Vereador Teonilo do Garra destaca ações do poder público e preconiza maior controle no trânsito de Codó

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (16), o vereador Teonilo do Garra utilizou a tribuna para fazer agradecimentos ao poder público e, ao mesmo tempo, cobrar mais rigor na fiscalização do trânsito no município. O parlamentar iniciou seu discurso parabenizando o prefeito Chiquinho FC pela recuperação da estrada na região da Cancela e Boca da Mata. Segundo ele, a obra era um sonho antigo dos moradores locais. “O prefeito está de parabéns, pois em apenas nove meses de gestão conseguiu atender essa reivindicação tão esperada pela população”, ressaltou, agradecendo também às equipes que trabalharam diretamente na obra.

Teonilo estendeu os agradecimentos ao governador Carlos Brandão, destacando as ações do governo estadual em benefício do Maranhão, como o programa de combate a fome, criação de um cartão para agricultores adquirirem equipamentos agrícolas, CNH gratuita, entre outras ações. O parlamentar também agradeceu o apoio do governador em suas ações em Codó, como a distribuição de cestas básicas e kits de irrigação. “Vejo todos os dias o governador inaugurando obras e ajudando nosso povo e também nos ajudando com ações importantes em Codó. Ele merece o reconhecimento”, afirmou.

No entanto, o vereador voltou sua atenção para uma ampla reflexão sobre a situação do trânsito em Codó, que classificou como crítico e marcado por frequentes acidentes. Para ele, se faz necessária a atuação mais efetiva das autoridades de trânsito e uma mentalidade mais preventiva a acidentes por parte da população. “Não é o prefeito quem determina a fiscalização. O papel dele é dar suporte ao departamento de trânsito, enquanto a polícia militar e os agentes precisam cumprir o que já está previsto no Código de Trânsito Brasileiro”, enfatizou.

O vereador Teonilo lembrou que o uso de capacete, a habilitação regular e o respeito às leis de trânsito são medidas básicas de proteção e segurança e reforçou a necessidade de ações imediatas para conter os acidentes em Codó. “Não sei por que tanta discussão sobre algo que já deveria estar sendo feito. A lei é clara e precisa ser cumprida. Não é questão de pedir favor. É questão de salvar vidas. Precisamos colocar a fiscalização nas ruas para evitar novas tragédias”, concluiu.

Mais obras para Codó! Prefeitura lançará obra de construção de Centro Esportivo Comunitário no Povoado Saco

A cidade de Codó segue em ritmo acelerado de desenvolvimento! Nesta sexta-feira, 19 de setembro, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, lançará oficialmente a obra do novo Centro Esportivo Comunitário no Povoado Saco. O evento será realizado a partir das 17h e promete marcar um novo capítulo para a comunidade local.

O espaço, que será moderno e multifuncional, visa promover o esporte, o lazer, a geração de renda e mais qualidade de vida para os moradores da região. O Centro será uma importante ferramenta de inclusão social, incentivo à prática esportiva e valorização da juventude.

Além do lançamento da obra, o evento contará com a presença de importantes autoridades, como o Ministro do Esporte André Fufuca, o Prefeito de Codó, Chiquinho FC, e o Deputado Estadual Francisco Nagib.

A construção do Centro Esportivo Comunitário faz parte do programa do governo federal NOVO PAC, por meio do Ministério do Esporte, que prevê a construção de 260 novos Centros Esportivos em todo o país. A iniciativa busca ampliar o acesso da população a espaços esportivos, de lazer e convivência, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social.

Para celebrar junto à comunidade, haverá ainda sorteio de prêmios, incluindo fogão, máquina de lavar, TV, liquidificador, ventilador, entre outros brindes.

Serviço:
• O quê? Lançamento da obra do Centro Esportivo Comunitário
• Quando? Sexta-feira, 19 de setembro, às 17h
• Onde? Povoado Saco, Codó – MA

A Prefeitura de Codó convida todos os codoenses para fazer parte desse momento histórico. Sua presença é fundamental para celebrarmos juntos mais essa conquista para nossa cidade.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

O Codoense Guilherme Viana, Alison dos Santos e Matheus Lima voltam na manhã desta nesta quarta-feira à pista do Estádio Nacional de Tóquio onde vão brigar por um lugar na final na competição japonesa a partir das 9:30, pelo horário de Brasília

O Atletismo Brasil alcançou 100% de aproveitamento nos 400 metros com barreiras e terá seus três representantes nas semifinais do Mundial de Tóquio. O campeão mundial e medalhista olímpico Alison dos Santos (Pinheiros-SP), Matheus Lima (Pinheiros-SP) e Guilherme Viana (Orcampi-SP) fizeram boas corridas e brigam por um lugar na final na manhã de quarta-feira (17/9), a partir das 9:30, pelo horário de Brasília.

O codoense Francisco Guilherme dos Reis Viana confirmou a excelente fase que vem passando em 2025. Na eliminatória, melhorou seu recorde pessoal pela quinta vez no ano: fez 48.69. Antes, sua melhor marca era 48.94, conquistada em agosto, na semifinal do Troféu Brasil. O atleta maranhense, de 25 anos, é treinado por Marcelo Lima, e disse que seguiu “exatamente o que o professor pediu”. “Ele falou para eu fazer minha corrida habitual, não me desesperar e confiar nas passadas. O objetivo era entrar na reta junto com o pessoal, para reagir melhor no final. Deu bom!”, disse Guilherme.

Alison dos Santos, o Piu, foi o primeiro a disputar a série eliminatória no Estádio Olímpico de Tóquio, na manhã da segunda-feira (15/9), pelo horário de Brasília. Campeão mundial em Eugene-2022, chegou à competição como terceiro do mundo (46.65). Na sua série, foi o segundo melhor, com o tempo de 48.48. “Me senti bem, preparado, e pronto para viver uma ótima experiência em Tóquio novamente”, disse Piu, que ganhou o bronze nos Jogos de 2020, em entrevista ao SporTV.

Sobre a sua corrida tranquila, disse que “estava aproveitando o estádio, o público que não teve nos Jogos Olímpicos”. O brasileiro de 25 anos, que mora e treina em Clermont, Flórida, com Felipe de Siqueira, disse estar em melhor forma do que em 2022 e 2023. “Estou muito feliz com a preparação. Isso me dá ânimo, e vou entregar o máximo possível na semi e na final também.”

Matheus Lima, de 22 anos, disputa o seu primeiro Mundial adulto. Fez o terceiro melhor tempo de todos os semifinalistas, vencendo sua série com 48.15. “Quero agradecer ao meu treinador (Sanderlei Parrela) pelo ótimo trabalho comigo. Fiz uma corrida conservadora, inteligente, não me desgastei. Mas queria chegar na frente para pegar uma boa raia na semifinal”, avaliou o cearense. “Estou inteiro. Agora, na semifinal, muda a estratégia, vamos ser agressivos, mas conscientes”, afirmou o barreirista, que foi semifinalista da prova nos Jogos de Paris-2024.

Nos 110 metros, juventude e experiência vão à semifinal

Thiago Resende, de apenas 21 anos, fez sua estreia em um Mundial em grande estilo: com o tempo de 13.52, aproximou-se da melhor marca da temporada. Agora, na semifinal, vai em busca do recorde pessoal (13.42), objetivo traçado por seu técnico, Rodrigo Pereira, para a competição. Natural de Macaé (RJ), o barreirista estava extasiado com a experiência no Estádio Olímpico. “É sensacional, mexe lá no peito. A gente luta muito para estar em um palco desses. Meus olhos brilham! Mas eu não me contento em só chegar, vim para correr o meu melhor, ou o mais perto disso. E foi o que eu fiz”. Thiago estava muito satisfeito com a rápida saída. “Larguei muito bem!”

Mais experiente do grupo, Eduardo de Deus está em sua quarta participação em Mundiais, classificado para a semifinal – ele também chegou na etapa nas edições de Eugene-2022 e Budapeste-2023. O barreirista de 29 anos foi 5º na sua série (13.45) e precisou esperar pelo resultado de todas as etapas para garantir a classificação entre os quatro melhores tempos. “É complicado ficar esperando, mas eu fiz uma boa corrida. Faltou o final forte, que é minha marca”, disse o atleta, que é treinado por Katsuhico Nakaya. “Quero acertar o final da corrida amanhã e correr abaixo de 13.25 para ir para a final”. Thiago e Eduardo lutam por uma final nos 110 metros com barreiras, na terça-feira (16/9), a partir das 8:40 (de Brasília).

Direito Religioso no dia a dia: Nova proteção na Lei Maria da Penha

A Câmara aprovou projeto que proíbe a violência de natureza religiosa como forma de violência psicológica contra a mulher. Isso garante proteção a vítimas de humilhações, ameaças e manipulações ligadas à fé. O texto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo Senado antes de mudar a lei. A medida propõe mudanças na Lei Maria da Penha. Este conteúdo foi publicado nas redes sociais, através do blog do Alberto Barros, conforme o link: https://www.blogdoalbertobarros.com.br/lei-maria-da-penha-pode-incluir-violencia-religiosa/

A Constituição Federal assegura a liberdade de consciência e crença, permitindo que todos pratiquem ou não uma religião, conforme o inciso VI do artigo 5º da Constituição de 1988. O Brasil, como Estado laico, deve manter a neutralidade quanto às religiões, garantindo tratamento igualitário a todos, conforme o inciso I do artigo 19 ne nossa Constituição. Contudo, essa liberdade não pode justificar ações que atentem contra a dignidade, a saúde mental ou a autonomia de qualquer pessoa. Quando isso acontece com uma mulher, é violência religiosa e, portanto, pretendido como violência psicológica contra a mulher, no caso da proposta de lei.

A Lei Maria da Penha considera a violência psicológica decorrente da violência religiosa como passível de medidas protetivas, protegendo as mulheres contra abusos disfarçados de fé, conforme artigos 7 e 22 da Lei nº 11.340/2006.

Exemplo prático do dia a dia

Imagine uma jovem que decide seguir uma religião diferente de sua família, por discordar da confissão de fé dela. Seu pai fica muito bravo, começa a gritar com ela, dizendo que ela está errada e que vai se perder. Ele impede que ela vá às suas reuniões religiosas e até faz comentários maldosos para os vizinhos, tentando envergonhá-la. A menina se sente triste, com medo e sem liberdade de praticar a fé que escolheu. Essa situação é uma forma de violência, porque ela não pode confessar sua fé em paz e com respeito. O que você acha disso? Deixe seus comentários.

CDL Codó e SEBRAE promovem palestra sobre vendas, inovação e marketing em alta performance

Na última segunda-feira (15), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Codó, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), promoveu uma palestra especial com o tema “Venda, Inovação, Motivação e Marketing em Alta Performance”.

O evento reuniu empreendedores, comerciantes e profissionais de diversos segmentos, oferecendo estratégias e insights para impulsionar os negócios na cidade.

O presidente da CDL Codó, João dos Plásticos, destacou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é capacitar e motivar os empresários locais, para que eles possam aplicar novas ferramentas e conhecimentos em seus empreendimentos, fortalecendo o comércio de Codó e gerando mais oportunidades para todos.”

A parceria entre CDL e SEBRAE tem sido fundamental para levar capacitação e inovação ao comércio codoense, consolidando o setor como um dos motores de desenvolvimento econômico da região.

 

Prefeitura de Codó segue firme com o trabalho de recuperação de ruas através da Operação Tapa-Buracos

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, segue intensificando os serviços de recuperação das vias urbanas e, nesta semana, deu início à operação tapa-buracos na Rua Quintino Bocaiuva, localizada no bairro São Sebastião.

A intervenção busca melhorar as condições de tráfego e garantir mais segurança para motoristas e pedestres. Segundo os moradores, a via apresentava diversos buracos e crateras há muito tempo, dificultando o trânsito e apresentando sérios riscos para quem trafegava.

O prefeito Chiquinho FC esteve no local, ao lado do secretário de Infraestrutura, Márcio Esmero, e outras autoridades políticas do município para acompanhar a obra de perto, reforçando o compromisso da gestão com a infraestrutura urbana e ressaltou que o trabalho de recuperação das ruas vai continuar.

“O nosso trabalho não para. O foco é reestruturar todas as ruas de Codó. Temos o compromisso de cuidar da cidade e estamos trabalhando da melhor forma possível para atender cada bairro com responsabilidade e eficiência”, afirmou o prefeito.

A operação tapa-buracos faz parte de um conjunto de ações executadas pela administração municipal para conter o desgaste do asfalto e melhorar a mobilidade urbana. Além de recuperar o pavimento, o serviço tem um papel fundamental na prevenção de acidentes e na valorização dos bairros.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, outras ruas da cidade já estão mapeadas para receber o mesmo tipo de intervenção nas próximas semanas.

A Prefeitura reforça que seguirá com a continuidade dos serviços, para garantir melhores condições de infraestrutura para toda a população codoense.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Ney Maran Negócios Imobiliários vende uma casa no bairro Novo Milênio, 4 dormitórios, sendo 1 suíte, 3 banheiros, 3 vagas de garagem por R$ 450.000 mil

Ney Maran Negócios Imobiliários vende uma casa no bairro Novo Milênio, 4 dormitórios, sendo 1 suíte, 3 banheiros, 3 vagas de garagem por R$ 450.000 mil.

Endereço: Rua Minstro Renato Archer, 35
Complemento: qd.180
Região: Alto da Fábrica
Ponto de Referência: Espetinho do Jamil
Bairro: Novo Milênio
Observação Valor: negociável
Área Total: 270,00 m²
Área Útil: 270,00 m²
Área Construída: 200,00 m²
Área Terreno: 270,00 m²
Terreno Frente: 9,00 Metros
Terreno Fundo: 9,00 Metros
Terreno Esquerda: 300.030,00 Metros
Pavimento: 1
Construído em: 2010
Dormitórios: 4
Suíte: 1
Banheiros: 3
Vagas: 3
Salas: 2
Acomodações: 10 pessoas

Descrição do Imóvel

Descubra um verdadeiro refúgio de conforto e estilo no bairro Novo Milênio, em Codó/MA. Esta residência de excelência, construída em 2010, destaca-se pela sofisticada combinação de móveis planejados, portão eletrônico e SPA com hidromassagem, criando um ambiente de lazer privativo, além de duas piscina adulto e infantil com cascatas em forma de cachoeira, área gourmet com churrasqueira pré-moldada e banheiro privativo, a residência conta ainda com 4 dormitórios, sendo 1 suíte, 2 salas amplas e 3 banheiros finamente acabados, tem ainda uma substação de energia solar com capacidade de 600kw mensais em suas 15 placas solares, é o cenário ideal para quem busca qualidade de vida sem abrir mão da praticidade. A área construída de 200 m², inserida em um terreno de 270 m² com 9,00 m de frente e fundos e lateral esquerda e direita de 30 m, revela atenção aos detalhes e aproveitamento perfeito dos espaços.

A planta inteligentemente distribuída acomoda confortavelmente até 10 pessoas, integrando área de serviço, cozinha e copa, prontas para receber família e amigos em momentos inesquecíveis. A garagem para 3 veículos garante conveniência, enquanto a região Alto da Fábrica, a poucos metros do Espetinho do Jamil, oferece comércio variado: bares e restaurantes, supermercados, farmácias e escolas de referência. A localização estratégica une tranquilidade residencial e fácil acesso aos principais pontos da cidade, potencializando seu dia a dia.

Não deixe escapar essa oportunidade única de viver com elegância e bem-estar em cada detalhe. Surpreenda-se com o potencial de morar bem em um imóvel completo e negocie condições especiais. Entre em contato agora mesmo e garanta sua visita!

Características
 Móveis Planejados
 Portão Eletrônico
 SPA / Hidromassagem
Cômodos
 Área de Serviço
 Copa
 Cozinha
Proximidades
 Bares e Restaurantes
 Escola
 Farmácia
 Supermercado

Fale agora Conosco

(99) 99952-4147 Rua Professor Fernando de Carvalho. 1916 Centro. Codó – MA

CODÓ – MPMA participa de certificação de agentes de direitos humanos da pessoa idosa

O Ministério Público do Maranhão, representado pelo titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Codó, Weskley Pereira de Morais, participou, no dia 29 de agosto, no campus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA/Codó), da solenidade de certificação da conclusão do Curso FIC de Agentes dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

O promotor de justiça também esteve presente na reunião técnica que contou com a participação do secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, além de outros parceiros estratégicos convidados.

Na solenidade, Weskley Pereira de Morais afirmou sua atuação na defesa dos direitos da pessoa idosa, e ressaltou a importância da iniciativa de projetos desenvolvidos pela sociedade civil, sobretudo quando desenvolvidos em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI). “O projeto idealizado pela Secretaria Nacional de Direitos da Pessoa Idosa é muito mais do que um conjunto de atividades, é um concretizador de direitos humanos porque traz dignidade e valorização da pessoa idosa”, enfatizou.

Sobre a atuação do MP no contexto de aplicação das leis, a exemplo do Estatuto do Idoso (Lei Nº 10.741/2003), o promotor de justiça explicou que é voltada para as fases judicial e extrajudicial, na fiscalização de políticas públicas, e sobretudo a dialogar com o poder público e a sociedade civil.

Promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) em parceria com o IFMA, a formação foi oportunizada pelo Projeto Envelhecer nos Territórios: promovendo o direito de envelhecer a todas as pessoas no município de Codó.

Ao todo, o projeto formou 31 agentes que, durante um ano, dedicaram-se à missão de colaborar com a promoção dos direitos humanos da população idosa do referido município.

Redação: CCOM-MPMA com informações do IFMA

Dr. Mendes discorre sobre o Direito ao Trabalho em entrevista à mídia digital

O advogado Dr. Mendes concedeu entrevista à mídia digital nesta semana, trazendo uma reflexão aprofundada sobre o Direito ao Trabalho no Brasil. Segundo ele, trata-se de um direito social e fundamental, garantido pela Constituição Federal de 1988 e amparado por diversas legislações complementares.

Logo no início da explanação, Dr. Mendes fez questão de convidar a população a participar ativamente desse debate. “O direito ao trabalho no Brasil pertence a todos os brasileiros e brasileiras de acordo com a Constituição Federal. A partir dos 14 anos, é possível atuar como estagiário ou estagiária, e a partir dos 18 anos, com carteira assinada, exercer o direito a um trabalho digno e de qualidade.”

Responsabilidade compartilhada

Dr. Mendes destacou que assegurar condições dignas de trabalho não é apenas um dever moral, mas também legal. “O dever de manter as condições dignas de trabalho pertence às administrações públicas — estaduais, federais e municipais — bem como às empresas privadas. É obrigação oferecer um ambiente saudável, preservando a saúde mental, física e intelectual do trabalhador”, afirmou.

Ele ressaltou ainda o papel dos órgãos de controle na proteção dos direitos trabalhistas. “Cabe ao Ministério do Trabalho, ao Ministério Público do Trabalho, às entidades sindicais e às associações acompanhar e fiscalizar. O trabalho deve ser sempre prestado com dignidade, qualidade e segurança.”

A Constituição como base

Durante a entrevista, Dr. Mendes lembrou que os artigos da Constituição Federal estabelecem um verdadeiro alicerce para os direitos dos trabalhadores:

Artigo 1º – consagra a dignidade da pessoa humana e a valorização do trabalho.

Artigo 5º – assegura a igualdade de todos perante a lei, sem distinção.

Artigo 6º – reconhece o trabalho como um direito social.

Artigo 7º – lista direitos fundamentais, como férias remuneradas, salário mínimo, FGTS, seguro-desemprego, licença maternidade e paternidade, além da proteção contra acidentes.

Artigo 8º – garante a liberdade sindical e a defesa dos interesses coletivos.

Artigo 9º – assegura o direito de greve como forma legítima de reivindicação.

Artigo 22 – estabelece que cabe exclusivamente à União legislar sobre direito do trabalho.

O artigo 7º é um dos mais ricos, pois trata diretamente da proteção do trabalhador em sua rotina. Ele garante desde férias até adicionais de insalubridade, noturno, periculosidade e tantas outras situações que fortalecem a dignidade do trabalhador.”, esclareceu

Leis complementares e evolução histórica

Dr. Mendes também fez um panorama histórico das principais leis trabalhistas, lembrando desde a criação da CLT em 1943, até legislações recentes. “A CLT é o marco regulatório das relações de trabalho no Brasil. De lá para cá, tivemos avanços importantes, como a gratificação natalina, o direito dos trabalhadores rurais, o FGTS, a PEC das Domésticas, a Reforma Trabalhista de 2017 e leis recentes que tratam de igualdade salarial, combate ao assédio e promoção da saúde mental no ambiente de trabalho.

Para o jurista, a evolução legislativa acompanha a transformação social e econômica do país. “As leis refletem as mudanças da sociedade. Hoje falamos em igualdade de gênero, em combate à violência no ambiente de trabalho e em saúde mental — temas que décadas atrás não tinham tanta visibilidade.”

Tratados internacionais

Outro ponto abordado foi a relevância dos tratados internacionais assinados pelo Brasil. “O país é signatário de mais de 87 tratados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), além da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Esses documentos foram incorporados à Constituição Federal de 1988, reforçando o compromisso do Brasil com a dignidade e a valorização do trabalhador.”

Trabalho digno como direito humano

Dr. Mendes concluiu a entrevista reforçando que o trabalho é mais que uma fonte de renda: é um pilar da dignidade humana. “O direito ao trabalho é um direito social e humano. Ele garante não apenas a subsistência, mas também a autoestima, a realização pessoal e a inclusão social. Cabe ao Estado e à iniciativa privada respeitarem os comandos constitucionais e promoverem condições justas para todos.”

 

Garra Monitoramento: materiais de caça, pesca e turismo de aventura

A Garra Monitoramento se destaca como referência quando o assunto é equipamentos e materiais para caça, pesca e turismo de aventura. A empresa oferece produtos de alta qualidade para quem busca segurança, praticidade e desempenho em suas atividades ao ar livre.

Seja para pescadores que procuram varas, molinetes e acessórios modernos, caçadores que necessitam de equipamentos confiáveis, ou aventureiros que amam trilhas, acampamentos e expedições, a Garra Monitoramento reúne tudo em um só lugar.

Além da variedade, a empresa se preocupa em oferecer orientação especializada, ajudando cada cliente a escolher os itens ideais de acordo com sua necessidade. Dessa forma, garante uma experiência completa, seja no lazer, no esporte ou no trabalho em campo.

Com atendimento diferenciado e compromisso com a satisfação dos clientes, a Garra Monitoramento é a parceira ideal para quem não abre mão de qualidade e confiança nas suas aventuras.