Presidentes da ACRIVI e SINCODÓ prestigiam a 18ª Agrofeira de Bacabal

A 18ª AGROFEIRA de Bacabal (MA) que aconteceu entre os dias 20 e 24 de agosto, movimentou a economia da região, fortaleceu o agronegócio e atraiu produtores, empresários e instituições ligadas ao setor. Durante o evento, os presidentes da ACRIVI e do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) marcaram presença e ressaltaram a ampliação do calendário das exposições e importância da feira para o fortalecimento do agro na região. Também estiveram no evento o presidente do Sistema FAEMA/SENAR, Raimundo Coelho, o superintendente Luís Figueiredo, o presidente do sindicato dos produtores de Peritoró, Severino Moura e o agropecuarista empresário José Henrique Brandão

O presidente do SINCODÓ, Iedo Barros, destacou a grandiosidade da estrutura montada pela FAEMA e SENAR, bem como o apoio do Governo do Estado ao agronegócio. “O que chama a atenção sempre quando a gente vai para esses eventos é a potencialidade que o FAEMA/SENAR tem colocado à disposição. Foi uma estrutura impressionante. Quero parabenizar toda a família FAEMA-SENAR, em especial o presidente Raimundo Coelho e o superintendente Figueiredo, que são incansáveis na defesa do agro. Também destaco o apoio fundamental do governador Carlos Brandão, que não tem medido esforços para fortalecer o setor”, ressaltou.

A Agrofeira de Bacabal é mais um importante evento que faz parte do calendário oficial do agro no Estado. O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), ampliou de forma expressiva o seu calendário de eventos agropecuários em 2025. Ao todo, são mais de 50 eventos, superando o calendário do ano passado, que totalizou 27 feiras e exposições. O presidente da ACRIVI, Idelfonso Barros, ressaltou o apoio do Governo do Estado do Maranhão para a realização dos eventos do agro nos últimos anos e o desenvolvimento do setor no Maranhão.

“Gostaria de parabenizar e agradecer ao total apoio do Governo do Estado para este grande crescimento do setor agropecuário nos últimos anos. Também destaco a participação dos sindicatos rurais nas feiras agropecuárias como forma de integração e fortalecimento do setor. Estar presente em Bacabal é uma forma de valorizar o trabalho do Sindicato Rural local e também de fortalecer a união dos produtores do Maranhão. A AGROFEIRA mostra a força do nosso agro e nos inspira a continuar investindo em tecnologia, capacitação e parcerias para que o campo cresça ainda mais. Essas trocas de experiências são fundamentais para que possamos realizar eventos cada vez melhores em nossas cidades”, afirmou Idelfonso.

Foragido se entrega a polícia após virar evangélico

Um homem de 23 anos que estava foragido em Araguari, Minas Gerais, mandou uma mensagem na última quinta-feira (21) para o delegado Fernando Storti dizendo que havia “virado evangélico” e queria se entregar. O suspeito é acusado de associação criminosa.

O suspeito não teve a identidade revelada, mas era um dos alvos da Operação Aqueronte. A força-tarefa investiga a ação de facções no Triângulo Mineiro, de acordo com informações do portal UOL.

Ainda segundo o veículo, o suspeito disse na mensagem que, após aceitar a Jesus, se arrependeu da vida no crime e gostaria de pagar pelos seus erros.

Oi, delegado, boa noite. Meu nome tá na lista de mandato, estou em Unaí. Amanhã irei me entregar em Araguari. Estou trabalhando carteira assinada, sei que errei no passado, mas hoje sou evangélico e tô indo na igreja. Não quero fugir e tenho que pagar pelo meu erro. Eu quero me entregar amanhã pela manhã – escreveu o homem.

E, do jeito que prometeu, ele cumpriu. Na manhã seguinte ele se apresentou na Delegacia de Araguari para se entregar. Ele deverá responder por associação criminosa e está à disposição da Justiça.

Um gesto de amor e cuidado: Vereadora Leda Torres leva esperança e dignidade a famílias codoenses

Em mais um ato de solidariedade e compromisso com a população de Codó, a vereadora Leda Torres realizou a entrega de mais cadeiras de rodas a famílias que enfrentam dificuldades de locomoção. O gesto simples, mas de enorme significado, devolve não apenas mobilidade, mas também dignidade e esperança a quem mais precisa.

As beneficiadas foram Dona Maria do Socorro, moradora da Rua Walter Zaidan, no Bairro Santo Antônio, e a Senhora Cícera Romana, da Rua Latitude, Bairro São Raimundo. Ambas agora contam com melhores condições de deslocamento em seu dia a dia, um presente que representa mais qualidade de vida e independência.

Durante a entrega, emocionada, a vereadora destacou: “Ver o sorriso no rosto dessas mulheres ao receberem suas cadeiras é algo que não tem preço. Meu coração se enche de alegria por poder contribuir com a vida de cada família. Essa é a razão pela qual estou na política e também em meus projetos como uma cidadã: servir, cuidar e fazer a diferença na vida das pessoas.” – disse Leda Torres.

Com cada ação, Leda reafirma sua missão de olhar para os que mais necessitam, estendendo a mão com carinho, cuidado e responsabilidade social. Gestos como este são lembranças vivas de que a política, e sobretudo o compromisso do papel de cidadã, podem e devem ser instrumento de transformação, empatia e amor ao próximo.

Ônibus da Marinete Turismo colide com caminhão e deixa três feridos na Rodovia Anhanguera, em Santa Cruz da Conceição SP

Três pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, após um ônibus com 32 passageiros bater na traseira de um caminhão, na madrugada desta quinta-feira (21), em Santa Cruz da Conceição (SP).

Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o acidente ocorreu por volta da 0h15 no km 197+600 da Rodovia Anhanguera (SP-330). O ônibus seguia de Caxias (MA) para São Paulo quando o motorista perdeu o controle da direção e atingiu a traseira do caminhão, que transportava bobinas de papel.

As vítimas foram socorridas e levadas para a Santa Casa de Leme (SP), mas o estado de saúde não foi detalhado pelas autoridades.

De acordo com a Polícia Rodoviária, os motoristas dos dois veículos realizaram o teste do etilômetro, que apontou resultado negativo para consumo de álcool.

Durante o atendimento às vítimas, a faixa da direita da rodovia precisou ser interditada, sendo liberada às 3h55, conforme informou a concessionária Arteris Intervias, responsável pelo trecho. O caminhão pôde seguir viagem, enquanto o ônibus foi removido a um posto. Outro veículo da empresa de transporte foi acionado e levou os passageiros até o destino.

A Polícia Científica realizou perícia no local, e o caso foi registrado no Plantão Policial de Leme (SP).

Fonte: G1

Duas mulheres são presas por tráfico de drogas em Codó; carro é apreendido

A Polícia Civil do Maranhão (PCMA) prendeu duas mulheres suspeitas de tráfico de drogas em Codó, a 297 km de São Luís. A operação ocorreu na manhã de terça-feira (19), quando agentes da 4ª Delegacia Regional cumpriram mandado de busca e apreensão.

Na residência das investigadas, os policiais encontraram quantidades expressivas de maconha, além de balanças de precisão e materiais usados para embalar entorpecentes.

Durante a ação, também foi apreendido um Honda HR-V, que segundo as investigações, era utilizado para a movimentação do tráfico na região.

As duas suspeitas foram autuadas em flagrante e encaminhadas à Unidade Prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

24ª Sessão: alto índice de acidentes de trânsito ganha destaque na Câmara de Codó

O total desrespeito às leis de trânsito e o grande número de acidentes em Codó foi um dos principais temas discutidos durante a 24ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal. De acordo com os dados levados a plenário pelo vereador Araújo Neto, de janeiro até este momento foram registrados mais de 400 acidentes. A maioria das ocorrências envolve condutores alcoolizados e que não utilizam capacete, fator que agrava as consequências em caso de colisões.

Para buscar soluções ao alto índice de acidentes e o desrespeito às leis de trânsito, Araújo Neto sugeriu a realização de uma reunião entre a Câmara Municipal, Prefeitura, o Ministério Público e autoridades do setor, a fim de discutir ações voltadas à segurança viária. Entre as propostas, está a implementação da obrigatoriedade do uso de capacetes em Codó.

“Pautei a difícil situação do trânsito de Codó, onde ninguém usa capacete, não respeitam as leis de trânsito e nos finais de semana a bebida alcoólica tem causado acidentes e vítimas. Na nossa cidade. De janeiro para cá, mais de 400 pessoas já se acidentaram, mais de 400 acidentes. A quantidade de pessoas que tem em cima da moto amplia isso ainda mais. E nós amanhã iremos ter uma conversa com o Prefeito para que nós possamos fazer uma audiência com todos os envolvidos, a Polícia Militar, o DMTrans, a Prefeitura como um para que nós possamos conscientizar o uso do capacete. E queremos o apoio de todas as pessoas, de todas as famílias, para que nós possamos acabar com esse problema aqui em Codó “, alertou o vereador Araújo Neto.

Retornando ao Parlamento, o vereador Pastor Max também destacou assuntos de grande relevância para população. “Bom, estamos aqui hoje, graças a Deus, felizes e gratos por este retorno ao Parlamento Municipal. Claro, já iniciamos o nosso discurso, trouxemos assuntos da nossa cidade, mas o maior sentimento nesta noite é o sentimento de gratidão, de poder estar aqui novamente defendendo a nossa população, defendendo o povo de Codó e ao lado dos nossos companheiros, então vamos continuar firme, trouxemos assuntos importantes, com uma marcha pra Jesus, que vai acontecer, e lamentamos o falecimento da criança no HGM. E vamos continuar lutando, porque o povo de Codó merece”, disse o vereador Pastor Max.

O presidente da Câmara, vereador Roberto Cobel, destacou o ambiente de debate democrático e falou sobre a importância da colaboração entre a gestão municipal e governo do Estado em prol da população codoense.
“Queria agradecer a Deus por mais esta sessão hoje, um trabalho bem democrático, falamos sobretudo sobre as necessidades do nosso município, o que o governo do nosso município está fazendo em prol da nossa sociedade, cobramos as ajudas do poder estadual para que possamos trazer dias melhores para a nossa população. Mas isso é muito importante, esse debate democrático aqui, respeitoso, e a gente fica feliz por Deus estar nos dando essa sabedoria de saber conduzir esta casa neste debate bem democrático. Só tenho que agradecer a Deus e aos colegas vereadores por trabalharmos aqui de uma forma muito respeitosa”, concluiu o presidente.

Ney Maran Negócios Imobiliários vende uma Casa no Conjunto Dallas próximo à Escola Mundo do Conhecimento):

Casa à venda no Conjunto Dallas (pxmo à Escola Mundo do Conhecimento):
▪️Localização Privilegiada
▪️03 quartos, sendo 01 suíte
▪️Sala ampla
▪️Cozinha arejada
▪️Banheiro social
▪️Piso porcelanato recém instalado
▪️Pintura nova interna e externa
▪️Forro de Madeira envernizada (maioria da casa)
▪️02 vagas de garagem
▪️Portão
📁 Iptu 2025 em dias
📁Toda Documentação OK
Só no ponto para Transferência/Financiamento

Informações: (99)98113-2015 WhatsApp/Ligação

Vereador Araújo Neto cobra uso do capacete e reforço na fiscalização para reduzir acidentes de trânsito em Codó

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada nesta terça-feira (19), o vereador Araújo Neto trouxe à tribuna uma das maiores preocupações atuais da população codoense: o número crescente de acidentes de trânsito no município.

Mais de 400 acidentes desde janeiro de 2025

De acordo com o parlamentar, apenas de janeiro até agora, já foram contabilizados mais de 400 acidentes, muitos deles com vítimas feridas e algumas fatais. O uso indevido de motocicletas, aliado à falta de equipamentos de segurança, como o capacete, e o consumo de bebidas alcoólicas nos finais de semana, foram apontados por Araújo Neto como os principais fatores para a grave situação.

“Hoje, a minha fala, eu pautei a difícil situação do trânsito de Codó, onde ninguém usa capacete, não respeitam as leis de trânsito e nos finais de semana a bebida alcoólica tem causado acidentes e vítimas na nossa cidade. De janeiro para cá, mais de 400 pessoas já se acidentaram, mais de 400 acidentes. A quantidade de pessoas que tem em cima da moto e o não uso do capacete amplia isso ainda mais”, destacou.

Intensivas campanhas ainda insuficientes; vereador solicita Audiência Pública

Para o vereador, as campanhas educativas realizadas até o momento não foram suficientes. Ele defende que chegou a hora das autoridades unirem forças e realizarem ações de conscientização com maior rigor na fiscalização. Uma das propostas apresentadas por Araújo Neto é a realização de uma Audiência Pública com as autoridades responsáveis, com a presença da Prefeitura, da Polícia Militar e do Departamento Municipal de Trânsito (DMTrans), a fim de alinhar medidas mais firmes para conter os acidentes.

“Já foram feitas várias campanhas educativas, agora chegou a hora de cobrar o capacete, no mínimo o uso do capacete, e nos finais de semana o bafômetro para que as pessoas deixem de usar os seus veículos de maneira embriagada, causando acidentes, cometendo crimes, porque isso são crimes. Pessoas que usam a bebida e vão utilizar a sua moto, eles escolhem fazer os acidentes e nós não podemos permitir isso. E queremos o apoio de todas as pessoas, de todas as famílias, para que possamos acabar com esse problema aqui em Codó”, concluiu.

A fala do vereador reforça uma pauta recorrente na cidade, onde motocicletas são o principal meio de transporte, mas muitas vezes utilizadas sem a observância mínima das normas de segurança. A expectativa é que, com a união do poder público e da sociedade civil, sejam implementadas medidas capazes de reduzir drasticamente os índices de acidentes no trânsito local.

Vereadora Leda Torres repudia violência contra mulher, destaca o Agosto Lilás e ações da gestão municipal

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada nesta terça-feira (19), a vereadora Leda Torres fez um pronunciamento marcado por três pontos centrais: a campanha Agosto Lilás, sua nota de repúdio a episódios de violência contra mulheres e o reconhecimento às ações da gestão municipal em diferentes áreas.

Logo no início de seu discurso, a parlamentar ressaltou a importância do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização sobre a violência contra a mulher. O objetivo é divulgar a Lei Maria da Penha, que completou 19 anos em 2025, reforçar a importância de denunciar casos de violência, fortalecer a rede de apoio e garantir que toda mulher viva com respeito, dignidade e liberdade.

Leda também destacou os 19 anos da Lei Maria da Penha e reforçou os canais de denúncia, como o Ligue 180 e Ligue 190. A edil também lembrou da Patrulha Maria da Penha, implantada em Codó em abril de 2023.

Nota de repúdio aos casos de violência contra a mulher

A vereadora apresentou uma nota de repúdio a recentes casos de violência contra mulheres no país, incluindo a denúncia da vereadora Júlia Rodrigues, presidente da Câmara de Afonso Cunha, contra o vice-prefeito da cidade, e os episódios de agressão a mulheres em Natal e no Distrito Federal.

“A cor lilás simboliza a luta contra a violência de gênero e a busca por uma sociedade mais segura e igualitária para as mulheres. Durante este mês, ações educativas e de sensibilização acontecem em todo o país. Denunciar é um ato de coragem, mas também de amor à vida. Neste Agosto Lilás, vamos juntos dizer NÃO à violência contra a mulher e SIM a uma sociedade mais justa e igualitária”, preconizou a parlamentar.

Reconhecimento às ações da gestão municipal

Encerrando o discurso, a vereadora parabenizou o prefeito Chiquinho FC pelas ações realizadas na saúde, educação e infraestrutura. Entre os destaques, citou o mutirão de atendimento para varizes, realizado no Hospital Geral Municipal no dia 1º de agosto, que contou com a presença da senadora Ana Paula Lobato, além do mutirão do glaucoma e do próximo mutirão de catarata, agendado para os dias 21, 22 e 23 de agosto.

Leda também reconheceu o trabalho do deputado estadual Francisco Nagib, que tem destinado emendas para o município. Ao finalizar, a parlamentar reforçou seu compromisso com a população codoense: “Parabéns Prefeito, pelo compromisso e dedicação em proporcionar ações que fazem a diferença na vida do nosso povo. Parabenizo também o Nosso Deputado Estadual Francisco Nagib. Agradeço de coração a atenção de todos vocês, estarei sempre a disposição de toda população codoense. Obrigada, boa noite a todos!”, concluiu.