26ª Sessão: vereadores entram em consenso sobre deliberação de projetos

Durante a 26ª Sessão Ordinária, a Câmara de Codó aprovou o Projeto de Lei número 08, de autoria da vereadora leda Torres, que Institui o Programa de Valorização de Meninas e Mulheres Negras no município.

“Esse projeto representa mais do que uma política pública: ele simboliza um compromisso com a justiça, a igualdade e o respeito à nossa história. O Programa Municipal de Valorização de Meninas e Mulheres Negras nasce da necessidade urgente de olhar para uma parte fundamental da população codoense que, apesar de sua força, talento e contribuição, ainda enfrenta barreiras impostas pelo racismo e pelo machismo”, justificou a vereadora Leda Torres.

O vereador Araújo Neto apresentou e teve aprovado o Projeto de Lei nº 14, de 08 de agosto de 2025, que institui o nome do poço da Comunidade Alto Novo em homenagem a Maria Raimunda Barbosa Cardoso (In memoriam – ✰ 21/06/1952 † 13/05/2020).

“É a primeira vez que eu faço um Projeto de Lei desse tipo. Foi a maneira que eu achei de homenagear a minha amiga Maria Raimunda, que me foi apresentada pelo companheiro Chico do Moqui, que também já não está entre nós. E a luta dela por esse poço sempre foi muito grande. Esse é o sentimento que está no meu coração e eu tenho certeza de vou ter o apoio de todos os companheiros”, declarou o vereador Araújo Neto.

Devido a necessidade de mais tempo para estudo, os vereadores chegaram a um consenso e preferiram retirar o projeto de Lei número 11 da pauta da ordem do dia. “Vereadores entram em consenso sobre deliberação de nosso projeto. Ouvindo a situação e aos colegas da oposição, chegamos a um acordo para necessidade de mais estudo e avaliação do projeto, discussão com a sociedade antes de uma decisão. Chegamos ao consenso para ampla discussão com as autoridades também e depois retornaremos com o projeto para a Câmara”, explicou o vereador Chiquinho do Sae Júnior.

 

Mulher investigada pela morte de ex-companheiros é morta a tiros no MA

Uma mulher, identificada como Iara Barbosa da Silva, de 27 anos, foi morta a tiros na madrugada desta quarta-feira (3), em Governador Edison Lobão, no interior do Maranhão.

De acordo com informações policiais, o crime aconteceu no povoado Bananal, onde dois homens em uma motocicleta se aproximaram da vítima e efetuaram diversos disparos contra ela.

Após o ataque, a mulher ainda foi socorrida e levada ao hospital, mas morreu após dar entrada na unidade de saúde.

Ainda segundo a Polícia Civil, Iara Barbosa tinha passagem pelo sistema prisional pelo crime de homicídio, pois ela era investigada por envolvimento na morte de dois ex-companheiros.

Até o momento, não há informações sobre a motivação e autoria da morte de Iara Barbosa.

Vereador Teonilo do Garra solicita recuperação e pavimentação de ruas e destaca celeridade das obras do governo municipal

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó realizada na última terça-feira (02), o vereador Teonilo do Garra (MOBILIZA) apresentou a Indicação nº 288/2025, por meio da qual solicita ao Executivo Municipal e à Secretaria de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos, a imediata recuperação e pavimentação de diversas vias, em diferentes bairros da cidade.

O pedido contempla as seguintes ruas: Rua 4, localizada na Vila Eliane, Bairro São Francisco;
Rua 2 – Quadra 2, localizada na Vila Biné, Bairro São Francisco;
Rua 10 – Quadra 2, localizada na Vila Biné, Bairro São Francisco;
Rua 8 – Quadra 9, localizada na Vila Biné, Bairro São Francisco;
Rua do Planalto, localizada no Morro da Televisão, Bairro São Pedro.

A indicação reforça o papel de intermediação do vereador junto às comunidades, buscando garantir melhorias estruturais que impactam diretamente a qualidade de vida dos moradores. De acordo com o parlamentar, as indicações foram resultado das demandas levantadas em encontros com moradores nos bairros: “Essas solicitações surgiram diretamente da população. Durante as reuniões comunitárias, ouvimos as necessidades e registramos as principais reivindicações. Todas as ruas citadas foram apontadas pelos próprios moradores, que pedem a atenção do poder público”, declarou.

Legislativo e Executivo atendendo as demandas com celeridade

Teonilo também destacou o trabalho já realizado pela atual gestão municipal na área de infraestrutura, manifestando confiança de que os pleitos apresentados serão atendidos: “O prefeito tem realizado importantes obras de pavimentação em várias localidades, e acredito que em breve estas ruas também receberão as melhorias necessárias. A população tem reconhecido esse esforço e elogiado muito as ações do Executivo”, concluiu.

Codó celebra o Dia do Guarda Civil Municipal com reconhecimento e gratidão aos profissionais da segurança

Nesta quarta-feira, 3 de setembro, a cidade de Codó celebra o Dia do Guarda Civil Municipal, data de grande importância para reconhecer e valorizar o trabalho incansável dos profissionais que atuam diariamente em defesa da segurança, da ordem pública e do bem-estar da população.

A Prefeitura de Codó, em nome de toda a comunidade codoense, expressa profunda gratidão e reconhecimento aos Guardas Civis Municipais, que desempenham um papel essencial na proteção da cidade e dos cidadãos. Seu compromisso e dedicação fazem da Guarda um dos pilares da segurança municipal.

Mais do que fardas e patrulhamento, os guardas civis municipais são agentes de cidadania. Suas atribuições vão muito além da presença ostensiva nas ruas — eles são responsáveis por:

• Proteger a integridade física e patrimonial dos cidadãos;
• Prevenir e reprimir atos ilícitos, atuando com firmeza e responsabilidade;
• Colaborar com as demais forças de segurança pública, fortalecendo a atuação integrada no combate à criminalidade;
• Realizar rondas e patrulhamentos em escolas, praças, bairros e demais espaços públicos;
• Atender ocorrências e prestar socorro, muitas vezes sendo os primeiros a chegar em emergências.

Os Guardas Civis Municipais de Codó demonstram bravura e comprometimento, seja garantindo a segurança nas ruas, protegendo o patrimônio público ou atendendo a chamados da população, esses profissionais mostram, dia após dia, o verdadeiro significado de “Proteger e Servir”.

A Prefeitura de Codó reafirma seu compromisso com o fortalecimento da Guarda Civil Municipal, valorizando seus profissionais e investindo em capacitação, estrutura e melhores condições de trabalho.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Vereador Araújo Neto apresenta projeto em homenagem a líder comunitária e solicita revitalização e CEU da Cultura para Praça do Codó Novo

Na última terça-feira (02), durante a 26ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, o vereador Araújo Neto (PP) apresentou importantes proposições voltadas à preservação da memória e ao bem-estar da população. O parlamentar apresentou e teve aprovado o Projeto de Lei nº 14, de 08 de agosto de 2025, que institui o nome do poço da Comunidade Alto Novo em homenagem a Maria Raimunda Barbosa Cardoso (In memoriam – ✰ 21/06/1952 † 13/05/2020).

“É a primeira vez que eu faço um Projeto de Lei desse tipo. Foi a maneira que eu achei de homenagear a minha amiga Maria Raimunda, que me foi apresentada pelo companheiro Chico do Moqui, que também já não está entre nós. E a luta dela por esse poço sempre foi muito grande. De lá para cá já se passaram mais de 10 anos, e agora vai ser uma realidade. O poço já está construído, a base já está montada, os canos já chegaram e o tão sonhado sistema de abastecimento será montado, para que nós possamos realizar o sonho da Maria Raimunda, que é o sonho daquele povo. Esse é o sentimento que está no meu coração e eu tenho certeza de vou ter o apoio de todos os companheiros”, declarou o vereador.

Revitalização e CEU da Cultura para Praça do Codó Novo

Além do Projeto, Araújo Neto apresentou e teve aprovada a Indicação nº 293/2025, solicitando ao Executivo Municipal a revitalização da Praça Bayma Serra (Praça do bairro Codó Novo), incluindo nova iluminação e poda das árvores, visando oferecer mais segurança e qualidade de vida aos moradores. O parlamentar inseriu um aditivo para Indicação, que inclui a solicitação de um CEU da Cultura para o espaço.

O CEU da Cultura do Novo PAC é um programa do Governo Federal, vinculado ao Novo PAC Seleções, que visa a construção de centros culturais comunitários em áreas de vulnerabilidade socioeconômica no Brasil, ampliando o acesso à infraestrutura cultural e promovendo a formação e produção local.

“Serão construídos 195 novos CEUs da Cultura, com recursos de R$ 430,9 milhões, para atender a demanda por espaços culturais em municípios, com foco na diversidade e nas necessidades de cada localidade. E nosso município está pleiteando um desses centros. E gostaríamos que viesse para a Praça do Codó Novo. Nosso compromisso é com o povo de Codó. Preservar a memória de pessoas que contribuíram com nossa comunidade e lutar por melhorias em espaços públicos é parte da nossa missão como representante do povo nesta Casa.”, concluiu.

Mais igualdade e inclusão: Câmara de Codó aprova Programa Municipal de Valorização de Meninas e Mulheres Negras

Na sessão ordinária da última terça-feira, 02 de setembro de 2025, a Câmara Municipal de Codó aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 08/2025, de autoria da vereadora Leda Torres, que institui o Programa Municipal de Valorização de Meninas e Mulheres Negras. A proposta tem como objetivo promover políticas públicas voltadas para a educação, saúde, assistência social, cultura e inserção no mercado de trabalho, combatendo o racismo, a misoginia e o machismo, além de fortalecer a autoestima e a representatividade feminina negra no município.

Entre os principais pontos, o programa prevê o desenvolvimento de ações de valorização no âmbito educacional, cultural e social; a ampliação do debate sobre racismo e discriminação; e a capacitação de jovens e adolescentes para identificar e enfrentar práticas preconceituosas.

Durante a sessão, a vereadora Leda Torres destacou a relevância histórica e social da iniciativa: “Senhor Presidente, nobres vereadores, cidadãs e cidadãos de Codó, hoje trago a esta Casa um projeto que representa mais do que uma política pública: ele simboliza um compromisso com a justiça, a igualdade e o respeito à nossa história. O Programa Municipal de Valorização de Meninas e Mulheres Negras nasce da necessidade urgente de olhar para uma parte fundamental da população codoense que, apesar de sua força, talento e contribuição, ainda enfrenta barreiras impostas pelo racismo e pelo machismo”, destacou a parlamentar.

Avanço para igualdade e inclusão em Codó

Prosseguindo sua justificativa, a vereadora informou que: segundo o IBGE, mais de 20 mil pessoas negras vivem em Codó, e 17,7% da população é formada por mulheres negras. “Essas mulheres carregam consigo não apenas a riqueza da cultura afro-brasileira, mas também o peso das desigualdades históricas. Quando o racismo se soma ao machismo, as oportunidades se tornam mais escassas, a saúde física e mental é mais afetada, e os espaços de poder e decisão se tornam mais distantes”, declarou a edil.

De acordo com a parlamentar, o programa busca mudar a atual realidade por meio da educação, da saúde, da valorização cultural, da inserção no mercado de trabalho e do fortalecimento da autoestima. “Queremos criar ações concretas para que meninas e mulheres negras se reconheçam como protagonistas da própria história, para que conheçam seus direitos e tenham acesso a oportunidades que lhes foram negadas por muito tempo. Não se trata apenas de combater o racismo e o machismo; trata-se de garantir dignidade, abrir caminhos e reconhecer que a diversidade é a maior riqueza que uma cidade pode ter. Ao aprovarmos este projeto, estaremos dizendo às meninas e mulheres negras de Codó: vocês importam, vocês têm voz, vocês têm direito de ocupar todos os espaços e de viver com liberdade e respeito”.

Indicações aprovadas

Além da aprovação do importante Projeto de Lei, a vereadora também teve a aprovação de suas duas indicações: Indicação nº 294/2025, que solicita a reforma completa da Escola Municipal João Ribeiro, localizada no bairro São Sebastião, e a Indicação nº 295/2025, que solicita a ampliação e conclusão da pavimentação asfáltica em vias do bairro São Francisco e Parque Eldorado.

Com essas conquistas, Leda Torres reforça seu compromisso com o desenvolvimento de Codó e com a defesa de pautas que unem justiça social, educação, infraestrutura e valorização da diversidade.

Vereador Ibrahim Neto protocola Projeto de Lei contra a adultização e sexualização de crianças em Codó

O vereador Ibrahim Neto protocolou na Câmara Municipal de Codó o Projeto de Lei nº 16/2025, que dispõe sobre a prevenção e o combate à adultização e sexualização de crianças no município. A proposta busca estabelecer diretrizes de proteção para garantir que crianças não sejam expostas a práticas, conteúdos, produtos ou eventos que incentivem ou promovam a sexualização precoce, padrões estéticos inadequados ou comportamentos incompatíveis com suas faixas etárias.

Em sua mensagem nas redes sociais, o parlamentar destacou a relevância do tema para a sociedade codoense. “Protocolamos um importante projeto de lei, que dispõe sobre a prevenção e o combate à adultização e sexualização de crianças no município de Codó. Projeto esse que estabelece diretrizes que visam proteger as crianças do município contra práticas, conteúdos, produtos e eventos que incentivem ou promovam exposição precoce à sexualidade, padrões estéticos e comportamentos incompatíveis com suas faixas etárias. Então, eu conto com o apoio da nossa população e de todo o Parlamento. Esse tema precisa de nossa atenção, cuidados e fiscalização. Precisamos sempre e constantemente proteger as nossas crianças”, justificou.
O projeto segue agora para tramitação nas comissões da Câmara Municipal e, posteriormente, para votação em plenário.

Na ocasião da 26ª Sessão Ordinária da Câmara, ocorrida na última terça-feira, dia 02 de setembro, em razão de problemas na rede elétrica e do término antecipado da sessão, a INDICAÇÃO Nº309/2025, de autoria do Vereador Ibrahim Neto-PODEMOS, que solicita ao Executivo Municipal a recuperação da pavimentação asfáltica e construção de meios-fios e sarjetas na Travessa Biné Figueiredo, Bairro Santa Terezinha, não foi apresentada e votada em plenário.

Prefeitura de Codó convida população para o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMECTI) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, convida toda a população para participar do Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O evento será realizado no próximo domingo, 7 de setembro, com início às 6h da manhã, na Avenida Augusto Teixeira, nas proximidades do Bar do Panchico. O palco de honra estará montado na Praça São Sebastião.

Neste ano, mais de 30 escolas já confirmaram presença no desfile, que promete ser um grande espetáculo de civismo, cultura e respeito à pátria. A participação expressiva das instituições de ensino reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da educação, a promoção da cidadania e o fortalecimento da identidade codoense.

O evento deve reunir centenas de alunos, professores, pais, representantes da comunidade escolar, autoridades municipais, lideranças comunitárias e a população em geral.

O desfile é uma oportunidade de incentivar o sentimento de pertencimento e orgulho entre os codoenses, celebrando a independência do país de forma participativa e educativa.

A Prefeitura de Codó faz o convite à população para prestigiar esse importante momento cívico.

Assessoria de Comunicação

Dr. Suelson Sales fala sobre gestão do SUS, Saúde de Codó e Direito Religioso em entrevista ao Cast do De Sá

Na noite desta segunda-feira, 1º de setembro de 2025, o programa Cast do de Sá recebeu como convidado especial o advogado, consultor do SUS e atual secretário municipal de Saúde de Codó, Dr. Suelson Sales. A entrevista, transmitida ao vivo pelo YouTube, reuniu internautas interessados em compreender de forma mais aprofundada os desafios e os avanços da saúde pública no município.

Reconhecido por sua trajetória profissional voltada à gestão pública e pela atuação direta na consultoria do Sistema Único de Saúde (SUS), Suelson trouxe ao debate um panorama sobre a gestão, o financiamento e a qualificação dos profissionais do SUS. O secretário também explanou sobre a realidade atual da saúde em Codó, destacando tanto os progressos conquistados quanto os obstáculos que ainda precisam ser superados.

“Um dos principais objetivos do prefeito Chiquinho FC é justamente reconstruir a saúde de Codó e recolocar o município na posição que ele merece, reestabelecer a sua posição de importância e prioridade no recebimento de recursos e investimentos. Além disso é prioridade a qualidade dos serviços e o acolhimento humanizado em toda nossa rede de saúde”, ressaltou o secretário.

Desafios da saúde em Codó

Durante a conversa, Suelson Sales abordou questões estruturais que marcam a saúde municipal, desde a necessidade de ampliar o acesso da população aos serviços básicos até a busca por maior eficiência na administração de recursos. O secretário enfatizou que os desafios enfrentados diariamente nas unidades de saúde vão desde a superlotação em determinados setores até a escassez de profissionais especializados em áreas estratégicas. Ele também destacou que a pandemia deixou marcas significativas, expondo fragilidades, mas ao mesmo tempo acelerando processos de inovação e organização dentro da gestão da saúde.

Gestão e propostas

Questionado sobre os rumos da Secretaria de Saúde, Suelson afirmou que sua gestão tem buscado unir planejamento, transparência e diálogo com a população. Entre as propostas apresentadas, ressaltou a importância de investir na atenção básica, porta de entrada do SUS, e de fortalecer programas de prevenção, capazes de reduzir a sobrecarga em hospitais e pronto-atendimentos. Outro ponto debatido foi a necessidade de valorizar os profissionais da saúde, garantindo melhores condições de trabalho e oportunidades de capacitação. Segundo o secretário, a qualidade do atendimento está diretamente ligada ao bem-estar dos servidores que atuam na linha de frente.

“Graças a Deus temos uma equipe muito capacitada e de profissionais compromissados. Eese trabalho e essa união está fazendo a diferença para que possamos realmente restaurar tudo o que ainda está em processo de transformação na saúde de nosso município. Nossa conferência foi um grande sucesso e com a participação maciça da população, fazendo proposições qualificadas e que irão compor o plano municipal de saúde”, destacou Dr. Suelson.

Aproximação com a população e projetos editoriais

A entrevista no Cast do de Sá também serviu como espaço de aproximação com a comunidade. Suelson Sales reiterou que considera fundamental que o cidadão esteja bem informado sobre os serviços disponíveis, sobre os investimentos feitos e sobre os canais de comunicação com a secretaria e o SUS. O advogado ainda anunciou seus vários projetos editoriais, para ampliar a visibilidade dos temas de seus trabalhos e a comunicação com o público, como o lançamento de uma coluna semanal, e o lançamentos de livros sobre Direito Religioso e Gestão do SUS.

A participação de Suelson Sales em um programa digital como o Cast do de Sá mostra uma abertura para novas formas de comunicação, aproximando o poder público da sociedade por meio das plataformas online. O programa não apenas esclareceu dúvidas da população, como também revelou os caminhos que a Secretaria de Saúde de Codó pretende trilhar nos próximos meses. O diálogo transparente, o compromisso com a melhoria da estrutura municipal e a defesa do SUS como política pública essencial foram pontos centrais da entrevista. O conteúdo completo da live continua disponível no canal Cast do de Sá, no YouTube.

1º Festival da Juventude celebra esporte, cultura e diversão em Codó

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e em parceria com a União de Grêmios Estudantis de Codó (UGEC), realizou, na última sexta (29), no Centro da Juventude, o 1º Festival da Juventude – Fé, Trabalho e Futuro. O evento reuniu centenas de jovens em uma noite repleta de atividades esportivas, culturais e de valorização do protagonismo juvenil.

Estiveram presentes o secretário municipal da Juventude, Valdeci Calixto, o deputado estadual Francisco Nagib (PSB), o prefeito Chiquinho FC (PT), além de outras autoridades e lideranças políticas locais, que prestigiaram e reforçaram o compromisso com as pautas da juventude codoense.

Em sua fala, o secretário de Juventude, Valdeci Calixto, destacou a importância de criar espaços de valorização para os jovens.
*“Estamos realizando muitas ações, além de uma novidade, que são as aulas de Natação gratuitas. A juventude tem sido uma demanda prioritária da gestão municipal, que tem dado as condições necessárias para que a Secretaria possa realizar atividades em prol dos jovens codoenses, gerando oportunidades de crescimento, a promoção do esporte, cultura e construção de futuro.”*, destacou o secretário.

O deputado estadual Francisco Nagib (PSB) parabenizou a gestão municipal pela ação e reforçou seu apoio às iniciativas com a juventude no município.

*”Ver tantos jovens reunidos, participando ativamente, é sinal de que estamos no caminho certo. Continuaremos trabalhando para garantir políticas públicas que valorizem e empoderem a juventude codoense.”*, declarou Nagib.

O prefeito Chiquinho FC destacou o papel do poder público em oferecer alternativas e estrutura para o desenvolvimento da juventude.

*”A juventude é o futuro de Codó. Temos um compromisso com a juventude codoense, que é trabalhar para garantir oportunidades, promover o esporte e melhorar a qualidade de vida para todos. É uma satisfação imensa ver os jovens e suas famílias vivenciando esse momento de alegria.”*, disse o prefeito.

O Festival contou com torneios esportivos que animaram o público. No futebol society, tanto masculino quanto feminino, foram premiadas as equipes 1º e 2º colocadas, incentivando a prática esportiva e o espírito de equipe. O torneio de vôlei de praia em dupla mista também teve grande destaque, premiando as duas melhores duplas.

Outro momento importante foi a aula inaugural de natação, marcando o início de um novo ciclo de atividades esportivas no Centro da Juventude.

Na parte cultural, o evento foi enriquecido com apresentações de grupos tradicionais, como a capoeira e o Boi Raízes do Maranhão, além de um espaço dedicado à batalha de rima e apresentações de música popular brasileira, que mostraram o talento e a criatividade da juventude local.

A noite foi encerrada com muita animação ao som do DJ Formiga Beats, que levantou o público com um repertório vibrante, encerrando o festival com uma grande celebração.

O 1º Festival da Juventude entrou para a história como um marco na valorização da juventude codoense, promovendo inclusão, cultura, esporte e o fortalecimento da identidade jovem no município.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó