ACRIVI Convocará Assembleia para Eleição e Posse da Nova Diretoria em Outubro

A Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru marcará assembleia extraordinária no dia 17 de outubro para a eleição por aclamação da mesa diretora que comandará a entidade no próximo triênio.

A Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI) publicou edital convocando uma Assembleia Geral Extraordinária para o dia 17 de outubro de 2025. O encontro, que será realizado de forma híbrida (presencial e virtual), tem como principal pauta a eleição por aclamação e a posse da nova Mesa Diretora para o triênio 2025/2028.

De acordo com o documento, assinado digitalmente pelo Presidente da Eleição, Humberto de Campos, a reunião ocorrerá na sede da associação, localizada na Avenida Dr. José Anselmo, 1967, no bairro São Benedito, em Codó (MA).

A assembleia seguirá a seguinte ordem do dia:

1. Leitura e aprovação da ata.
2. Aprovação por aclamação da nova diretoria.
3. Definição da data para a posse oficial.

Os horários de convocação foram estabelecidos da seguinte forma:

· 1ª Chamada: às 18h30, que exigirá o quórum de 50% mais um dos sócios para instalação.
· 2ª Chamada: às 19h00, quando a assembleia poderá ser instalada com qualquer número de associados presentes.

A eleição por aclamação indica que a chapa única ou a composição da nova diretoria já foi previamente acordada entre os membros, sendo submetida à assembleia para homologação.

O evento marcará a transição de comando da ACRIVI, definindo os líderes que representarão os criadores da região pelos próximos três anos.

CODÓ AVANÇA NO PLANEJAMENTO PRODUTIVO E RECEBE O I SEMINÁRIO DE ROÇA SUSTENTÁVEL E MANEJO DE ARROZ!

A Prefeitura de Codó, por intermédio da Secretaria de Agricultura Pecuária, Pesca e Abastecimento – SECMAPA, em parceria estratégica com a Embrapa, avançam no planejamento eficiente da agricultura familiar na nossa região. Nos dias 14 e 15 de outubro, realizam o I Seminário sobre Roça Sustentável e Manejo de Arroz, um evento imperdível para quem busca conhecimento, inovação e um futuro mais próspero no campo.

O sucesso da nossa agricultura está na inovação, na sustentabilidade e, acima de tudo, no conhecimento compartilhado e pensando nisso, a SECMAPA realizará I SEMINÁRIO SOBRE ROÇA SUSTENTÁVEL E MANEJO DE ARROZ com a participação de nossos trabalhadores da agricultura familiar, que além de trabalhar e alimentar nossas mesas, impulsionam nossa economia. Pensando nisso, este seminário foi cuidadosamente planejado para trazer as mais recentes tecnologias e práticas que não apenas aumentam a produtividade, mas também garantem a perenidade dos nossos recursos naturais.

Assuntos do seu interesse:

 A Roça Sustentável (CRIAF): Descubra como essa abordagem inovadora pode transformar seu método de plantio, diversificar sua produção, otimizar o uso do solo e aumentar a renda familiar, reduzindo a necessidade de queimadas e protegendo o meio ambiente.

 Manejo Moderno da Cultura de Arroz: Aprenda com especialistas da Embrapa as técnicas mais avançadas para o cultivo de arroz, desde a escolha da semente até a colheita, garantindo lavouras mais fortes e produtivas.

Este não é apenas um seminário; é um investimento no seu futuro, na sua propriedade e na qualidade de vida da sua família. É a chance de levar para sua roça o conhecimento que fará a diferença!

Datas, Horários e local da realização:

 Dia 14 de Outubro (Tarde): Das 13h00 às 18h00 – Sessão de Abertura e Palestras Chave.

 Dia 15 de Outubro (Manhã): Das 08h00 às 12h00 – Aprofundamento e Mesas de Debate.

• Local: Auditório da Escola Estevam Ângelo de Sousa – Avenida 1º de Maio, bairro São Sebastião, Codó – MA.

Convidamos você a se juntar a nós nestes dois dias de muito aprendizado e troca de experiências. Juntos, fortaleceremos a agricultura familiar de Codó, construindo um caminho de mais prosperidade, inovação e sustentabilidade.

Realização: Prefeitura de Codó | SECMAPA | Embrapa

Parcerias que Fortalecem: CMDRS | STTR | Governo do Maranhão (SAF) | CONSEA | AGERP

Esperamos por você para juntos cultivarmos um futuro mais produtivo e promissor!

Prefeitura de Codó valoriza produtores e artesãos locais em mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar

A Praça do bairro Codó Novo se transformou, neste fim de semana, em um grande ponto de encontro da cultura, do trabalho e da tradição codoense com a realização da 5ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Artesanato. O evento, promovido pela Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SECMAPA), reuniu agricultores, artesãos e centenas de visitantes em um ambiente de alegria, oportunidades e valorização da economia local.

O prefeito Chiquinho FC (PT) prestigiou o evento acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Pedro Belo, e de outras autoridades municipais. Durante a visita, o gestor conversou com os expositores, conheceu os produtos e destacou o compromisso da administração municipal com o fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento cultural de Codó.

Com o tema “Qualidade, Preço Justo e Direto de Quem Produz”, a Feira teve como principal objetivo incentivar a comercialização dos produtos da terra, conectando produtores e consumidores e oferecendo alimentos frescos, variados e de procedência local. Entre as opções disponíveis estavam abóbora, macaxeira, milho, farinha, azeite, arroz torrado, cuxá, quiabo, peixe, galinha caipira, bolos, caldos, caldo de cana e pastel — todos produzidos por famílias do campo.

Nesta edição, o setor artesanal teve um papel de destaque especial. As artesãs codoenses, que antes contavam apenas com mesas improvisadas para expor suas produções, receberam novas barracas padronizadas, concedidas pela Prefeitura, que garantiram melhores condições de trabalho e uma estrutura mais organizada e acolhedora para o público.

Além da exposição e venda de produtos, o evento contou com apresentações artísticas e culturais, que animaram o público e transformaram o espaço em um palco de cultura popular e integração social.

O prefeito Chiquinho FC ressaltou o impacto positivo da Feira para o município:

“Aqui a população tem a oportunidade de comprar produtos de qualidade direto das mãos dos produtores, com preço atrativo, fazendo com que a economia local seja fortalecida. Parabenizo o secretário Pedro Belo e toda a equipe da Secretaria de Agricultura, que têm realizado a Feirinha de uma forma dinâmica e organizada.”

O secretário Pedro Belo também enfatizou o apoio da gestão municipal e a importância de fortalecer o setor produtivo:

“É uma satisfação imensa realizar mais uma edição da Feirinha, onde a agricultura familiar está sendo valorizada e fortalecida. O nosso objetivo é tornar Codó um dos grandes polos de produção do Maranhão. O prefeito tem dado total apoio e as parcerias estão sendo ampliadas, gerando emprego e renda para muitas famílias.”

Mais do que um espaço de comercialização, a Feira da Agricultura Familiar e Artesanato reafirma-se como um ponto de encontro entre tradição, cultura e sustentabilidade. A realização de sua 5ª edição reforça o compromisso da gestão municipal em valorizar a produção local, incentivar o empreendedorismo rural e fomentar a economia, garantindo mais oportunidades e reconhecimento para quem vive e trabalha no campo e na arte em Codó.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Suspeito de estuprar idosa em Codó é preso pela polícia

Um homem foi preso, nesse domingo (12), suspeito de estuprar uma idosa em uma zona rural de Codó. Segundo a Polícia Civil, o suspeito, de 41 anos, atacou a vítima após ela retornar para casa depois de tomar banho em um açude.

