Prefeitura de Codó promove aula inaugural da turma de EJAI na Escola Santo Antônio – Anexo Fazenda Abelha

A Prefeitura Municipal de Codó realizou a aula inaugural da nova turma de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Escola Municipal Santo Antônio – Anexo Fazenda Abelha. A iniciativa representa um marco na valorização da educação no campo e no compromisso com o resgate da cidadania por meio do acesso à aprendizagem.

A turma é composta por 26 alunos matriculados, sendo trabalhadores rurais e seus familiares, que terão a oportunidade de retornar à sala de aula em um ambiente digno, inclusivo e humanizado.

A EJAI é uma modalidade de ensino voltada para jovens, adultos e idosos que não concluíram o ensino fundamental na idade regular. Ela respeita o ritmo de aprendizagem dos alunos e busca garantir o direito à educação com metodologias apropriadas, valorizando os saberes adquiridos ao longo da vida. Na Escola Santo Antônio – Anexo Fazenda Abelha, a proposta é trabalhar com acolhimento, escuta e incentivo contínuo à permanência e ao progresso dos alunos.

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEMECTI, tem um papel fundamental na implementação da EJAI. Com apoio técnico e pedagógico, a pasta promove ações que possibilitam o acesso à educação para todas as faixas etárias.

A aula inaugural foi marcada por um clima de emoção e esperança. Para muitos alunos, esse momento representa a realização de um sonho adiado, mas não esquecido.

O prefeito Chiquinho FC (PT) reforçou o papel transformador da educação, que deve ser um direito de todos, independente da idade.

“A educação transforma vidas. A prefeitura está levando dignidade e esperança para quem precisou interromper seus estudos. Agora, eles têm a chance de aprender, sonhar e conquistar um futuro melhor”, declarou o prefeito.

Com essa iniciativa, a gestão municipal reafirma o compromisso com a educação, assegurando o acesso à escolarização básica como um direito fundamental para todos os cidadãos codoenses de todas as faixas etárias.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

O bom desempenho de César Pires na pesquisa Exata em Codó

Ontem nós divulgamos os números de uma pesquisa do Instituto Exata na cidade de Codó, onde o atual prefeito Chiquinho FC tem sua gestão aprovada por 70% da população.

No entanto, o Blog também teve acesso aos números dessa mesma pesquisa para o Senado entre os codoenses.

O senador Weverton Rocha (PDT) apareceu em primeiro com 32,60%, enquanto que o ex-deputado estadual César Pires, mesmo sem praticamente fazer pré-campanha, surge na segunda posição com 23,20%. Veja abaixo o gráfico.

É claro que a eleição para o Senado não será apenas em Codó, mas para César Pires o resultado é excelente e demonstra o reconhecimento da população codoense pelo seu trabalho desenvolvido na política do Maranhão, em especial na sua terra natal.

Caravana do artesanato formaliza 129 artesãos na cidades de Codó,Raposa, São Mateus do Maranhão, Coroatá, Peritoró e Cantanhede

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) e da Coordenação Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), intensificou neste mês as ações de cadastramento e recadastramento de artesãos em municípios do interior. Ao todo, 129 cadastros foram realizados, fortalecendo a política estadual de valorização cultural e de inclusão produtiva.

A caravana percorreu, entre os dias 15 e 22 de agosto, os municípios de Raposa, São Mateus do Maranhão, Codó, Coroatá, Peritoró e Cantanhede. Segundo a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, a iniciativa busca aproximar o governo dos artesãos e garantir apoio direto à categoria.

“O Governo tem incentivado o artesanato como atividade econômica e cultural, enviando técnicos para dar suporte, orientações e formalização aos trabalhadores do setor”, destacou.

Atendimentos por município

• Raposa: 19 artesãs cadastradas, com roda de conversa sobre saberes tradicionais.
• São Mateus do Maranhão: 11 artesãos formalizados da Cooperativa Cultural de Artesanato (Cocasma).
• Codó: 40 artesãos atendidos em parceria com a Associação Comercial.
• Coroatá: 19 artesãos mobilizados pela AssoArte.
• Peritoró: 17 artesãos cadastrados, com participação de associações comunitárias.
• Cantanhede: 23 artesãos atendidos, em parceria com a Secretaria Municipal de Igualdade Racial.

Durante as mobilizações, mestres e artesãos relataram a importância do apoio governamental para superar dificuldades de deslocamento e dar mais visibilidade ao trabalho. Para muitos, a Carteira Nacional do Artesão representa novas oportunidades de inserção em feiras, acesso a capacitações e isenção de ICMS.

A coordenadora estadual do PAB, Liliane Castro, reforçou que o cadastro atualizado é essencial:

Nosso trabalho é garantir que todos os artesãos estejam inseridos nas políticas públicas. A carteira assegura benefícios e fortalece a atividade como fonte de renda e identidade cultural”.

Onde se cadastrar

Em São Luís, o atendimento ocorre na Coordenação Estadual do PAB, no Centro de Produção Artesanal do Maranhão (Ceprama), localizado na Rua São Pantaleão, 1332, bairro Madre Deus, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Mutirão de Catarata garante mais de 500 atendimentos gratuitos à população de Codó

Nos dias 21, 22 e 23 de agosto, o Hospital Geral Municipal de Codó recebeu uma importante ação de saúde pública: o Mutirão de Catarata. Durante os três dias, foram realizadas 405 cirurgias oftalmológicas e 97 consultas, totalizando 502 atendimentos gratuitos destinados à população codoense.

Os serviços realizados pela Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reduziram a fila de espera por cirurgias oftalmológicas, especialmente de catarata, uma das principais causas de cegueira no Brasil. A ação buscou proporcionar mais qualidade de vida e autonomia para pacientes, em sua maioria idosos, estavam com a visão comprometida e esperavam há meses por atendimento especializado.

A catarata é caracterizada pelo ressecamento do cristalino, lente natural do olho, que afeta a visão e pode comprometer significativamente o dia a dia das pessoas. Com a cirurgia, a visão é restaurada, permitindo que os pacientes voltem a realizar tarefas cotidianas com mais segurança e independência.

O prefeito Chiquinho FC (PT) destacou a importância do mutirão como uma demonstração do compromisso da gestão com a saúde. Além disso, agradeceu ao deputado estadual Francisco Nagib (PSB) e à senadora Ana Paula Lobato (PSB), que destinaram emenda parlamentar para a realização da ação.

“Essa é mais uma grande conquista para nossa população. Sabemos o quanto a catarata afeta a vida das pessoas e, com esse mutirão, estamos devolvendo não só a visão, mas também a dignidade de muitos codoenses. Continuaremos trabalhando para levar mais saúde a todos os cantos do nosso município.”, ressaltou o prefeito.

Os pacientes receberam orientações sobre os cuidados no pós-operatório e acompanhamento médico, garantindo a eficácia do procedimento e a recuperação adequada.

A ação reforça o compromisso da gestão pública com a ampliação do acesso à saúde e o bem-estar da população, promovendo inclusão, prevenção e mais qualidade de vida para os codoenses.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Segundo pesquisa Exata: Saúde em Codó é destaque na gestão de Chiquinho FC, com 57,80% de aprovação

 

A cidade de Codó alcançou 57,80% de aprovação popular, de acordo com a mais recente pesquisa realizada pelo Instituto Exata. O levantamento aponta que a administração do prefeito Chiquinho FC tem ganhado a confiança da população, especialmente pelos avanços significativos na área da saúde pública, após apenas oito meses de mandato.

Ao assumir a prefeitura, em janeiro de 2025, Chiquinho FC herdou um sistema de saúde sucateado: unidades sem medicamentos, escassez de profissionais e equipamentos em péssimo estado de conservação. O cenário mais crítico era o do HGM – Hospital Geral Municipal de Codó, que operava com infraestrutura comprometida e sem condições adequadas de atendimento à população.

Desde então, o prefeito Chiquinho FC tem promovido uma verdadeira reestruturação na saúde. Foram adquiridas novas ambulâncias para ampliar a rede de urgência e emergência, além da recuperação completa de veículos que estavam parados por falta de manutenção. O abastecimento de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foi restabelecido, e houve reforço na contratação de médicos e outros profissionais da área.

Hoje, os números refletem essa transformação. O Hospital Geral Municipal de Codó, agora revitalizado e em pleno funcionamento, atende mensalmente mais de 30 mil pacientes, enquanto o CEC, realiza cerca de 6 mil atendimentos mensais. Já nas UBSs, espalhadas por diversos bairros e comunidades, o número de atendimentos supera os 40 mil por mês. Com metade da população aprovando sua administração, Chiquinho FC consolida-se como uma das lideranças políticas mais bem avaliadas da região.

Pesquisa Exata aponta 70% de aprovação para gestão de Chiquinho FC em Codó

Uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Exata, no período de 16 a 18 de agosto, revela que o prefeito de Codó, Chiquinho FC, alcançou o indicador de 70% de aprovação popular nos primeiros oito meses de sua gestão, intitulada “Fé, Trabalho e Futuro”. O levantamento reforça a confiança da população no atual governo municipal, que tem se destacado pelo compromisso com o desenvolvimento e pelo esforço contínuo em transformar a cidade.

Foram entrevistados 500 codoens residentes em bairros e povoados diferentes. A margem de erro da pesquisa foi de 3,73 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de 95% de confiabilidade. A pesquisa indica que os cidadãos reconhecem os avanços nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e assistência social, além da postura acessível e participativa do prefeito, que tem se mantido próximo da comunidade.

Com aprovação expressiva e o respaldo popular, Chiquinho FC segue firme em sua missão de transformar Codó em um município mais justo, desenvolvido e com oportunidades para todos.

Reinauguração da Escola Moisés Alves dos Reis marca novo capítulo na educação da Zona Rural de Codó

A Prefeitura Municipal de Codó realizou uma cerimônia de reinauguração da Escola Municipal Moisés Alves dos Reis, localizada no povoado São Benedito dos Colocados, Polo Montevidéu, na zona rural do município.

Estiveram presentes o prefeito Chiquinho FC (PT), o secretário municipal de educação Ricardo Torres, lideranças políticas, servidores da educação e moradores da região, celebrando um novo momento para a infraestrutura educacional da localidade.

O prédio escolar passou por uma ampla reforma estrutural, garantindo um ambiente mais seguro, moderno e acolhedor para os estudantes, professores e toda a comunidade escolar. As melhorias incluem pintura interna e externa do prédio, reposição da parte elétrica e hidráulica, substituição de portas danificadas, instalação de corrimão para maior acessibilidade e segurança, novo mobiliário e revitalização dos espaços pedagógicos e administrativos, oferecendo mais conforto e dignidade aos alunos e servidores.

A escola iniciou suas atividades educacionais na década de 1970, tendo seu nome em homenagem ao ex-prefeito Moisés Aves dos Reis. Durante muitos anos, sem prédio próprio, as aulas eram ministradas ao ar livre, sob árvores como o pequi e o cajueiro. No início dos anos 2000, durante a gestão do então prefeito Ricardo Archer, a escola ganhou seu primeiro prédio de alvenaria. Posteriormente, no segundo mandato do prefeito Zito Rolim, o prédio passou por reforma e ampliação.

No ano de 2014, a comunidade foi oficialmente reconhecida como Quilombola, consolidando sua identidade cultural e histórica. Atualmente, a escola atende 29 alunos da educação infantil e do ensino fundamental (anos iniciais), nos turnos matutino e vespertino, com uma equipe de 06 servidores, entre professores e funcionários de apoio.

O prefeito Chiquinho FC (PT) destacou o compromisso da gestão com a valorização da educação e ressaltou que investir na melhoria das escolas é investir no futuro das crianças e adolescentes do município.

“Essa comunidade precisa de um ensino de qualidade. Estamos entregando a escola completamente reformada, garantindo acolhimento, segurança e um ambiente adequado para receber os alunos com dignidade. A escola conta apenas com uma sala de aula, no entanto, vamos providenciar mais uma sala para nossas crianças, ampliando o campo de aprendizagem. Vamos providenciar também a implantação de uma caixa de água, que é uma necessidade da escola.”, afirmou o prefeito.

A entrega da nova estrutura escolar para o povoado São Benedito dos Colocados representa uma conquista coletiva e um símbolo de progresso para a educação quilombola, além do fortalecimento do compromisso da gestão municipal em promover ações que geram impacto positivo na vida de centenas de famílias que vivem na zona rural de Codó.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Indicação atendida: Vereadora Leda Torres visita obras da Casa da Mulher Maranhense

Na última sexta-feira (22) a vereadora Leda Torres realizou visita as obras do que será a Casa da Mulher Maranhense no município de Codó. A Casa da Mulher Maranhense atenderá as mulheres em situação de violência, oferecendo serviços especializados. A instituição, construída e mantida com recursos estaduais, reúne todos os serviços de atendimento às mulheres em situação de violência. Entre os objetivos da CMM destaca-se a sua missão na interrupção do ciclo da violência contra as mulheres, oferecendo: acolhimento, apoio psicossocial, delegacia especializada, Defensoria Pública, Ministério Público, transporte, entre outros serviços.

Um grande benefício para a sociedade codoense

Fruto de uma Indicação de sua autoria e da luta da vereadora desde seu primeiro mandato, a Casa da Mulher Maranhense será uma realidade para sociedade codoense muito em breve. As obras já estão bem avançadas e a previsão para a inauguração está para o início de 2026. Durante a visita, a vereadora conversou com os trabalhadores e destacou a qualidade e celeridade das obras.

“Estamos realmente muito felizes e surpresas com a celeridade das obras. A Casa da Mulher Maranhense é um sonho para a nossa cidade, uma entidade que será uma grande base à rede de apoio para a luta contra a violência e pelos direitos da mulher. O espaço é muito bom e está sendo preparado para oferecer acolhimento, proteção e atendimento especializado às mulheres em situação de vulnerabilidade. Foi realmente uma luta que está valendo a pena e será a concretização de um grande sonho”, ressaltou a vereadora.

União de forças para a realização de um sonho

A Casa da Mulher Maranhense contará com uma estrutura completa para atendimento psicossocial, jurídico e de capacitação profissional, fortalecendo a rede de proteção e empoderamento feminino no estado. Segundo a parlamentar, o novo espaço representa um marco no fortalecimento das políticas públicas voltadas para a mulher, garantindo dignidade, segurança e acesso a serviços essenciais.

“Essa obra demonstra sensibilidade e compromisso com as mulheres maranhenses. A Casa da Mulher será um lugar de cuidado, apoio e esperança para quem mais precisa. Quero agradecer de coração o atendimento de nossa Indicação e a união das autoridades pela realização deste sonho. Agradeço ao mestre de obras, Seu Pedro, aos trabalhadores, a nossa secretária da Mulher Abigail Cunha, ao governador Carlos Brandão, ao deputado Francisco Nagib e ao nosso prefeito Chiquinho FC. Nossa cidade, em breve receberá este grande presente.”, concluiu Leda Torres.