Assembleias dos sindicatos de servidores de 5 municípios da região central aprovam ações coletivas sobre descontos indevidos dos recursos do Fundeb

Em entrevista à mídia digital, os advogados Dr. Mendes e Dra. Edina Souza destacaram a importância da Organização e mobilização dos Sindicatos dos Servidores Municipais e da via judicial para suspender os descontos considerados indevidos na conta do FUNDEB 70, que vêm ocorrendo e provocando perdas salariais aos profissionais da educação e do Direito dos Professores Municipais ao Recursos do Precatório do FUNDEF. “Estamos diante de descontos indevidos que afetam diretamente o salário e a dignidade dos profissionais da educação. As ações judiciais que serão movidas pelas Entidades Sindicais que representam os Servidores Municipais buscam não apenas suspender essa prática, mas também garantir a restituição dos valores descontados do FUNDEB dos anos de 2020 a 2025, bem como o Direito do Professores aos Recursos dos Precatórios do FUNDEF dos anos de 1997 a 2006 “, afirmaram os Causídicos.

A esclarecedora entrevista concedida pelos advogados citados ocorreu em meio às assembléias realizadas nos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de São José dos Basílios, Graça Aranha, Governador Luiz Rocha, Governador Archer e São Domingos do Maranhão, nos dias 24/09, 25/09/2025, 01/10, 02/10 e 03/10/2025, sob a direção do Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Presidente Dutra e Região, Prof. Gilvan Freire Bezerra. Os eventos contaram com a participação do Presidente e Vice-Presidente da Federação do Sindicatos de Servidores das Prefeituras e Câmaras Municipais do Estado do Maranhão- FETRACSE-MA, Prof. Gelilson Alves Lima e Prof. Valmir Carlos, além dos Advogados Dr. Mendes e Dra. Edina Souza.

– A ASSISTÊNCIA JURÍDICA NA LUTA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E O DIREITO À RESTITUIÇÃO DOS DESCONTOS INDEVIDOS NA CONTA DO FUNDEB 70.
Durante as Assembléias realizadas, os sindicatos aprovaram por unanimidade a assistência jurídica dos escritórios Mendes Advogados Associados (Codó-MA) e Daniela Pedrosa de Carvalho-DPC (Recife-PE) para o ajuizamento das Ações Coletivas na Justiça Federal de Brasília-DF contra os Municípios de São José dos Basílios, Graça Aranha, Governador Luiz Rocha, Governador Archer e São Domingos do Maranhão e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Nos encontros com os servidores Municipais, os advogados também reforçaram que todos os profissionais da educação têm direito a suspensão bem como a restituição dos valores descontados e considerados indevidos na conta do Fundeb 70, tendo em vista que tais descontos contrariam o disposto nos artigos 212 E 212-A da Constituição Federal, bem como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Lei do FUNDEB.
– DIREITO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO AO RATEIO DOS PRECATÓRIOS DO FUNDEF.
Nas assembléias realizadas nos Sindicato dos Servidores Municipais de São José dos Basílios, Graça Aranha, Governador Luiz Rocha, Governador Archer e São Domingos do Maranhão, os advogados contratados também explanaram sobre o Tema dos Precatórios do FUNDEF do Período dos anos de 1997 a 2006 e o direito dos Professores ao recebimento de do percentual de 60% dos recursos a serem pagos pelo Governo Federal aos Municípios brasileiros, de acordo com Emenda Constitucional n. 114/2021 e Leis Federais 9.424/1997 e 14.325/2022, as quais determinam a obrigatoriedade dos Estados e Municípios a efetuar o pagamento aos Profissionais da Educação Municipal. Os processos dos Municípios citados seguem em tramitação na Justiça Federal, em Brasília e São Luís-MA,
A IMPORTÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS E DOS SERVIDORES MUNICIPAIS NA GARANTIAS DOS DIREITOS AOS RECURSOS DO FUNDEB E DOS PRECATÓRIOS DO FUNDEF.
De acordo com os Advogados Dr. Mendes e Dra. Edina Souza “A mobilização dos Sindicatos e dos Servidores Municipais é de fundamental importância e reforça a luta da categoria pela valorização da educação na garantia do cumprimento dos direitos já assegurados na Constituição Federal e nas Leis Federais que tratam sobre a correta aplicação dos Recursos do FUNDEB e do Precatório do FUNDEF pela União, Estados e Municípios”.

FAEMA/SENAR e Sindicatos Rurais abrem credenciamento para profissionais de saúde em Codó e outras cidades do Maranhão

A Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MA) e os Sindicatos Rurais estão com credenciamento aberto para profissionais de saúde — enfermeiros e técnicos de enfermagem (PJ) — que desejem atuar no Programa Saúde no Campo, uma importante iniciativa voltada para o cuidado e o bem-estar da população rural maranhense.

As oportunidades são para atuação nos municípios de Codó, Coroatá, Peritoró, São Mateus, Miranda e região da Baixada Maranhense, com remuneração de R$ 400,00 por visita para enfermeiros supervisores e R$ 250,00 por visita para técnicos de enfermagem.

O Programa Saúde no Campo tem como objetivo promover a saúde e a qualidade de vida dos produtores rurais, trabalhadores do campo e seus familiares, oferecendo visitas domiciliares, ações de educação em saúde e serviços de telessaúde. O trabalho inclui orientações sobre prevenção de doenças, diagnósticos precoces, encaminhamentos para o SUS quando necessário, além da entrega de kits de primeiros socorros e materiais informativos.

A iniciativa, lançada em 2024, busca reduzir desigualdades no acesso à saúde no meio rural, com foco na promoção do bem-estar físico, mental e social dos envolvidos. O projeto segue em expansão e já alcança diversas regiões do estado, fortalecendo a presença do SENAR e dos Sindicatos Rurais no apoio às comunidades do campo.

Os interessados podem obter mais informações e realizar o credenciamento pelo site www.senar-ma.org.br.

Vereadora Leda Torres realiza entrega de equipamentos de locomoção e reforça compromisso com a inclusão social

Na última semana, a vereadora Leda Torres realizou mais uma importante ação social voltada ao bem-estar da comunidade, com a entrega de equipamentos de locomoção, como cadeiras de rodas, para pessoas com dificuldades e limitações de mobilidade. A iniciativa, realizada com constância há vários anos tem como objetivo garantir mais autonomia e qualidade de vida aos beneficiados, além de facilitar a rotina de suas famílias no dia a dia.

Na oportunidade, os contemplados foram o Sr. Antônio, morador do bairro São Sebastião, e o Sr. Antônio Moreira, bairro Vila Camilo. A vereadora destacou que ações como essa representam não apenas a entrega de um equipamento, mas um gesto de cuidado, empatia e compromisso com quem mais precisa.

“É com muita alegria que co9ntinuamos a realizar as nossas visitas e poder ajudar as famílias de nossas comunidades em Codó. Poder contribuir para melhorar a mobilidade e a dignidade dessas pessoas é muito gratificante. Nosso trabalho segue firme, buscando sempre atender às necessidades da população com amor e responsabilidade.”, afirmou Leda Torres.

ACRIVI divulga edital de eleição para nova diretoria do triênio 2025/2028

EDITAL PARA ELEIÇÃO DA NOVA MESA DIRETORA DA ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DO VALE DO ITAPECURU-ACRIVI, PARA O TRIÊNIO 2025/2028, SEGUINDO O ESTATUTO DESTA ASSOCIAÇÃO QUE SERÁ REALIZADA DIA 17 DE OUTUBRO DE 2025.

Pelo presente Edital, faço saber que no dia 17 de OUTUBRO de 2025, das 17:00 horas às 19:00 horas, na sede desta ASSOCIAÇÃO (Av. Dr. José Anselmo, 1967 – Bairro: São Benedito) será realizada eleição e posse para composição da Nova Diretoria da ACRIVI triênio 2025/2028, “Diretores Titulares, Conselho Fiscal e Suplentes do Conselho Fiscal”, junto à Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru – ACRIVI.

O registro de chapas deve acontecer até 5 dias após o lançamento deste edital, os interessados deverão enviar requerimento, acompanhado da ficha para inscrição da CHAPA e dirigir ao Presidente da Eleição, o mesmo deverá constar a assinatura de todos os membros da CHAPA.

A documentação a ser apresentada deve compor a chapa com:

1º PRESIDENTE – 2º VICE PRESIDENTE e 3º VICE PRESIDENTE
1º TESOUREIRO – 2º TESOUREIRO
1º SECRETÁRIO – 2º SECRETÁRIO
1º, 2º e 3º CONSELHEIRO FISCAL
1º, 2º e 3º SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL

OBS: Todos os associados deverão estar em dias com suas mensalidades perante a ACRIVI.

A disponibilidade do Presidente da Eleição para o registro de chapas será em dias úteis pelo número de celular 99 99901-1101, ou no seu estabelecimento “AGROVERTER”, no horário das 08:00 às 17:00 horas, onde se encontrará à disposição dos interessados, prestando todas as informações concernentes ao processo eleitoral, além do recebimento da documentação e fornecimento do recibo correspondente.

Codó-MA, 03 de outubro de 2025

Humberto de Campos
PRESIDENTE DA ELEIÇÃO
TRIÊNIO 2025/2028
acrivicodo@gmail.com

Preço dos alimentos dispara e atinge maior nível médio para uma década em 65 anos

A década dos anos 2020 foi marcada, até aqui, pelo aumento acelerado dos preços dos alimentos no mundo. O índice de preços da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) mostra que, de 2021 a 2025, a média do índice ficou em 122 pontos (a FAO usa os dados de 2014 a 2016 como índice 100).

Esse patamar é superior ao visto no passado, como nos anos 70, quando houve choques estruturais de oferta, como os do petróleo, e cuja média foi de 110 pontos. Ao mesmo, disparou na comparação com anos 90, quando o dado era de 77 pontos, em média na década.

Os dados, compilados pelo demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, mostram que essa pressão nos preços, associada a uma combinação de crescimento populacional, mudanças climáticas, conflitos armados e redução da ajuda internacional, podem ampliar o número de pessoas que passam fome no planeta.

Em abril, EXAME mergulhou nos dados sobre preços de alimentos, uma crise que pressiona governos mundo afora. Em muitos países, a comida subiu acima dos índices de inflação médios das economias — num fenômeno que.

“A média decenal do preço real dos alimentos foi de 86,4 pontos na primeira década dos anos 2000 e subiu ainda mais para 102,9 pontos na segunda década do atual século. Até 2020, o recorde inconteste do preço dos alimentos permanecia na década de 1970”, escreveu o demógrafo em artigo.

A disponibilidade de recursos naturais é limitada. Terras aráveis enfrentam degradação, desertificação e competição com urbanização e indústria. A escassez de água e o uso intensivo de fertilizantes,pesticidas e energia também impactam a produção, elevando custos.

“Ainda estamos na metade da terceira década dos anos 2000, mas a tendência é de permanência de preços elevados dos alimentos, em função do aumento da demanda, da crise climática e dos conflitos e guerras.

Oscilação de preços

Os preços dos alimentos oscilaram ao longo do tempo. A média de dez anos da década de 1960 foi de 104,7 pontos, caiu nos anos seguintes e voltou a subir no século XXI.

A pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia elevaram o índice para 141,4 pontos em 2021, acima de qualquer valor registrado nos últimos 100 anos.

Houve um recuo em relação a esse ponto crítico nos últimos anos, mas o índice de preços seguiu acima do registrado em décadas passadas.

 

 

 

Dr. Suelson Sales lançará o livro O Estado Laico Brasileiro e as Organizações Religiosas em outubro

 

“O Estado Laico Brasileiro e as Organizações Religiosas”: Uma Obra Essencial para a Liberdade de Fé e a Proteção Institucional

Novo livro oferece um guia acessível e aprofundado sobre os direitos, deveres e instrumentos de autodefesa para todas as organizações religiosas no contexto do Estado laico brasileiro, visando a proteção de liberdades fundamentais.

Essência da Obra: Estado, Fé e Liberdade

Será lançado em outubro o livro “O Estado Laico Brasileiro e as Organizações Religiosas”, uma importante contribuição para o debate nacional sobre a liberdade religiosa e o papel das entidades de fé na sociedade brasileira.

A obra surge de uma necessidade percebida de oferecer às organizações religiosas acesso a informações cruciais para a sua proteção e o exercício de suas liberdades fundamentais. O tema central é o estudo da relação entre o Estado laico brasileiro e as diversas organizações religiosas, contemplando não apenas igrejas, mas todas as entidades que se enquadram na definição de organização religiosa.

O livro detalha o que é uma organização religiosa – que o autor define por ter três elementos fundamentais: uma divindade, o culto a essa divindade e uma confissão de fé. A obra se propõe a ser um instrumento de autodefesa para essas organizações, abordando temas como a imunidade tributária, as liberdades de expressão, de credo, de ir e vir, e a apresentação dos instrumentos jurídicos (como estatutos e regimentos) que elas podem utilizar para se proteger.

Relevância e Importância do Debate

O autor destaca a importância de abordar a questão da liberdade e da proteção para evitar um possível cerceamento das liberdades de crença e expressão. O livro se aprofunda na relação e convivência com o oposto, ou seja, como conviver na sociedade com quem crê diferente ou mesmo com quem não crê, respeitando o direito de não crer. Essa discussão é fundamental para o cenário social, jurídico e político do país, promovendo a tolerância e a convivência democrática em um ambiente de diversidade de credos.

“O Estado Laico Brasileiro e as Organizações Religiosas” foi escrito em uma linguagem acessível para que todas as pessoas possam entender, pois o público-alvo não se limita a advogados, mas inclui líderes religiosos e indivíduos com interesse em compreender o processo e obter conhecimento suficiente sobre o tema.

Sobre o Autor

O autor, Suelson Leonir Correia Sales, é advogado com vasta experiência, incluindo atuação na área do Sistema Único de Saúde (SUS), e é um cristão evangélico com mais de 30 anos de trajetória como membro da Primeira Igreja Batista em Codó (MA). Sua formação e experiência prática conferem-lhe a credibilidade necessária para tratar do tema sob perspectivas jurídica e social. Ele também está desenvolvendo um projeto para um futuro livro sobre o SUS.

Lançamento e Convite

O lançamento de “O Estado Laico Brasileiro e as Organizações Religiosas” está planejado para o final de outubro. O livro estará disponível ao público interessado em direito, política e religião.

A imprensa, líderes religiosos, advogados, acadêmicos e o público em geral estão convidados a conhecer esta obra que se propõe a ser um guia prático e intelectual para a defesa das liberdades religiosas e o fortalecimento das organizações de fé no Brasil.

Para informações detalhadas sobre a data e o formato exato do lançamento, bem como para agendamento de entrevistas com o autor, entre em contato.

 

ACRIVI e SINCODÓ prestigiam eventos de empreendedorismo rural na região dos Cocais

A Associação dos Criadores de Codó (ACRIVI) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) marcaram presença em dois importantes eventos voltados ao fortalecimento do empreendedorismo rural na Região dos Cocais.

Feira do Empreendedor Rural e Encontro dos Produtores de Coroatá

Nos dias 26 e 27 de setembro, o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, a Presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Codó, Inalda Béder, o Presidente Idelfonso Barros e diretoria da ACRIVI participaram da Feira do Empreendedor Rural de Coroatá, que reuniu produtores, empreendedores e a comunidade local em um espaço de negócios, troca de experiências e valorização do setor agropecuário.

A programação foi marcada por atrações culturais e tradicionais, como a 19ª Cavalgada dos Vaqueiros, exposição de animais, a Feira da Agricultura Familiar e Artesanato, leilões e shows. Na mesma programação, o Sistema FAEMA/SENAR realizou o Encontro dos Produtores Rurais. A Presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Codó, Inalda Béder, falou sobre o grande crescimento do agronegócio no Maranhão e da evolução da participação feminina para o desenvolvimento do setor em todo o estado.

