ExpoCodó 2025: feira levou 90 mil pessoas ao parque Walter Zaidan e movimentou R$ 45 milhões em negócios

A 51ª edição da ExpoCodó, que teve como tema a Força da Mulher no Agro, marcou a história do agronegócio no Maranhão ao reunir milhares de visitantes no Parque de Exposição Walter Zaidan, em Codó. O evento, que há décadas se tornou referência no calendário de feiras agropecuárias da região, foi um verdadeiro sucesso de público e de negócios, movimentando mais de R$ 40 milhões durante os nove dias de programação. Cerca de 90 mil visitantes passaram pelo evento.

A feira contou com exposições de animais, máquinas, equipamentos de alta tecnologia, shows, palestras, cursos, encontro de negócios, leilões e uma ampla variedade de estandes comerciais, proporcionando oportunidades para produtores, empresários e empreendedores locais e regionais. O evento também teve papel fundamental no fortalecimento do comércio, da agricultura e da pecuária, gerando renda e desenvolvimento para o município e cidades vizinhas.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ), Iedo Barros, ressaltou a importância da parceria entre as instituições e o poder público para a realização da feira, destacando o protagonismo do Sistema FAEMA/SENAR, que formou mais de cem produtores durante a feira. “A ExpoCodó é resultado da união de forças e do empenho de todos que acreditam no potencial de Codó. Ficamos felizes em ver o enorme sucesso desta edição, que trouxe inovação, movimentou a economia e atraiu milhares de visitantes ao nosso Parque de Exposição Walter Zaidan. O sistema FAEMA/SENAR levou uma grande variedade de cursos, todos lotados e capacitou mais de uma centena de produtores. É uma conquista de todos nós”, afirmou.

Grande sucesso de público na feira das Mulheres do Agro

A Expocodó 2025 teve como tema a Força da Mulher no Agro. De acordo com a Presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Codó, Inalda Beder, além do toque feminino especial, o tema ajudou no sucesso da feira e foi um marco na história do evento.
“Encontro Regional das Mulheres do Agro, promovido pela Comissão das Mulheres do Agro de Codó, com o apoio da FAEMA, SINCODO e ACRIVI, foi um dos pontos altos da nossa feira, e destacou as conquistas e inovações no setor agropecuário, celebrando o papel essencial das mulheres no agronegócio. A programação incluiu histórias inspiradoras, palestras e rodas de conversa, buscando motivar outras mulheres a se interessarem pela área. O encontro não só celebrou as conquistas passadas, mas também visou inspirar um futuro mais inclusivo, onde mais mulheres possam se engajar e prosperar no agronegócio, destacando a necessidade de continuidade em iniciativas que promovam a força e a resiliência femininas no campo”, explicou Inalda

Com essa edição histórica, a ExpoCodó 2025 se consolida como uma das maiores feiras do Maranhão, reafirmando o papel de Codó como polo de negócios, cultura e desenvolvimento para toda a região. Para o presidente da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI), Idelfonso Barros, a ExpoCodó reafirma a força do setor produtivo na região. “Esse evento é uma grande vitrine para os nossos criadores, produtores e empreendedores. Mais do que negócios, a ExpoCodó é um espaço de troca de experiências, de incentivo ao crescimento do agronegócio e de valorização da nossa gente, que trabalha todos os dias para produzir e movimentar a economia. Agradeço a todos os expositores, patrocinadores, parceiros e, claro, a cada visitante que trouxe sua energia e entusiasmo ao evento. Vocês são a razão pela qual a EXPOCODÓ é um sucesso.”, concluiu.

Codó: Chefe de Gabinete de Segurança e Inteligência Institucional da DPE participa de debate interinstitucional sobre o combate à violência doméstica

A chefe de Gabinete de Segurança e Inteligência Institucional da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), a coronel Augusta Andrade, participou do Seminário Interdisciplinar da Rede de Apoio em prol do Combate à Violência Doméstica, realizado em Codó na última semana.

O evento, sediado no auditório do 17º Batalhão da Polícia Militar, fez parte da programação da campanha “Agosto Lilás” e contou com a presença de juízes, promotores, policiais, profissionais da saúde e da assistência social, psicólogos, lideranças comunitárias e demais integrantes da rede de proteção às mulheres, para traçar estratégias de atuação.

A coronel Augusta Andrade ministrou a palestra “Do Silêncio à Ação”, momento em que abordou o ciclo da violência, a importância da Lei Maria da Penha e o papel da Defensoria Pública no combate à violência, com o atendimento jurídico, os pedidos de medidas protetivas, atuação em ações de divórcio e guarda, e serviços de apoio psicossocial, entre outros.

A coronel ressaltou a importância do projeto “Te Alui, Mulher”, uma iniciativa da 1ª Subdefensoria Geral, que visa empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade ofertando acesso gratuito à Justiça, bem como a diversos serviços, incluindo cursos profissionalizantes para inclusão no mercado de trabalho, para garantir que as vítimas de violência possam ter autonomia e romper com o ciclo da violência.

Durante o seminário, a chefe de Gabinete de Segurança também compartilhou um pouco da experiência à frente da coordenação da Patrulha Maria da Penha, durante cinco anos, e como transformou a unidade em referência no estado.

“O seminário foi uma importante iniciativa para dialogarmos com os demais integrantes da rede de proteção à mulher, bem como um momento de reflexão e fortalecimento das ações do Agosto Lilás. Foi um chamamento para transformar a dor em voz, o medo em denúncia e o silêncio em ação”, afirmou.

Mais

Aproveitando a ocasião, a coronel Augusta Andrade também realizou uma visita ao Núcleo Regional de Codó, oportunidade em que pode interagir com a equipe, ouvir demandas relacionadas à segurança e alinhar estratégias.

Prefeitura de Codó promove campanha para conscientização e combate da evasão escolar

Na última sexta-feira (15), a Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), promoveu a mobilização de Busca Ativa Escolar no município.

A ação aconteceu na Praça Ferreira Bayma, onde estudantes e professores da rede municipal de ensino realizaram panfletagem e caminharam pelas ruas do Centro, divulgando a campanha e conscientizando a população sobre a importância do enfrentamento da evasão e abandono escolar.

O secretário municipal de Educação, Ricardo Torres, e o prefeito Chiquinho FC (PT) também estiveram presentes, acompanhando e reforçando o compromisso de garantir que nenhum aluno fique fora da sala de aula.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia e ferramenta tecnológica gratuita, desenvolvida pelo UNICEF , que visa identificar, registrar, acompanhar e garantir a matrícula e permanência de crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de abandono. O principal objetivo é assegurar o direito à educação para todos, combatendo a exclusão escolar.

“Essa ação é fundamental para que as famílias se conscientizem da importância do aluno não somente estar matriculado, mas também que frequente a escola, principalmente após o período de férias do meio do ano, quando muitos alunos não retornam à sala de aula. Temos a missão de fazer a busca desses alunos, garantindo que possam concluir o ano letivo e que não tenham prejuízo pedagógico.”, destacou o secretário de Educação.

A mobilização da Busca Ativa Escolar reforça o compromisso da gestão municipal em planejar e implementar políticas públicas eficazes na área da educação, possibilitando a reintegração de crianças e adolescentes à escola.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Posse de gestores escolares da rede municipal de ensino marca novo ciclo na educação de Codó

Na noite desta quinta-feira (14), o Clube FC Show foi cenário de um momento marcante para a educação do município de Codó, com a solenidade de posse dos novos gestores escolares eleitos para o biênio 2025-2027.

A cerimônia solene, organizada pela Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMECTI), oficializou a posse de 73 gestores escolares eleitos, dos quais 26 foram reeleitos ao cargo.

O evento contou com a presença dos gestores empossados, seus familiares, da comunidade escolar, do prefeito Chiquinho FC (PT), da vice-prefeita Cinthya Rolim, do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), do secretário municipal de educação Ricardo Torres e de outras autoridades e lideranças políticas locais.

A festividade marcou o encerramento de um processo eleitoral democrático e transparente, conduzido pela Secretaria Municipal de Educação. Durante a cerimônia, foi entregue o Termo de Posse aos gestores eleitos, em conformidade com o edital Nº 007/2025, que definiu todas as etapas, desde a inscrição, formação, prova escrita, consulta pública, até a nomeação e posse.

A função do gestor escolar é fundamental para o desenvolvimento das instituições de ensino, pois abrange responsabilidades que impactam diretamente na qualidade da educação e no ambiente escolar. Entre essas responsabilidades estão a liderança educacional, planejamento estratégico, gestão de recursos, qualidade do ensino e relações interpessoais.

A gestora da Escola N. Sra. Das Graças, Maria José Barros, ao assumir seu terceiro mandato, falou sobre a importância da oportunidade.

“Minha satisfação com a posse foi imensa, principalmente pela forma como o processo da eleição foi executado, totalmente democrático. Nossa condução ao cargo foi realizada pela comunidade escolar, que acreditou em nossas propostas de garantir um ambiente educacional eficaz e inclusivo para os alunos e professores. Acredito que, com a nova gestão pública que nos apoia, conseguiremos honrar nossos compromissos.”, finalizou.

O secretário municipal de Educação, Ricardo Torres, explicou como foi realizado o processo eleitoral e destacou a importância da responsabilidade de um gestor escolar.

“Realizamos o empossamento de gestores administrativos e pedagógicos eleitos pela comunidade escolar e aprovados em um processo de avaliação rigoroso. Cerca de 80% dos gestores possuem certificação de qualidade técnica e formação adequada. As responsabilidades desses gestores são estratégicas para o sucesso do aprendizado do aluno e para a educação.”, destacou o secretário.

Em seu discurso, o prefeito Chiquinho FC (PT) parabenizou os gestores eleitos e enfatizou o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento da educação, destacando as ações já executadas na área desde o início do mandato.

“Temos a missão de cuidar da educação em nosso município, garantindo um ambiente escolar acolhedor para alunos e professores. Já reformamos mais de 50 escolas, garantimos merenda de qualidade, aumentamos a gratificação de nossos professores e continuaremos trabalhando para promover avanços e melhorias em nossa educação.”, afirmou o prefeito.

O ato solene consolidou-se como um momento de celebração e reconhecimento pela dedicação dos gestores que assumirão a missão de conduzir as escolas municipais de Codó no biênio 2025-2027, garantindo uma educação de qualidade.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó participa do lançamento da primeira Cozinha Solidária do Maranhão

Na última quinta-feira (14), o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ), Iedo Barros, esteve em São Luís participando do lançamento da primeira Cozinha Solidária do Maranhão. O evento aconteceu no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), no Centro Histórico da capital, e marcou a implantação do projeto no bairro Itaqui-Bacanga.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto Assaí, a Vale e a ONG Ação da Cidadania. A Cozinha Solidária terá capacidade para produzir e distribuir mil refeições por dia, de segunda a sexta-feira, para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além da produção de alimentos, o projeto prevê ainda formação e capacitação de equipes, priorizando o desenvolvimento humano e práticas sustentáveis.

Durante o evento, lideranças comunitárias, representantes de organizações sociais e autoridades participaram de um debate sobre o enfrentamento à fome no Brasil. A cerimônia também marcou a assinatura simbólica da cessão de um terreno de 4 mil m², doado pela Vale, onde a unidade será instalada.

Representando Codó, Iedo Barros destacou a importância da iniciativa e a participação do comitê local da Ação da Cidadania:

“Estivemos nesse dia 14 em São Luís representando o comitê de Codó da Ação da Cidadania, coordenado por Edmilson Martins. Foi um encontro muito importante, pois essa cozinha solidária já vinha sendo pleiteada há dois anos. Tentamos viabilizar pelo governo do Estado, mas infelizmente não foi possível. Agora, com a parceria da Vale e do Instituto Assaí, o projeto se tornou realidade. São mil pessoas que vão ser atendidas diariamente, em um trabalho muito bonito de combate à fome. Está de parabéns a Vale, o Instituto Assaí e toda a equipe da Ação da Cidadania, liderada pelo Kiko, que dá continuidade a um legado iniciado na campanha Natal Sem Fome. Ficamos felizes em ver Codó participando mais uma vez de um movimento tão importante para o Maranhão e para o Brasil.”, destacou o presidente do SINCODÓ

A participação de Codó no lançamento reforçou o papel ativo do município no combate à fome, por meio do comitê que atua na cidade desde 2004, especialmente em ações como o Natal Sem Fome.

Professores protestam no Maranhão por atraso no pagamento do Fundef

Nesta sexta-feira (15), professores da rede estadual do Maranhão saíram às ruas de São Luís para protestar contra os atrasos e a falta de transparência no pagamento da segunda parcela do precatório do Fundef. A manifestação, organizada pelo Fórum Maranhense em Defesa dos 15% do Fundef, reuniu educadores na Praça Deodoro, no centro da capital, a partir das 9h.

Os protestos ocorrem em meio a uma série de contradições do governo estadual, comandado por Carlos Brandão, sobre o repasse dos recursos. A crise começou quando o governador anunciou, durante o lançamento do programa “Educação de Verdade”, que o dinheiro já estaria disponível nas contas do Estado, informação posteriormente desmentida. Em seguida, a secretária de Educação, Jandira, afirmou que os valores estavam bloqueados em uma conta judicial, versão que também não se confirmou.

A situação se agravou após uma publicação do governador, posteriormente apagada, sugerindo que professores desligados só receberiam o pagamento em setembro se não solicitassem a mudança da data até o dia 17 do mesmo mês. A falta de clareza aumentou a desconfiança da categoria, que já enfrenta anos de espera pelo direito.

O governo não se pronunciou oficialmente após a remoção da postagem, deixando os professores em alerta. Enquanto isso, o Fórum Maranhense reforça a mobilização, exigindo transparência e o cumprimento imediato do pagamento. A categoria teme que novos adiamentos prejudiquem milhares de profissionais que dependem do recurso.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Educação do Maranhão, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Empresário Codoense reage a assalto dentro de farmácia

Um empresário e farmacêutico, Ivonaldo, reagiu hoje, 15, por volta das 9h18min da manhã, a um assalto na Av. Vitorino Freire (rua da Bomba).

As imagens mostram o ato que, por muito pouco, não terminou numa tragédia.

A reportagem é de Amaral Júnior