ACAC é contemplada com 30 novas barracas para a Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Codó

A Associação Comunitária das Artesãs de Codó (ACAC) será beneficiada com 30 novas barracas para a exposição de seus trabalhos. A estreia das novas bancas está prevista para a próxima edição da Feira da Agricultura Familiar e Artesanato. A conquista foi fruto da mobilização das artesãs, que levaram a demanda e buscaram apoio junto ao vereador Araújo Neto, que prontamente encaminhou a solicitação ao prefeito Chiquinho FC e ao senador Weverton Rocha.

Vontade política e união de forças em beneficio da população

As barracas chegam para atender uma demanda antiga das expositoras, que até então contavam apenas com mesas, sem cobertura, iluminação ou estrutura adequada para apresentar seus produtos. De acordo com o vereador Araújo Neto, a conquista das artesãs é mais uma prova de que quando existe vontade política e união de forças é possível atender as demandas da população.

“Nossas companheiras da ACAC não dispunham de muita estrutura, de equipamento adequado para exporem seus trabalhos, disponibilizando só mesas, sem coberta, sem iluminação, sem nada. E aí elas foram à minha procura para que a gente falasse com o prefeito, para viabilizar as barracas, para que elas pudessem expor. Fizemos a reunião, o prefeito imediatamente ligou para o senador Weverton, solicitando as barracas, e o senador autorizou. O município vai receber 30 novas barracas para as feiras. É uma vitória, uma conquista nossa, das artesãs da ACAC, junto ao prefeito e ao senador Weverton. A previsão é que as barracas já estejam disponíveis na próxima feira”, afirmou o vereador.

A iniciativa representa um avanço para fortalecer o trabalho das artesãs de Codó, garantindo mais estrutura e valorização para a economia criativa e a agricultura familiar do município.

Codó participa da oficina regional para fortalecimento das Ouvidorias do SUS em São Luís

A Secretaria Municipal de Saúde de Codó, por meio da Ouvidoria do SUS municipal, participa da Oficina Regional de Implantação e Implementação de Ouvidorias do SUS. A oficina, está sendo realizada em São Luís, Maranhão, é um momento ímpar e restrito a poucos municípios. A ocasião marca um importante momento do Sistema Único de Saúde do Brasil, onde o Governo Municipal, por meio da Ouvidoria SUS/Codó, dá voz aos munícipes na construção de políticas voltadas à população codoense.

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, a Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (SUS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)  realizaram nos dia 11 e 12 de setembro em São Luís a Oficina Regional Nordeste 1 de Implantação e Implementação de Ouvidorias do SUS.

Equipe do Ministério da Saúde/Ouvidoria do SUS

O encontro, iniciado nesta quinta-feira (11), e com encerramento previsto para sexta (12), acontece no Hotel Veleiros e reúne representantes das ouvidorias do Maranhão, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Esta é a primeira de uma série de sete oficinas regionais que serão realizadas em todo o país.

Equipe Azulejos com a facilitadora Viviane

A proposta é fortalecer a gestão participativa no SUS e ampliar a presença das ouvidorias nos municípios, aproximando a população da gestão do SUS. O evento promove painéis, debates e trabalhos em grupo sobre estratégias para implantação e qualificação das ouvidorias, que funcionam como canais de escuta, acolhimento e encaminhamento de manifestações da população sobre os serviços de saúde.

A chefe da Ouvidoria da SES do Maranhão, Raquel Mainoth, destaca que as ouvidorias fortalecem a participação social e contribuem para aprimorar as políticas públicas. “A ouvidoria é um instrumento de controle social essencial. Quanto mais unidades implantadas, mais a população poderá participar da gestão do SUS e colaborar para que as políticas atendam às reais necessidades das pessoas usuárias”, afirmou Raquel.

coordenador de Gestão da Informação em Ouvidorias do SUS do MS, Leonardo Maia

O coordenador de Gestão da Informação em Ouvidorias do SUS do MS, Leonardo Maia, ressaltou que descentralizar a escuta traz impactos diretos na qualidade do atendimento. “Queremos que o cidadão seja ouvido de forma acolhedora e tenha resposta para suas demandas. Além disso, essas informações ajudam a corrigir gargalos e melhorar os serviços prestados”, disse o coordenador.

O ouvidor Jeferson Abreu ficou na equipe Azulejos que teve como facilitadora Viviane do Ministério de Saúde .

A ouvidoria municipal do SUS de Codó, foi criada em 2011 na gestão do ex prefeito Zito Rolim.

Câmara Municipal realiza audiência pública para tratar do trânsito de Codó

A Câmara Municipal de Codó realizou, nesta quarta-feira, dia 10 de setembro, uma audiência pública com foco na melhoria do trânsito da cidade. “O objetivo central foi ouvir a comunidade e unir forças para que o trânsito de Codó não seja mais desordenado e tão violento. Tenho a certeza que daqui sairão soluções e decisões efetivas para que nós não permitamos que esse trânsito desenfreado continue matando pessoas, ceifando vidas e trazendo dor para as famílias. Precisamos enfrentar de frente essa realidade” afirmou o vereador Araújo Neto.

O encontro contou com a presença dos vereadores, secretários de governo, autoridades locais e estaduais, além de representantes da sociedade civil. “A audiência acaba tendo, vamos dizer, dois vieses, o primeiro é permitir a participação da população, é permitir essa participação democrática e também é alcançar todos, todas os integrantes da sociedade, no sentido de desde já iniciar o trabalho de mudança de comportamento relacionado à utilização dos itens de segurança do trânsito”, explicou o promotor de Justiça, Weskley Pereira de Morais.

Durante a audiência, foram debatidos temas como investimentos em sinalização, campanhas educativas, melhorias na infraestrutura viária e a importância da parceria entre poder público, forças de segurança e comunidade. “Nós saímos daqui com várias recomendações do Ministério Público para melhorarmos o trânsito de Codó, a partir de uma visão educativa, para só depois uma visão de distinção para regulamentar esse trânsito. Mas é tudo em prol da vida do codoense”, colocou, Senilson Lima, comandante da Polícia Militar de Codó.

A audiência pública reforçou o compromisso da Câmara Municipal em ouvir a população e trabalhar em conjunto para que o trânsito de Codó se torne mais seguro, fluido e eficiente. “Nosso promotor Wesley, ele solicitou e nós estamos aqui apoiando tanto o Legislativo como o Poder Executivo, os órgãos fiscalizadores, como Polícia Militar, Guarda Municipal, DMtrans, Secretários de governo, trabalhando pelo bem-estar da nossa cidade. Estou muito feliz por isso, por acontecer nesta Casa, que é a Casa do povo”, agradeceu o presidente Roberto Cobel.

Prefeitura de Codó inicia procedimento gratuito de inserção de DIU pelo SUS

ATENÇÃO, MULHERES!
A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Diretoria de Saúde da Mulher, deu início à oferta gratuita de inserção do DIU de cobre (Dispositivo Intrauterino). O procedimento será realizado no Centro de Especialidades Clínicas (CEC), com data agendada para o dia 30 de setembro de 2025, às 13h.

A ação faz parte das estratégias de planejamento familiar e saúde reprodutiva, com foco em ampliar o acesso das mulheres codoenses a métodos contraceptivos seguros e eficazes, oferecidos pelo SUS.

Como participar

As interessadas devem procurar a Diretoria de Saúde da Mulher, localizada na Secretaria Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, para iniciar o processo de inserção. É necessário apresentar cópias dos documentos exigidos e realizar os exames solicitados previamente.

Documentação Necessária (xerox):
• Documento de Identidade (RG)
• Cartão do SUS
• Comprovante de Residência
• Exames médicos solicitados

Exames Obrigatórios:
• Ultrassonografia Transvaginal (USG)
• Exame Preventivo (Papanicolau)
• Testes Rápidos: HIV, Sífilis, Hepatite B e C
• Beta HCG (realizado um dia antes da inserção do DIU)

O procedimento é gratuito e realizado por profissionais capacitados, com segurança e acompanhamento adequado. Essa é uma oportunidade para que mulheres de Codó tenham acesso a mais autonomia e cuidados com sua saúde reprodutiva.

Data da inserção do DIU: 30/09/2025
Horário: 13h
Local: Centro de Especialidades Clínicas – CEC

Para mais informações, procure a Diretoria de Saúde da Mulher na Secretaria de Saúde.

Prefeitura Municipal de Codó
Trabalhando por uma saúde pública acessível, humanizada e de qualidade para todas as mulheres!

Assessoria de Comunicação

Setembro Amarelo em Codó: Mês de Prevenção ao Suicídio é marcado por campanha de conscientização e acolhimento

Durante todo o mês de setembro, a cidade de Codó se une à campanha Setembro Amarelo, iniciativa nacional promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), e que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância da prevenção ao suicídio, um grave problema de saúde pública. No Brasil, o suicídio está entre as principais causas de morte, sobretudo entre jovens e adultos. No entanto, especialistas alertam que, em grande parte dos casos, o suicídio pode ser prevenido com informação, acolhimento e acompanhamento psicológico adequado.

Com o lema “Você não está sozinho”, a campanha em Codó irá promover ações educativas, rodas de conversa, palestras em escolas, unidades de saúde e espaços públicos, além da distribuição de materiais informativos que orientam sobre os sinais de alerta e os fatores de risco associados ao suicídio.

A orientação é clara: converse, ouça, acolha e, principalmente, busque ajuda profissional. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional gratuito e sigiloso por meio do telefone 188, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A Prefeitura de Codó reafirma o compromisso com a vida e convida toda a população a participar da campanha, reforçando que cuidar da saúde mental é um ato de amor e responsabilidade.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Processo seletivo do IFMA para receber estudantes do Ensino Médio Diurno está recebendo inscrições

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está com inscrições para seu Seletivo 2026. No momento e até o dia 15 de setembro, os(as) candidatos(as) com perfis de baixa renda e estudantes da rede pública podem solicitar a isenção do pagamento da inscrição. Em seguida, entre os dias 18 de setembro e 20 de outubro, abre-se o período de inscrição com pagamento da taxa que tem valor de R$ 30,00 (trinta reais). As provas, que cobrarão Português e Matemática, serão realizadas no dia 23 de novembro.
Nas duas situações – com ou sem isenção da taxa – o(a) candidato(a) deverá entrar no endereço https://estudenoifma.ifma.edu.br/tecnico e ler atentamente ao edital 79/2025 para evitar erros. Ao realizar o processo de inscrição, não se esqueça de fornecer corretamente os dados solicitados, tomando muito cuidado com o NIS (Número de Identificação Social – somente para os pedidos de isenção), CPF e RG que devem ser os do(a) próprio(a) candidato(a). Se você informar um documento que não é seu, sua inscrição ou solicitação de isenção não será validada.
O campus Codó, oferecerá 160 vagas nos cursos de Agropecuária (40), Agroindústria (40), Meio Ambiente (40) e Informática (40). A modalidade é a integrada, ou seja, o(a) estudante faz o Ensino Médio ao mesmo tempo em que cursa o Ensino Técnico no curso escolhido saindo, depois de três anos, tanto pronto(a) para o mercado de trabalho quando para continuar os estudos se assim desejar.
Do total de vagas, 50% são reservadas para diversas cotas que tem em comum o fato de exigirem que o candidato tenha cursado todo o ensino fundamental em escola pública. Se for o seu caso, escolha sua cota com cuidado, pois se for aprovado(a), terá de apresentar os documentos comprobatórios no ato da matrícula.
Quaisquer dúvidas, entrem em contato através do e-mail nebt.codo@ifma.edu.br ou venha ao campus das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Lembramos que o IFMA não entrará em contato com você por qualquer meio pedindo documentos ou solicitando pagamentos. Todo processo é eletrônico e de sua inteira responsabilidade. Caso alguém entre em contato, nos comunique imediatamente pelo e-mail acima.
Venha buscar um futuro melhor estudando conosco no IFMA campus Codó!

“Tenho a certeza que desta audiência pública sairá uma solução efetiva para o trânsito de Codó” afirmou o vereador Araújo Neto

Com o objetivo de debater políticas públicas para um maior controle e a redução dos acidentes de trânsito no município, a Câmara de Codó realizou audiência nesta quarta-feira (10). No encontro, que contou com a presença do promotor de Justiça, Weskley Pereira de Morais, estavam reunidos representantes do Legislativo, Executivo, forças de segurança e sociedade. A audiência foi resultado da solicitação, em caráter de urgência, do vereador Araújo Neto.

De acordo com o parlamentar, os números de acidentes de trânsito, que ultrapassam 400 casos desde janeiro, revelam que a situação é insustentável. “O Promotor Dr. Weskley reuniu todos os órgãos envolvidos e a sociedade para tratar sobre todas as questões do trânsito de nossa cidade. E temos a certeza que daqui sairão soluções e decisões efetivas para que nós não permitamos que esse trânsito desenfreado continue matando pessoas, ceifando vidas e trazendo dor para as famílias. Precisamos enfrentar de frente essa realidade”.

Segundo o promotor Weskley Pereira, o encontro teve dois objetivos principais: garantir a participação democrática da população e iniciar um processo de transformação cultural quanto ao uso de itens de segurança. “O que nós observamos é que existe uma cultura de não seguir, de não obedecer as regras previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro. A audiência pública tem dois vieses: permitir a participação da população e alcançar a sociedade, no sentido de iniciar um trabalho de mudança de comportamento”, explicou o Dr. Weskley.

A audiência abriu espaço para apresentação de dados, contribuições da população e discussão sobre como conciliar o desejo por mais ordem no trânsito com a aplicação correta das normas previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Vereador Nunes do Náutico apresenta Indicações por melhorias de infraestrutura e no tráfego de Codó

Durante a 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (09), o vereador Nunes do Náutico (PP) apresentou duas importantes Indicações voltadas para melhorias de mobilidade urbana e infraestrutura da cidade.

Com a Indicação Nº 310/2025, o parlamentar solicitou ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos, a aplicação de bloquetes no final da Rua da Alegria, na subida do morro. Já na Indicação Nº 311/2025, Nunes do Náutico pediu a construção de um retorno na Avenida Santos Dumont, com acesso direto ao Cemitério do Sabiazal, medida que deve facilitar o tráfego e proporcionar mais segurança aos moradores e visitantes.

Em sua justificativa, o vereador destacou a importância das solicitações e seus efeitos positivos junto a população. “São reivindicações da própria comunidade, que diariamente enfrenta dificuldades nesses pontos. Nosso papel é trazer essas demandas para a Câmara e buscar junto ao Executivo soluções que tragam mais qualidade de vida para a população de Codó. A pavimentação com bloquetes é uma excelente alternativa devido à sua durabilidade e resistência, que distribuem os esforços do tráfego e garantem uma longa vida útil, principalmente em superfícies como daquela região. Também aprovamos a proposta para um acesso melhor para Cemitério do Sabiazal.”, afirmou Nunes do Náutico.

Presidente Roberto Cobel destaca produtividade dos vereadores e interatividade entre Câmara e população

Importantes Indicações para melhorias na infraestrutura de Codó foram apresentadas e aprovadas durante a 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal. Proposições individuais, da Mesa Diretora e do Bloco Parlamentar ‘Força, Trabalho e Fé’ foram levadas a plenário.

“Apresentamos a Indicação por um canal de drenagem da primeira Travessa Goiana até a extensão do Rio Itapecuru. Como todos sabem, lá no período de chuva alaga tudo. E eu acredito que esse canal de drenagem vai resolver o problema dos moradores do bairro Santo Antônio”, explicou a vereadora Rosélia do Comercial Osmar

“Chegamos ao fim de mais uma sessão de indicações, e na oportunidade indicamos um serviço público, solicitando ao governo municipal a colocação de asfalto na Rua Amazonas, que fica no Residencial do bairro Trizidela, uma rua importantíssima, que vai melhorar muito a estrutura, sendo feito esse serviço. Lá temos uma escola, um centro de educação, em breve teremos a creche, que será entregue pela prefeitura, e pedi que seja feito esse complemento, que realmente se coloque ali asfalto, para melhorar a estrutura do bairro, e beneficiar as famílias que ali residem”, declarou o vereador Rodrigo Figueiredo

O presidente da Casa, vereador Roberto Cobel, ressaltou a produtividade do Legislativo e a participação da população, acompanhando os trabalhos no parlamento ou por meio dos canais de comunicação da Câmara Municipal.

“Muitas indicações interessantes para o nosso povo, para o nosso município e temos que agradecer a Deus por esse trabalho aqui. Todos unidos em um ambiente muito amistoso, muito respeitoso entre todos nós. E destaco também a participação aqui do público, nos assistindo na Casa do Povo e outros nos assistindo através do YouTube, nos ouvindo através das nossas mensagens nas redes sociais e a gente sai aqui feliz com essa missão cumprida de trabalho em prol do nosso povo”, concluiu o presidente.

“Codó na luta contra o sarampo”: Secretaria Municipal de Saúde intensifica campanha de vacinação e reforça importância da imunização

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a uma intensiva campanha de vacinação contra o sarampo, com o objetivo de proteger a população e promover a cobertura vacinal no município. A ação, que integra o calendário nacional de imunização, está sendo realizada em todas as 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A vacina contra o sarampo está disponível para pessoas com idade entre 6 meses e 59 anos, além de trabalhadores da saúde, independentemente da faixa etária. Gestantes e crianças com menos de 6 meses (até 5 meses e 29 dias) não devem receber a dose.

*Sintomas e prevenção*

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, caracterizada por sintomas como coriza, febre alta, mal-estar intenso, olhos avermelhados e manchas vermelhas na pele. A melhor forma de prevenção continua sendo a vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde tem o objetivo de garantir que todas as pessoas com esquema vacinal incompleto ou sem registro da vacina sejam imunizadas.

*Esquema vacinal*

• Dose zero: Bebês de 6 meses a 11 meses devem receber a primeira dose preventiva.
• Crianças a partir de 12 meses: Devem iniciar ou completar o esquema vacinal.
• Adolescentes e adultos até 29 anos: Devem ter duas doses registradas.
• Pessoas de 30 a 59 anos: Devem receber uma dose.
• Trabalhadores da saúde: Devem estar com a vacinação em dia, independentemente da idade.

É necessário apresentar o cartão de vacinação e o CPF no momento da imunização. Quem não estiver com a caderneta atualizada deve procurar a UBS mais próxima da sua residência.

*Estratégias de cobertura*

A campanha também visa intensificar ações em áreas com baixa cobertura vacinal, além de revisar e atualizar os esquemas de imunização conforme o calendário oficial do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde está mobilizando equipes e ampliando o atendimento para garantir acesso à vacina a todos os codoenses. A adesão da população é fundamental. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor a chance de circulação do vírus.

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas Unidades Básicas de Saúde do município. Vacinar é um ato de cuidado coletivo. Proteja-se e proteja quem você ama.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó