Dr. Mendes se reúne com servidores e cobra implantação do Plano de Carreiras em Timbiras

No último dia 23 de agosto, o Sindicato dos Servidores Municipais de Timbiras (MA) promoveu uma reunião decisiva para o futuro do funcionalismo público da cidade. O encontro aconteceu na sede do sindicato e contou com a participação de dezenas de trabalhadores de diferentes áreas, como vigilantes, agentes de portaria, técnicos de enfermagem, zeladores e assistentes administrativos. A reunião foi conduzida pelo presidente do sindicato, Edivaldo Portácio Silva Baima e o advogado Dr. Francisco Mendes, e teve como objetivo atualizar os servidores sobre demandas jurídicas em andamento, além de reforçar a luta pela valorização profissional.

Implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários

Entre os principais pontos discutidos, destacou-se a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores administrativos. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito em outubro de 2024, mas até hoje não foi colocado em prática. Esse plano é considerado essencial para a valorização de categorias como vigilantes, zeladores e assistentes administrativos, que aguardam há anos um reconhecimento formal de suas funções e progressão salarial.

“Estamos buscando a efetivação do Plano de Carreira e Salário dos servidores administrativos, que foi aprovado em 2024, mas até agora não foi implantado pelo município. Esse plano contempla diversas categorias que aguardam valorização”, destacou o advogado Dr. Mendes em entrevista à mídia digital.

Ações judiciais por horas extras e descontos indevidos

Outro tema abordado foram as ações de cobrança de horas extras realizadas por agentes de portaria e vigilância em anos anteriores e que não foram pagas pelo município. Esses processos já tramitam tanto na Comarca de Timbiras quanto no Tribunal de Justiça do Maranhão. Além disso, foi discutida a restituição de descontos previdenciários indevidos. Em 2025, diversas ações foram ajuizadas para garantir que os valores cobrados de forma irregular sejam devolvidos aos servidores.

“Estamos acompanhando de perto esses processos, porque representam direitos legítimos dos trabalhadores, que não podem ser ignorados. A categoria tem sofrido com práticas injustas e cabe à Justiça corrigir essas falhas”, afirmou Dr. Mendes.

Professores e o direito ao rateio do FUNDEF

A reunião também tratou de um tema nacional que afeta diretamente os professores de Timbiras: o rateio dos precatórios do FUNDEF. O processo está em andamento no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, e discute a destinação de recursos referentes ao período de 1997 a 2006. Pela legislação vigente, 60% do valor do precatório deve ser destinado ao magistério, como forma de valorização da categoria. Esse direito está assegurado pela Emenda Constitucional 114/2021 e pela Lei Federal 14.325/2022.

“Nosso objetivo é garantir que os professores recebam o rateio de 60% do precatório, conforme prevê a Constituição e a lei federal. Vamos acompanhar cada etapa do processo para que esse direito seja respeitado e não haja prejuízos ao magistério municipal”, ressaltou Dr. Mendes.

Mobilização e unidade da categoria

Para o advogado, a reunião demonstrou a força da união entre servidores, sindicato e assessoria jurídica. Ele defendeu que apenas com mobilização constante será possível garantir a efetivação dos direitos já conquistados em lei. “Esses direitos não são favores, mas conquistas legais que precisam ser respeitadas. Nosso compromisso é seguir firmes na luta, assegurando a valorização profissional e a dignidade do funcionalismo público municipal”, concluiu Dr. Mendes.

Próximos passos

O Sindicato dos Servidores Municipais de Timbiras se comprometeu a acompanhar todos os processos e manter a categoria informada sobre os avanços. A mobilização deverá continuar com novas reuniões, articulações políticas e acompanhamento judicial das causas. A mensagem que ficou do encontro é clara: os servidores de Timbiras não abrirão mão de seus direitos e continuarão organizados para garantir conquistas que representam não apenas ganhos salariais, mas também valorização profissional e reconhecimento social.

Junho Verde em Codó: Vereador Ibrahim Neto levará a Câmara Projeto de Lei sobre diagnóstico e tratamento da Escoliose

O vereador Ibrahim Neto anunciou esta semana um importante Projeto de Lei que protocolou na Câmara Municipal. O PL dispõe sobre princípios, diretrizes e objetivos de políticas públicas voltadas para o diagnóstico e tratamento da Escoliose em crianças e adolescentes. A proposta visa fortalecer a rede de atenção à saúde, promovendo o diagnóstico precoce e garantindo o tratamento adequado.

Além disso, o Projeto de Lei institui no calendário oficial do município de Codó o mês “Junho Verde”, dedicado à conscientização sobre a Escoliose, destacando a importância da informação e do cuidado para evitar complicações futuras. Com esta iniciativa, Ibrahim Neto reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar das famílias codoenses, trazendo mais visibilidade para uma condição que precisa de atenção e cuidados específicos.

O parlamentar explicou sobre o importante projeto para área da saúde, que foi protocolado este mês, será levado para as Comissões e posteriormente ao plenário da Câmara Municipal. “É um importante Projeto para nossas crianças e adolescentes, que irá implementar política pública do diagnóstico e tratamento da Escoliose, tendo como objetivo a identificação da Escoliose e, se descoberta em seu estágio inicial, que seja realizado o tratamento imediato, para que se possa evitar a intervenção cirúrgica e também a redução do estigma relacionado à escoliose. Por fim, este Projeto de Lei institui o mês ‘Junho Verde’, de conscientização sobre a Escoliose. Conto com o apoio de todo o Parlamento e de nossa sociedade”, concluiu.

Força-tarefa solidária: Vereador Nunes do Náutico e amigos ajudam família no povoado Montevidéu 2

No último dia 23 de agosto, o vereador Nunes do Náutico, acompanhado de amigos e apoiadores, organizou uma importante força-tarefa solidária no povoado Montevideu 2, zona rural de Codó. Com espírito de união, boa vontade e muita criatividade, o grupo se mobilizou para ajudar uma família que vive em situação de vulnerabilidade. A ação consistiu em reforçar e tapar as paredes da humilde casa de taipa, garantindo mais dignidade e segurança para os moradores.

Corações Codoenses: União que faz a diferença

Conhecido pela capacidade de reunir amigos e mobilizar cidadãos de bem para contribuir com demandas de irmãos codoenses que precisam de ajuda, o vereador Nunes do Náutico destacou a importância da mobilização coletiva e agradeceu a cada participante pela doação do tempo e o desejo sincero e genuíno de ajudar ao próximo.

“Quero agradecer primeiramente a Deus e a todos os amigos que sempre estão dispostos a ajudar. Hoje, no povoado Montevideu 2, estivemos na casa do nosso amigo Júlio e da nossa amiga Adriana, pessoas que enfrentam muitas dificuldades. Fizemos a nossa parte, ajudando a tapar a casa, mas ainda há necessidades urgentes: eles precisam de uma geladeira, um fogão, um sofá e parte do telhado para que possam viver dignamente. Peço à população que se una a nós nesse gesto de solidariedade e ajude essa família tão necessitada.”, declarou.

A iniciativa mostra como a união da comunidade pode transformar realidades e levar esperança a quem mais precisa. Quem desejar contribuir pode fazer sua doação por meio do Pix: (99) 98861-1905 – Adriana Sousa da Silva (NUBANK). Uma pequena ajuda pode fazer uma grande diferença!

Policia Federal cumpre mandados em Codó/MA e apreende mais de 3 mil arquivos com conteúdo ilegal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (28/8), no Maranhão, a Operação Conteúdo Proibido 16, com o objetivo de combater crimes de violência sexual infantil por meio da rede mundial de computadores. A ação resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão e quebras de dados telemáticos na residência de um investigado no município de Codó/MA.

Durante o cumprimento do mandando judicial de busca e apreensão houve prisão em flagrante do investigado.

Foi identificado que um usuário da internet armazenou e disponibilizou mais de 3.000 arquivos contendo cenas com conteúdo de violência sexual infantil.

Durante a operação, equipamentos eletrônicos foram apreendidos e encaminhados à perícia técnica. O objetivo é coletar vestígios digitais que possam auxiliar nas investigações.

Com a utilização de avançadas ferramentas tecnológicas, além de diferentes meios de obtenção de provas, foi possível rastrear a atuação do investigado na rede mundial de computadores.

Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão

Em Codó MPMA discute articulação da rede de combate à violência de gênero

O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Codó, realizou, em 20 de agosto, na sede da instituição, o encontro “Fortalecimento da rede de enfrentamento à violência de gênero em Codó e Timbiras”. O evento teve o apoio do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência de Gênero (CAO Mulher), do MPMA.

O foco da reunião foi aprimorar a articulação entre órgãos públicos, sociedade civil e instituições do sistema de Justiça, incluindo capacitação sobre campanhas de conscientização realizadas em outras cidades maranhenses que tiveram resultados positivos na difusão das leis de proteção às mulheres.

Coordenada pela promotora de justiça Valéria Chaib Amorim de Carvalho, a mesa de abertura teve a participação da vice-prefeita de Codó, Cinthya Rolim; da secretária de Assistência Social de Codó, Rosa Sales; da representante da Secretaria de Assistência Social de Timbiras (Semas), Aurelice Lima, e da representante da OAB, Rafaele Fernandes.

Valéria Carvalho agradeceu o engajamento de todos os parceiros institucionais e destacou o papel essencial da rede de proteção.

Para o MPMA, o momento também foi importante para alinhar estratégias com novas representantes municipais na área da Assistência Social e fortalecer a integração com as equipes da Patrulha Maria da Penha e com a delegada designada para a Delegacia da Mulher de Codó.

PALESTRA

A principal palestra do encontro foi ministrada pela coordenadora do CAO Mulher, promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia. Ela apresentou dados sobre feminicídios no Brasil e no Maranhão, ressaltou os avanços legislativos e reforçou a importância da difusão de conhecimento.

Em 2023, foram registrados 1.467 casos de feminicídio no Brasil, dos quais 64,3% foram cometidos dentro de casa. Mais de 63% das vítimas eram mulheres negras. No ano de 2024, no Maranhão, 69 mulheres foram mortas por companheiros ou ex-companheiros. Em 2025, até julho, foram registradas 33 mortes.

Além disto, em 2024, quase dobrou o número de atendimentos no estado por meio do Ligue 180, Central de Atendimento à Mulher do Governo Federal. Foram totalizadas 17.832 ligações, o que equivale a um pedido de socorro a cada meia hora.

Sandra Garcia enfatizou, ainda, os diversos tipos de violência contra a mulher, incluindo psicológica, obstétrica, política e institucional. Também destacou a necessidade da sensibilização social e do fortalecimento da rede de proteção.

PROTOCOLO

O evento foi encerrado com a assinatura do Protocolo de Intenções da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Comarca de Codó e Timbiras. O documento formaliza o compromisso das instituições envolvidas em atuar de forma integrada e permanente no combate à violência de gênero.

Redação: CCOM-MPMA

Mais de 10 animais domésticos morrem em Codó por suspeita de envenenamento

Mais de 10 animais domésticos, entre cães e gatos, morreram em uma rua do município de Codó por suspeita de envenenamento. A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) investiga os casos denunciados pela vizinhança.

Uma dona de casa que criava 14 gatos relatou que perdeu um deles, e a suspeita é de envenenamento. Outra vizinha contou que dos quatro gatos, dois morreram com sinais também de envenenamento.

Os sintomas observados nestes animais foram: espuma branca na boca, convulsões e dificuldade de respirar. Por isso, há a suspeita de que os animais tenham ingerido a substância conhecida como “chumbinho”.

O 1º Distrito Policial de Codó informou que está fazendo diligências estão a fim de esclarecer o caso.

O envenenamento de animais é considerado crime no Brasil e está previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que regula os maus-tratos aos animais.

Faculdade Pitágoras de Codó faz doação de equipamentos para o SAMU

Em uma importante iniciativa de parceria entre a educação e a saúde, a Faculdade Pitágoras de Codó realizou a doação de equipamentos médicos fundamentais para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município. Foram entregues um desfibrilador manual (cardioversor) e um monitor multiparâmetros, que já estão destinados à Unidade de Suporte Avançado (USA), responsável por atendimentos de alta complexidade.

O momento da entrega contou com a presença de representantes da Faculdade Pitágoras, da Prefeitura de Codó e profissionais da saúde, evidenciando o compromisso conjunto em fortalecer os serviços públicos.

Com os novos equipamentos, a Unidade de Suporte Avançado do SAMU passa a contar com mais recursos tecnológicos para salvar vidas. O desfibrilador manual (cardioversor) é essencial para intervenções em casos de parada cardíaca, enquanto o monitor multiparâmetros permite acompanhar, em tempo real, sinais vitais de pacientes em estado crítico.

O prefeito Chiquinho FC (PT) agradeceu a colaboração da instituição de ensino, destacando a importância da parceria.

“Este ato da Faculdade representa um avanço na qualidade do atendimento prestado à população. Agradecemos pelo gesto de compromisso com a nossa cidade”,

A ação reforça a responsabilidade social entre diferentes setores para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes, especialmente na área da saúde.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Falta de quórum impede que o infame Projeto de Lei do “Grau” seja apreciado na Câmara

Na última terça-feira, por falta de quórum, não foi realizada a 25ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó. Na ordem do dia, dentre outros Projetos e Indicações, estava o PL nº 11, de autoria do vereador Francisco de Assis de Piva Brito, o Chiquinho do Sae Júnior, que PASMEM, solicita o reconhecimento da prática do “grau”, como prática esportiva e cria o espaço do grau.

Desserviço à sociedade

Antes da hora da sessão, que não aconteceu, a notícia do estapafúrdio e descabido Projeto de Lei já tinha repercutido nas redes sociais. É claro que, excetuando o desocupado público interessado, o projeto causou grande indignação por uma gigantesca parte das pessoas sensatas e com o mínimo de massa encefálica. Mediante a tantas outras demandas mais importantes do município e necessidades da população, a matéria foi classificada como, no mínimo, um desserviço ao povo de Codó.

A desculpa esfarrapada do Esporte

Apesar de já ter sido proposto, votado e aprovado em alguns municípios, como Juazeiro do Norte, Castanhal e Itapema, o Projeto para regulamentar o “grau” (prática de empinar a moto) é frequentemente chamado de “projeto absurdo”, pelos motivos mais óbvios. Na opinião de muitos de nossos leitores, que nos enviaram mensagens, qualquer iniciativa de oficializar a prática do grau é, no mínimo, incentivar manobras perigosas, colocando em risco a vida de quem pratica e de terceiros, o que é ilegal e classificado como infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

No entanto, existe a opinião dos que defendem que: com local próprio, estrutura adequada e com regulamentação, o “esporte” do “grau”, seria realizado com segurança e aboliria a prática em vias públicas. Essa desculpa é totalmente inconsistente. Em primeiro lugar, já existem muitas modalidades esportivas, com motocicletas, que incluem a manobra de empinar o veículo. Essas modalidades estão já regulamentadas, federadas e disponíveis aos aspirantes ao esporte. Em segundo lugar, a mobilização da atenção de autoridades municipais e de recursos públicos para oficializar e viabilizar uma perigosa brincadeira de rua seria um desperdício de dinheiro do povo.

Ideia infeliz e a total falta do que fazer

Como foi falado, aos interessados, bastaria pesquisar e procurar as federações de esportes que já realizam essas manobras com motos e conseguirem o dinheiro para comprarem seus respectivos equipamentos, se federarem, irem praticar em algum lugar oficial, participar de campeonatos e se tornarem bons desportistas. Agora… querer que o povo de Codó autorize a utilização do dinheiro público para que os desocupados possam exibir suas habilidades em duas rodas, aí já é demais. Nossos leitores tem a certeza que o povo de Codó merece mais projetos relevantes, serviços de qualidade e respeito de seus representantes.

Projeto do Vereador

Foragido por homicídio em São Paulo é preso em povoado de Timbiras, no Maranhão

A Polícia Civil prendeu, na madrugada desta terça-feira (26), Magno de Almeida, de 40 anos, foragido da Justiça de São Paulo pelo crime de homicídio. A captura ocorreu no povoado Sete Casas, na zona rural do município de Timbiras, no Maranhão.

Segundo as investigações, Magno era procurado por matar um homem durante uma discussão em um bar na cidade de Guaribas (SP). A prisão aconteceu por volta das 5h30, em um rancho anexo à casa da mãe do suspeito. No momento da abordagem, ele tentou se passar pelo irmão, mas acabou sendo identificado pelos policiais.

Posteriormente, o homem confessou a autoria do crime. Após a captura, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Codó, onde passou pelos procedimentos legais, e deve ser transferido para o sistema prisional, onde responderá pelo homicídio.

 

Prefeitura de Codó avança na construção de casas do Residencial Monte Belo*

A Prefeitura Municipal de Codó segue em ritmo acelerado na construção das 500 casas populares do Residencial Monte Belo, por meio do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”. A iniciativa tem como objetivo garantir moradia digna para famílias em situação de vulnerabilidade social.

O prefeito Chiquinho FC (PT) realizou uma visita técnica ao canteiro de obras, acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura, Márcio Esmero, para fiscalizar o andamento dos trabalhos. Me

Durante a visita, o gestor anunciou que a obra está sendo executada em tempo recorde, com prazo estimado de 18 meses para a entrega das casas. As moradias serão 100% de propriedade dos beneficiários, sem prestações mensais, nem taxas a serem pagas.

Outro ponto importante anunciado é que, conforme determina o programa, os imóveis só poderão ser vendidos ou transferidos após 10 anos da entrega. Essa medida visa garantir que os beneficiários realmente façam uso da casa como residência principal, evitando práticas de especulação imobiliária.

O empreendimento consiste em unidades habitacionais com 44,34 m², a primeira etapa da construção possui 109.157,24 m² em área total, e contará com a infraestrutura completa de terraplanagem, pavimentação, drenagem, rede de distribuição de água, rede de coleta de esgoto, urbanismo, além do projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, hidrossanitário e sistema de combate a incêndio.

O Residencial Monte Belo representa segurança habitacional fortalecendo o compromisso da gestão pública com o desenvolvimento urbano, garantindo moradia digna e melhoria da qualidade de vida da população codoense.


Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó