolvem e tornam a educação de Gonçalves Dias, referência na região. “Parabéns para toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, em especial nosso secretário Marcelo Henrique que tem se empenhado em fazer o melhor por nossa classe estudantil”, finaliza Suane Dias.

Vereador Ibrahim Neto se reúne com Josimar Maranhãozinho e reforça diálogo sobre futuro político

O vereador Ibrahim Neto (PODEMOS) esteve reunido nesta segunda-feira (13) com o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL) para dialogar sobre o cenário político e novas oportunidades para o Maranhão. O encontro também contou com a presença do ex-vereador Dr. Nelson (PL), pai de Ibrahim.

Em suas redes sociais, Josimar destacou o tom amistoso da conversa. “Dialogando sobre novos caminhos e oportunidades para o nosso estado”, escreveu o deputado ao compartilhar o registro da reunião.

O encontro reforça a proximidade entre Josimar e o grupo político de Ibrahim e Dr. Nelson, que já atuaram juntos nas eleições de 2022. Naquele pleito, o então vereador Dr. Nelson, com apoio do filho, articulou a campanha de Josimar em Codó, contribuindo com 1.096 votos no município.

Com a aproximação das eleições de 2026, a reunião desta segunda-feira sinaliza que a parceria deve ser mantida. Desta vez, Ibrahim aparece como vereador em exercício, enquanto o pai, Dr. Nelson, atua como articulador político após ter aberto mão da própria reeleição em 2024 para lançar o filho, que saiu vitorioso nas urnas.

Prefeitura de Codó celebra o Dia das Crianças com grande festival na Praça São Sebastião

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou neste fim de semana o 1º Festival das Crianças, um evento especial preparado com muito carinho para celebrar o Dia das Crianças. A festa tomou conta da Praça São Sebastião, que se transformou em um verdadeiro mundo encantado de cores, sonhos e diversão, reunindo milhares de crianças e suas famílias em uma tarde de muita alegria.

Com uma programação diversificada e repleta de atrações, o Festival proporcionou momentos inesquecíveis ao público. Mais de 20 mil brinquedos foram distribuídos, garantindo sorrisos e emoção para meninos e meninas de todas as idades. Além disso, a festa contou com apresentações artísticas, música ao vivo, personagens infantis, brincadeiras, lanches, surpresas e atividades recreativas, que encantaram e envolveram toda a comunidade.

O Festival das Crianças teve como principal objetivo valorizar a infância, promover o lazer, fortalecer os laços familiares e incentivar a convivência comunitária, criando um ambiente de celebração e inclusão.

O prefeito Chiquinho FC (PT) destacou o compromisso da gestão municipal em promover momentos de felicidade para as crianças codoenses:

_“Temos a preocupação de fazer as coisas com responsabilidade. Fizemos a distribuição de mais de 20 mil brinquedos para que todas as crianças do município fossem contempladas e aproveitassem o seu dia. Elas são a razão da nossa esperança e o futuro da nossa cidade. Que elas continuem sonhando, brincando e acreditando, porque ser criança é viver com o coração cheio de amor e alegria.”_

O deputado estadual Francisco Nagib (PSB), um dos grandes apoiadores do evento, também celebrou o sucesso da iniciativa e ressaltou o impacto positivo da comemoração:

_“Pela primeira vez, na história de Codó, pudemos ver uma festa infantil onde cada criança recebeu um presente. As crianças estão tendo a oportunidade de se divertir de várias formas. Elas são o nosso futuro.”_

O 1º Festival das Crianças marcou um momento histórico para o município, reforçando o compromisso da Prefeitura de Codó com o bem-estar da infância, a promoção da alegria e a valorização das famílias codoenses.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Chiquinho FC anuncia pacote de benefícios para servidores contratados da Educação de Codó

_Gestão municipal reforça valorização e reconhecimento dos profissionais da rede pública de ensino_

Na noite desta segunda-feira (13), o prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT), promoveu um grande encontro com os servidores contratados da Educação Municipal, em um evento realizado na FC Show. O momento reuniu mais de 2 mil profissionais da rede pública de ensino, entre professores, técnicos e assistentes administrativos, e contou com as presenças do secretário de educação Ricardo Torres, do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), de secretários municipais e vereadores.

Durante o encontro, o gestor anunciou um amplo pacote de benefícios voltado aos profissionais contratados da educação, reafirmando o compromisso da gestão com a valorização do servidor público e o fortalecimento das políticas educacionais do município. As medidas foram recebidas com entusiasmo pelos presentes e representam um marco importante na gestão educacional de Codó.

Entre os principais benefícios anunciados estão o pagamento de gratificações, o 13º salário, FGTS e INSS para todos os servidores contratados, assegurando garantias trabalhistas e ampliando o reconhecimento e a segurança profissional.

Um dos destaques é a Gratificação de Difícil Acesso, que contemplará 419 servidores contratados que atuam na zona rural, com percentuais que variam entre 5% e 20%, de acordo com a distância entre a residência do servidor e a escola em que trabalha. O pagamento da gratificação será implementado a partir de outubro de 2025. A medida visa incentivar a permanência dos profissionais nas unidades mais distantes, contribuindo para o aumento da participação na prova do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e para a melhoria do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Codó.

Outra medida anunciada foi o pagamento do 13º salário para 1.314 professores(as) e auxiliares de sala contratados, de forma proporcional ao tempo de serviço prestado em 2025. O benefício também se estende a 506 técnicos e assistentes administrativos, representando um investimento total de aproximadamente R$ 3 milhões.

O prefeito Chiquinho FC destacou ainda que, a partir de agora, o município passará a realizar o pagamento regular do FGTS e do INSS para todos os professores contratados. _“Essa é uma conquista importante, que garante mais segurança, proteção e reconhecimento a quem dedica sua vida à educação de nossas crianças e jovens”_, ressaltou o gestor.

Cumprindo um compromisso assumido durante a campanha, o prefeito também anunciou que todos os professores contratados que permanecerem na gestão seguirão recebendo seus salários em janeiro, para que possam se preparar com tranquilidade para o início do ano letivo de 2026, eliminando a necessidade de reposição de aulas aos sábados.

_“Nos reunimos com nosso secretariado, fizemos um levantamento detalhado e determinamos a implementação destes benefícios, promovendo o reconhecimento e a valorização dos profissionais contratados, para que tenham os mesmos direitos e condições que os servidores efetivos. Essa é uma conquista de todos e um passo importante na valorização da educação de Codó”_, afirmou o prefeito Chiquinho FC.

O deputado estadual Francisco Nagib elogiou as ações da gestão e destacou o impacto positivo da medida:

_“O prefeito Chiquinho está fazendo justiça aos trabalhadores contratados, muitos deles percorrem mais de 45 km por dia para chegar à escola. Essa ação representa o cumprimento de um compromisso de campanha e o fortalecimento da educação codoense.”_

A pedagoga Rosa Sirnandes, presente no evento, expressou a satisfação da categoria com os anúncios:

_“O prefeito Chiquinho é um gestor comprometido e responsável. Ver todas essas conquistas sendo anunciadas é motivo de alegria e esperança. Ele está mostrando que acredita na educação e que reconhece o valor dos professores como agentes transformadores da sociedade.”_

Com o pacote de benefícios, a Prefeitura de Codó reafirma seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação e garante melhores condições de trabalho para o próximo ano letivo, fortalecendo o ensino público e promovendo uma educação cada vez mais justa e de qualidade para todos.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

LIBERDADE RELIGIOSA E DE CRENÇA: Boas Práticas na Educação Pública

A Constituição Federal de 1988, nos artigos 5º e 19, asseguram o livre exercício dos cultos e proíbe a interferência do Estado em assuntos religiosos. Leis como a Lei nº 7.716/1989 (a Lei do Racismo) e o Código Penal protegem contra crimes de discriminação ou ofensas por motivo religioso. Tratados internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e o Pacto de San José da Costa Rica de 1969, reforçam esse direito universal. A liberdade religiosa não é apenas um direito individual — é um compromisso coletivo com o respeito, a igualdade e a dignidade humana.

Na Educação Pública, os servidores devem: (i) Evitar qualquer prática discriminatória. (ii) Garantir ajustes razoáveis para obrigações religiosas (como horários e uso de vestimentas). (iii) Promover o respeito à diversidade cultural e espiritual.

Nas Escolas Públicas, os servidores devem: (i) Ensinar a diversidade religiosa com base na tolerância. (ii) Evitar ensino religioso confessional obrigatório. (iii) Envolver famílias e comunidades para um ambiente de respeito mútuo.

Três exemplos do dia a dia
1. Uma aluna, que por sua religião precisa usar um adereço de cabeça (turbante ou véu), tem seu direito garantido. A escola faz um ajuste razoável na regra de vestimenta para acomodar sua obrigação religiosa. O professor e a direção devem evitar qualquer prática discriminatória.
2. Um colega, que se identifica como ateu, tem o direito de não participar das aulas de Ensino Religioso. A escola não pode pressioná-lo, pois o Estado tem o dever de respeitar todas as crenças — e também a ausência delas.
3. Os servidores devem usar as aulas (como História ou o Ensino Religioso facultativo) para promover o respeito à diversidade cultural e espiritual e ensinar a diversidade religiosa com base na tolerância, evitando que o ensino seja confessional e obrigatório.

Assim, a escola garante um ambiente de igualdade e respeito mútuo, conforme previsto na Constituição

VIII Jornada Científica UniFacema destaca palestra com o Esp. Suelson Sales sobre o direito à saúde como pilar da cidadania

A UniFacema realiza mais uma edição da VIII Jornada Científica, reunindo acadêmicos, profissionais e pesquisadores para discutir temas relevantes nas áreas da saúde, educação e cidadania. Entre os destaques da programação está a palestra “Entre a Lei e o Cuidado: o direito à saúde como pilar da cidadania”, ministrada pelo Esp. Suelson Sales, no dia 29 de outubro, às 18h, no Auditório da UniFacema, Campus Codó.

O evento aborda reflexões sobre a importância da saúde como um direito fundamental e um dos principais pilares da cidadania, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e o ODS 10 – Redução das Desigualdades.

Além das palestras, a Jornada contará com minicursos, apresentações de trabalhos e ampla programação científica voltada ao fortalecimento da pesquisa e da prática acadêmica.

💻 Inscrições abertas

Confira as modalidades e valores de inscrição:

Aluno UniFacema: R$ 60,00
Inclui acesso à programação geral da Jornada e 2 minicursos à escolha.

Aluno de outra IES: R$ 70,00
Inclui programação geral e 2 minicursos.

Aluno do Ensino Médio: R$ 30,00
Inclui programação geral e 2 minicursos.

Profissionais externos: R$ 90,00
Inclui programação geral e 2 minicursos.

Apresentação de trabalhos (Aluno UniFacema): R$ 80,00
Inclui inscrição geral e 2 minicursos (válida para um autor do grupo).

Apresentação de trabalhos (Participantes Externos): R$ 80,00
Inclui inscrição geral e 2 minicursos (válida para um autor do grupo).

Minicursos avulsos (Aluno UniFacema): R$ 15,00 por minicurso adicional.

Minicursos avulsos (Participante Externo): R$ 20,00 por minicurso adicional.

📚 Carga horária total: 30h (programação geral + 2 minicursos)

A VIII Jornada Científica UniFacema é uma oportunidade imperdível para ampliar conhecimentos, trocar experiências e fortalecer o compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento social.

👉 Participe e vivencie a ciência como instrumento de transformação!