“Estamos tendo mais um ano muito produtivo e de crescimento do agronegócio em todo Maranhão. A isso deve-se ao grande incentivo e ao trabalho do Governo do Estado. Dentro desta perspectiva também observamos o crescimento da participação das mulheres no agronegócio. É muito importante vermos as mulheres ocupando seu espaço e contribuindo cada vez mais com o desenvolvimento do setor. Esses encontros fortalecem a união dos produtores e mostram o potencial que temos na região dos Cocais.”, declarou Inalda.

Capacitação FAEMA/SENAR em Peritoró

Seguindo a agenda, o presidente do SINCODÓ, Iedo Barros e o presidente do Sistema FAEMA/SENAR, Raimundo Coelho, participaram de uma capacitação na comunidade Serraria, em Peritoró. Na ocasião, Iedo Barros destacou a importância da participação dos produtores e do fortalecimento das comunidades rurais.

“Tivemos a grata oportunidade de prestigiar a feira de Coroatá e conhecer o Sítio e a comunidade Serraria, no município de Peritoró, onde estava acontecendo o primeiro encontro da comunidade, com o sistema FAEMA/SENAR realizando capacitação. Quero parabenizar nosso presidente Raimundo Coelho, pelo intenso trabalho em todo nosso Maranhão e ao presidente do Sindicato de Peritoró. Foi uma experiência muito rica, pois além da feira em Coroatá, pudemos ver de perto em Peritoró como as famílias do campo estão se organizando, investindo em conhecimento e buscando novas oportunidades de crescimento.”, concluiu o presidente do SINCODÓ.

Oposição e situação dialogam sobre políticas públicas em benefício dos codoenses

Discursos direcionados para realização de políticas públicas em benefício da população codoense foram levados a plenário pelos vereadores de oposição e situação, durante a realização da 30ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última terça-feira de setembro.

“Em mais uma sessão, trabalhando, sempre do lado do povo, trazendo temas e proposições importantes para essa Casa, sendo debatida a melhoria de vida também do homem do campo. Na noite de hoje, estamos trazendo temas importantes, onde também falamos da corriqueira, falta d’água que assola os moradores na região da localidade do Tucunaré. Cobramos a Prefeitura e a Autarquia Saae para que eles possam fazer um amplo estudo com a finalidade e uma busca de água de boa qualidade. E aqui até lá, eles possam estar semanalmente enviando carro-pipa com água potável às pessoas que residem naquela localidade”, explicou o vereador Valber Cabral

O presidente da Câmara, vereador Roberto Cobel, parabenizou os vereadores pelos debates democráticos, sempre em busca de benefícios para população e destacou o trabalho do Executivo Municipal, que irá iniciar o nono mês de gestão.

“Aqui com o nosso dever cumprido, muita discussão, todos em prol da melhoria do nosso povo, mostramos o trabalho constante do nosso prefeito, pelos colegas vereadores, que tem feito pelo esporte, pela saúde, pela educação, e cumprindo aqui o nosso dever com a população. E feliz, porque nós estamos vendo que o nosso Executivo, o nosso prefeito, está fazendo aquilo que é possível para o nosso povo. E com certeza os avanços têm sido grandes durante esses nove meses de governo, que se encerra hoje, dia 30, está encerrando o nono mês de governo. E com certeza com muito trabalho, com muitos avanços, muitas conquistas. Ficamos felizes por isso e também pelo trabalho desta noite, nesta casa”, concluiu o presidente.

Você já imaginou seu empreendimento no coração pulsante de Codó!!

Imagine seu empreendimento no coração pulsante de Codó, final da rua Afonso Pena, em um terreno comercial de 563 m² sendo 20 metros de frente, via comercial com farmácias, lojas de roupas, perfumarias, eletrodomésticos, bancos, variedades e etc.. Com acesso facilitado às principais vias da cidade, este espaço amplo e regular oferece liberdade total para projetar sua operação, seja para lojas, centro de distribuição ou serviços especializados. O terreno permite personalização completa, Aqui, a versatilidade espacial se encaixa perfeitamente no perfil de empresários determinados a estabelecer sua marca na mais promissora região de Codó. Entre em contato com Ney Maran Negócios Imobiliários (99)98113.2015 e 99902.8659 e descubra como transformar este terreno em um verdadeiro motor de sucesso!