Homem estava armado com uma faca aguardando a vítima

De acordo com a polícia, o suspeito estava armado com uma faca quando ameaçou a idosa e forçou ela a ter relações sexuais com ele. Segundo relato da vítima, o homem levou ela para um matagal, onde os abusos continuaram por horas.

A idosa foi encontrada por caçadores horas depois. A vítima apresentava hematomas pelo corpo, cortes nas mãos, dentes quebrados e o ombro deslocado. Ela foi socorrida por moradores e recebeu os primeiros atendimentos médicos antes da chegada da polícia.

Suspeito era foragido da justiça, afirma polícia

O agressor foi encontrado escondido em uma fazenda no povoado Cajazeiras. Segundo a polícia, o suspeito era foragido da Justiça. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Codó, onde vai responder por estupro de vulnerável, e depois será transferido para o sistema prisional da cidade.

Homem tenta estuprar e agride idosa, de 79 anos, que pescava na zona rural de Codó

Uma idosa, de 79 anos, foi vítima de uma tentativa de estupro e agressão em uma pescaria, no povoado Km-17, na zona rural de Codó. Ela relatou à polícia que estava sozinha quando o criminoso a abordou e a puxou pelos cabelos.

Após luta corporal, ela conseguiu se livrar dele, correu e pediu ajuda a pessoas que passavam pelo local. Com cortes e arranhões pelo corpo, a idosa foi atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada a um posto de saúde.

A polícia trata o caso como tentativa de estupro e tenta localizar e prender o criminoso. A Patrulha da Maria da Penha também acompanhou e deu apoio nesta ocorrência.

A Garra Monitoramento esta com uma Promoção Imperdível : As Botas táticas FORCE Militar chegaram com descontos incríveis pra quem valoriza conforto, resistência e estilo!

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL
As botas táticas FORCE Militar chegaram com descontos incríveis pra quem valoriza conforto, resistência e estilo! 💪👢

💥 De R$ 440,00 por apenas R$ 352,00 e R$ 375,00!
Perfeitas para serviço, trilha, uso tático ou o dia a dia — com qualidade e durabilidade garantida!
🟢 Modelos disponíveis:
✅ Verde Militar
✅ Preto
✅ Deserto
✅ Digital Camo
Garanta já a sua antes que acabe!
📍Segurança Garra Eletrônica
📍Localizados na Av. Augusto Teixeira, nº 2692 – Bairro São Sebastião, ao lado do Bengô Açaí e do Posto de Combustível Imbrain.

WhatsApp: (99) 98861-6398 📲

Rotary Club de Codó recebe a visita do governador do distrito 4490 Murilo Santa Cruz

Na última sexta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Codó-MA, promoveu uma reunião muito especial para receber a visita do Governador do Distrito 4490, Murilo Santa Cruz e sua esposa, Eveline Santa Cruz. O encontro reuniu associados e convidados, celebrando momentos de integração, reconhecimento e fortalecimento do ideal de servir.

Na abertura da solenidade, a Presidente do Rotary Club de Codó deu as boas-vindas ao governador. Também foi apresentado um pouco de seu perfil e sua trajetória pela Presidente da Associação Rotária, Socorro Quinzeiro. Na oportunidade, a esposa do governador, Eveline Santa Cruz, recebeu das mãos da Presidente da Casa da Amizade, Maria Goreth Costa da Silva, uma singela homenagem e presentes feitos por artesãos de Codó.

Também foi apresentado ao governador, relatado pelo companheiro Rotariano Gervásio, sobre um importante projeto de apicultura na comunidade Conduru. “É realmente um projeto muito importante, de iniciativa do Rotary Club de Codó, que já está em andamento, no qual contamos com fortes parceiros como o SENAR, IFMA e SEBRAE, capacitando aos participantes e trabalhando em duas frentes para o benefício da comunidade: a economia solidária e a preservação da natureza”, destacou.

Novos horizontes para o Rotary Club de Codó

Em seu discurso, o Governador Murilo Santa Cruz apresentou uma rica mensagem sobre o papel transformador do Rotary International, ressaltando a relevância da Fundação Rotária, considerada uma das mais eficientes do mundo. Murilo também expôs as metas da governadoria, inspirando os clubes a buscarem inovação, engajamento e resultados concretos em suas ações comunitárias.

“É com muita alegria que visito os companheiros de Codó. Quero dizer a vocês que eu apenas estou governador, apenas um representante do presidente do RI, mas sou um rotariano como todos vocês. Eu tenho a certeza que iremos juntos conseguir executar as nossas diretrizes e nosso plano de divisão, trabalhando nossas quatro prioridades: ampliar o impacto de nossas ações em nossas comunidades; ampliar o alcance de nossas ações e projetos; aumentar nosso engajamento e melhorar nossa capacidade de adaptação aos novos tempos e novas tecnologias”, preconizou o governador.

75ª Conferência Distrital no Ceará em 2026

Ao fim de sua mensagem, o Governador ainda estimulou a participação na 75ª Conferência Distrital, que será realizada entre os dias 25 e 28 de junho de 2026, no Hotel Vila Galé, em Cumbuco – Ceará, ressaltando que o evento será um momento de aprendizado, companheirismo e celebração do ideal rotário. Após a reunião, aconteceu um almoço de confraternização, que reforçou os laços com o governador do Distrito 4490 e o compromisso do Rotary Club de Codó em trabalhar com intensidade, de forma coesa, solidária e mantendo forme o lema e foco para 2025-2026: “Unidos Para Fazer o Bem”.

Técnicos do FAEMA/SENAR realizam visita à sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó

O Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) recebeu na última sexta-feira (10) a visita técnica de representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A visita dos técnicos Leogivaldo Barbosa Lima e Gabriel Gonçalves da Silva teve como objetivo acompanhar de perto o funcionamento das atividades do SINCODÓ, verificar as condições do patrimônio e fortalecer a parceria entre as instituições.

Durante o encontro, os técnicos puderam observar a estrutura física do sindicato, os equipamentos disponíveis e o trabalho que vem sendo desenvolvido em prol dos produtores rurais do município e região. O presidente do Sindicato, Iedo Barros, destacou a importância desse acompanhamento periódico e a evolução das melhorias realizadas na nova sede.

“Essas visitas são muito importantes porque mostram o comprometimento do Sistema FAEMA/SENAR com os sindicatos do interior. Aqui em Codó, conquistamos a nossa nova sede, uma área bem ampla, que já passou por diversas obras de melhorias em nossas instalações e hoje é um importante polo da e-tec do SENAR, onde trabalhamos com seriedade, buscando sempre oferecer o melhor suporte e capacitação aos nossos produtores. Ficamos felizes em receber essa equipe e reforçar que o SINCODÓ segue firme no propósito de fortalecer o setor agropecuário local.”, destacou o presidente do SINCODÓ

A visita reforça o compromisso do FAEMA/SENAR em garantir que os sindicatos rurais maranhenses mantenham uma atuação sólida, transparente e eficiente em benefício dos produtores.

INSS abre pré-inscrições para oportunidades de estágio com vagas em seis cidades do Maranhão; veja a lista

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abriu pré-inscrições para o programa de estágio 2025, com oportunidades disponíveis em seis cidades do Maranhão: Açailândia, Balsas, Estreito, Governador Nunes Freire, Grajaú e a capital São Luís.

A seleção é realizada em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e contempla estudantes de ensino médio, técnico e superior, com idade a partir de 16 anos e matrícula ativa em instituições de ensino reconhecidas.

Estágio do INSS 2025 tem vagas em São Luís e no interior do MA

As vagas preveem carga horária de 20 horas semanais (4h/dia) ou 30 horas semanais (6h/dia), com bolsa-auxílio de:

R$ 486,05 (4h) ou R$ 694,36 (6h) para ensino médio/técnico;

R$ 787,98 (4h) ou R$ 1.125,69 (6h) para ensino superior.

Além disso, o INSS oferece auxílio-transporte de R$ 10 por dia estagiado presencialmente.

Para se candidatar, o estudante deve ter no mínimo 16 anos, ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (quando aplicável) e residir em uma das cidades de lotação.

Estudantes maranhenses podem se inscrever no estágio do INSS 2025

O edital também prevê cotas de inclusão, reservando 10% das vagas para pessoas com deficiência (PCD) e 30% para candidatos negros (pretos ou pardos), conforme autodeclaração.

As inscrições estão abertas até o dia 21 de outubro de 2025, até 12h do último dia, e devem ser realizadas exclusivamente pelo portal do CIEE.

A seleção contará com as etapas de pré-inscrição e habilitação no CIEE, seguidas pela distribuição das vagas pelo INSS, conforme a necessidade de cada unidade. A habilitação não garante convocação imediata — os candidatos serão chamados conforme a demanda.

O edital completo pode ser consultado no site do CIEE, e dúvidas podem ser enviadas para o e-mail eucandidato@ciee.ong.br, conforme as orientações do Comunicado nº 01/2025.

Inauguração da Secretaria da Mulher marca novo tempo de políticas públicas voltadas à cidadania feminina em Codó

A Prefeitura de Codó realizou na noite desta quinta-feira (09) o ato oficial de inauguração da Secretaria Municipal da Mulher, um marco histórico para o município. Localizada na Praça São Sebastião, no prédio onde funcionava a antiga Rádio Eldorado, a nova secretaria nasce com o propósito de promover políticas públicas voltadas à saúde, à prevenção, à cidadania e à defesa dos direitos das mulheres codoenses.

A programação do dia começou logo pela manhã, com a presença da Carreta da Mulher Maranhense, que ofereceu diversos serviços gratuitos de saúde. Foram realizados exames preventivos, testes rápidos, aferição de pressão arterial, glicemia, mamografia e outros atendimentos voltados exclusivamente para o público feminino.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), acompanhado da primeira-dama Teresinha Buzar, da vice-prefeita Cinthya Rolim, do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), além de secretários municipais, vereadores, servidores e representantes da sociedade civil.

Um marco na política pública de gênero em Codó

A criação da Secretaria Municipal da Mulher representa um importante avanço nas políticas de proteção, acolhimento e promoção da igualdade de gênero no município. O novo espaço será um ponto de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas que enfrentam violência doméstica, oferecendo atendimento psicológico, assistência social e orientação jurídica.

A unidade contará ainda com o suporte da Patrulha Maria da Penha e a parceria de diversos órgãos e instituições de proteção, fortalecendo a rede municipal de enfrentamento à violência contra a mulher.

A secretária municipal da Mulher, Eunitielle Bastos, destacou o simbolismo e a importância da nova pasta:

_“A inauguração da Secretaria Municipal da Mulher representa um marco histórico para Codó. Nossa expectativa é que esse espaço se torne uma referência no acolhimento, na escuta e na defesa dos direitos das mulheres codoenses. Mais do que um prédio, nasce uma missão: promover políticas públicas efetivas e fortalecer a autonomia feminina, combatendo todas as formas de violência, garantindo igualdade e oportunidade em todas as áreas.”_

A vice-prefeita Cinthya Rolim, que também apoiará as ações da secretaria, ressaltou o caráter acolhedor e transformador do novo órgão:

_“O objetivo da Secretaria é cuidar e dar atenção às mulheres, especialmente àquelas que sofrem algum tipo de violência. Queremos oferecer o suporte necessário para que elas se sintam empoderadas e tenham acesso a novas oportunidades.”_

Já o prefeito Chiquinho FC enfatizou que a criação da Secretaria da Mulher cumpre uma proposta de sua gestão voltada à valorização e à proteção das mulheres codoenses:

_“Esta secretaria foi criada para atender as mulheres de Codó, para que elas tenham acesso a cuidados, orientação e, principalmente, assistência. Muitas mulheres são vítimas de violência doméstica e precisamos oferecer proteção e apoio para que elas possam se sentir seguras e acolhidas.”_

*Estrutura e funcionamento*
Secretária Municipal da Mulher: Eunitielle Bastos
Secretária Adjunta: Délia Assen
Endereço: Praça São Sebastião (antiga Rádio Eldorado)
Atendimento presencial: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h
A equipe é formada por servidoras mulheres, que atuarão em defesa dos direitos femininos e na ampliação da representatividade da mulher nos espaços públicos e sociais.

*Serviços ofertados*
• Atendimento psicossocial
• Orientação jurídica
• Enfrentamento à violência contra a mulher
• Projetos de autonomia econômica
• Ações educativas e de sensibilização
• Atendimento e apoio a grupos específicos
• Articulação e fortalecimento de políticas públicas

Com a criação da Secretaria Municipal da Mulher, a Prefeitura de Codó reforça seu compromisso com a igualdade de gênero, o empoderamento feminino e a defesa dos direitos das mulheres, desenvolvendo políticas públicas que promovam a valorização, a proteção e a participação ativa da mulher em todos os espaços da sociedade.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Prefeitura de Codó beneficia famílias do Codó Novo com 600 Cestas Verdes de produtos da agricultura familiar

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar e da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou nesta quinta-feira (09) a entrega de 600 Cestas Verdes aos moradores do bairro Codó Novo. O evento aconteceu na Escola Rosalina Zaidan e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), do secretário municipal de Agricultura, Pedro Belo, além de servidores municipais e das famílias beneficiadas.

A ação integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e tem como objetivo fortalecer a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social, além de incentivar a produção e o consumo de alimentos saudáveis provenientes da agricultura familiar local.

As cestas, compostas por frutas, legumes, verduras e peixes frescos, foram distribuídas prioritariamente a famílias cadastradas em programas sociais e acompanhadas pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). A iniciativa promove um ciclo sustentável: ao mesmo tempo em que garante alimentação de qualidade à população mais vulnerável, também gera renda e valorização para os agricultores do município.

Durante a entrega, o deputado estadual Francisco Nagib destacou a relevância da ação:

_“É um momento importante, onde o prefeito Chiquinho está entregando alimentos de qualidade, produzidos pelos nossos agricultores, garantindo comida na mesa das famílias do Codó Novo.”_

O secretário de Agricultura, Pedro Belo, reforçou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do pequeno produtor rural:

_“Através desta iniciativa, o agricultor tem a garantia de que tudo o que ele produzir será comprado pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal. Essa produção chega à mesa das famílias em situação de vulnerabilidade, que passam a ter acesso a alimentos saudáveis e de qualidade.”

O prefeito Chiquinho FC, que acompanhou de perto a distribuição das cestas, ressaltou o impacto social e econômico do programa:

_“A cesta que está sendo entregue é completa, com diversos produtos vindos diretamente das mãos dos nossos agricultores. Estamos fortalecendo a agricultura familiar e promovendo a segurança alimentar das famílias que mais precisam.”_

De acordo com a Secretaria de Agricultura, a Prefeitura pretende dar continuidade às entregas em outras localidades do município, ampliando o alcance do programa e beneficiando ainda mais famílias codoenses.

Em apenas 10 meses de gestão, já foram distribuídas mais de 3.500 Cestas Verdes em Codó. A meta, segundo o governo municipal, é chegar a 40 mil cestas entregues até o final da gestão Chiquinho FC, reforçando o compromisso da administração com o combate à fome, o fortalecimento da economia local e o desenvolvimento da agricultura familiar.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó