Vereador Ibrahim Neto solicita recuperação da Travessa Biné Figueiredo, no Codó Novo

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (09), o vereador Ibrahim Neto (PODEMOS) apresentou a Indicação nº 309/2025, solicitando ao Executivo Municipal e à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos a recuperação urgente da pavimentação asfáltica, além da construção de meios-fios e sarjetas na Travessa Biné Figueiredo, localizada no bairro Santa Terezinha – Codó Novo.

De acordo com o parlamentar, a medida é fundamental para melhorar a mobilidade da população e garantir mais segurança no tráfego de veículos e pedestres. “A comunidade da Travessa Biné Figueiredo sofre há muito tempo com os buracos e a falta de estrutura adequada. Essa obra é urgente e necessária. Sendo realizada de forma adequada, com pavimentação, meio fio e sarjetas, para a correta drenagem, a obra irá durar muito tempo, levando dignidade aos moradores e facilitando a trafegabilidade dos moradores e o acesso à região”, destacou o vereador Ibrahim Neto.

Segurança para comunidade escolar: Vereadora Leda Torres solicita faixas elevadas e sinalização adequada na Rua Cesar Brandão

Em sua participação na 27ª Sessão Ordinária da Câmara, a vereadora Leda Torres fez um aditivo em beneficio dos estudantes e da comunidade escolar em Codó. A edil fez o complemento na Indicação de Nº 304/2025, de autoria da vereadora Rosélia do Comercial Osmar.

Na solicitação aditiva, a vereadora pede pela construção de duas faixas elevadas e a adequada sinalização na Rua César Brandão, no bairro São Pedro, em frente aos colégios Batista e Olympus, garantindo mais segurança para os estudantes, pais e toda comunidade escolar.

“Estamos em uma grande luta para diminuir os acidentes e melhorar o trânsito de nossa cidade. Neste sentido, a garantia de segurança para nossas crianças, pais e a comunidade escolar é essencial também. Desta forma, a construção das faixas elevadas, sinalização adequada são essenciais para a segurança dos estudantes, criando um ambiente mais seguro e prevenindo acidentes, especialmente nessas áreas escolares”, justificou a parlamentar.

Por meio do Partido MOBILIZA, vereador Teonilo do Garra garante 30 vagas em cursos profissionalizantes para jovens de Codó

O vereador Teonilo do Garra, por meio do Partido Mobiliza e do Projeto Emprega Brasil, conseguiu disponibilizar 30 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para jovens do município de Codó.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a qualificação profissional, promover a inclusão social e ampliar as chances de inserção no mercado de trabalho. Segundo o parlamentar, investir em educação e capacitação é um passo essencial para garantir um futuro com mais oportunidades para a juventude codoense.

Atenção: Inscrições até o dia 10 de setembro, as 20hs

As inscrições já estão abertas e seguem até às 20h do dia 10 de setembro de 2025. Os cursos serão realizados de forma on-line, ao vivo e sem nenhum custo de matrícula, mensalidade ou material.

Entre as opções ofertadas estão:

Auxiliar de Rotinas Administrativas e Secretariado Parlamentar
Agente Comunitário de Saúde e Endemias
Monitor Escolar e Infantil
Recepcionista e Operador de Caixa
Atendente e Balconista de Farmácia
Informática Básica

Os cursos são realizados pelo Centro Educacional Pleno de Brasília, instituição reconhecida nacionalmente pela oferta de formações presenciais e on-line. Os certificados possuem validade em todo o território brasileiro, podendo ser utilizados para progressão funcional, provas de títulos em concursos, atividades acadêmicas ou como reforço curricular.

De acordo com o vereador Teonilo, essa é mais uma conquista em benefício da população de Codó.“Nosso mandato tem buscado alternativas para preparar a juventude e ampliar suas oportunidades de emprego. Essa parceria com o Projeto Emprega Brasil é uma chance única para quem deseja se capacitar de forma gratuita e ter um certificado reconhecido nacionalmente”, destacou o parlamentar.

As vagas são 100% gratuitas e limitadas e os interessados devem ter idade mínima de 16 anos para participar.

Inscrições: Clique aqui para se inscrever https://docs.google.com/forms/d/1vNVViB09o_pCx1v60kQgoR61tpHsWcxxR6sQmooFTS8/edit
Informações: (61) 99635-5562
Realização: Centro Educacional Pleno de Brasília, em parceria com o gabinete do vereador Teonilo do Garra.

Autoridades do agro de Codó prestigiam Expoema e participam de encontro de produtores com governador Carlos Brandão

A 65ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) foi realizada de 31 de agosto â 07 de setembro, no Parque Independência, em São Luís, reunindo autoridades políticas, lideranças rurais e representantes do agronegócio de todo o estado. Representando as principais instituições ligadas ao setor agropecuário de Codó estavam: Iedo Barros, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ), Idelfonso Barros, presidente da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI) e o Secretário Municipal de Agricultura Pedro Belo.

Fazendo parte da programação, no sábado, dia 06, aconteceu a reunião com produtores presidente com o Governador Carlos Brandão. Na ocasião também estava presente a presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema), Ângela Silva, símbolo da agricultura familiar maranhense e da luta social no campo.

“É com grande satisfação que participamos de mais uma edição da Expoema. E o Sistema Faema/Senar se destaca por sua ampla atuação em prol do produtor rural. Com a realização de mais de 20 cursos de capacitação, oficinas práticas, vitrines tecnológicas, exposições técnicas e atendimentos personalizados, além de diversas outras ações de fortalecimento do setor. O sistema Faema/Senar mais uma vez, reafirma seu compromisso com o fortalecimento das cadeias produtivas do estado. Parabéns ao nosso presidente Raimundo Coelho e ao trabalho incansável do governador Brandão em prol do desenvolvimento do agro no Maranhão”, destacou o presidente do SINCODÓ, Iedo Barros.

Para o presidente da ACRIVI, Idelfonso Barros, a 65ª edição da Expoema celebra o grande trabalho realizado pelo Governo do Estado nos últimos anos para o agro maranhense. “A Expoema é uma vitrine que impulsiona a pecuária e abre portas para novas oportunidades de crescimento. É um reconhecimento ao esforço diário do homem e da mulher do campo. Prova disso é o Gabinete Itinerante, medida do Governo do Maranhão que aproxima a população e a gestão estadual. Graças a esta iniciativa, foi possível debater ações diretamente com os produtores rurais, resultando em decretos e projetos de lei voltados exclusivamente para o desenvolvimento do setor. E Codó também marca presença e se coloca como referência no desenvolvimento do agro”, concluiu o presidente.

Tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro celebra Independência, Cultura e Identidade em Codó

Na manhã do último domingo (7), Codó viveu um momento marcante de civismo, cultura e valorização da identidade com a realização do Tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro. O evento, promovido pela Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMECTI) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, teve início na Avenida Augusto Teixeira, nas proximidades do Bar do Panchico, e seguiu até a Praça São Sebastião, onde foi montado o palco de honra.

Este ano, o desfile contou com um novo percurso, reduzido, garantindo mais conforto para os participantes e o público. A mudança foi bem recebida por todos, especialmente por alunos e professores que puderam vivenciar o momento com mais tranquilidade.

Mais de 30 escolas da rede municipal participaram do evento, transformando o desfile em um verdadeiro espetáculo de cores, criatividade e patriotismo. As apresentações trouxeram temas voltados à história, cultura, natureza e cidadania, reforçando o papel da educação como pilar da sociedade.

O Exército Brasileiro TG 08 – 007 fez a abertura do desfile, a primeira escola a entrar na Avenida foi a Lalá Ramos, trazendo mensagens de inclusão social. Desfilaram também os pelotões da Polícia Militar e Guarda Municipal em suas viaturas. O Colégio Militar 2 de Julho Nagib Buzar levou cerca de 1.000 componentes para a avenida, encerrando as apresentações com chave de ouro.

Alunos da educação infantil e professores da zona rural contaram com suporte especial, incluindo transporte e alimentação. Ao término da apresentação, todos os participantes tiveram acesso a um lanche oferecido pela organização do evento.

A ornamentação aérea com malhas nas cores da bandeira nacional foi um dos destaques, proporcionando sombra e alívio para quem desfilava ou assistia, além de reforçar o espírito patriótico da celebração.
Durante o desfile, foram lançadas as campanhas Setembro Amarelo, em valorização à vida, e Setembro Azul, em apoio às pessoas com deficiência auditiva — um gesto simbólico de inclusão e conscientização promovido pela gestão municipal.

O evento contou com a presença do prefeito Chiquinho FC, do secretário municipal de educação Ricardo Torres, do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), além de vereadores, autoridades locais, pais, alunos e representantes da comunidade escolar.
Em sua fala, o prefeito Chiquinho FC destacou a importância do desfile e parabenizou a realização.
“Esse momento é mais do que uma comemoração à Independência. Quero parabenizar aos alunos, pais e toda a comunidade escolar pela organização do desfile, que está sendo motivo de orgulho para todos os codoenses.”, ressaltou o prefeito.

O secretário Ricardo Torres enfatizou o envolvimento das escolas e o apoio dado pela prefeitura.
“A participação das escolas mostrou todo o esforço e empenho dos alunos e professores para que o desfile pudesse acontecer. Gostaria de agradecer à gestão municipal, que concedeu o suporte com transporte, alimentação e material necessário para que cada escola pudesse contar a história de Codó com criatividade e respeito.”, destacou Ricardo.

Já o deputado Francisco Nagib parabenizou a organização e destacou o valor da cidadania.
“O desfile de 7 de Setembro em Codó é um momento de grande importância. Ver nossas crianças e jovens desfilando com orgulho é ver o futuro sendo construído com democracia e amor à pátria.”, declarou.

O Tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro reafirmou o sentimento de pertencimento da população codoense, reforçando valores como o respeito, a educação e a cidadania.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Codó inicia dedetização preventiva nos mercados públicos: foco é saúde e segurança alimentar

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Vigilância Sanitária, deu início nesta segunda-feira (08) ao processo de dedetização do Mercado das Merendeiras, localizado dentro do Mercado Central. A ação é uma determinação direta do prefeito Chiquinho FC (PT), e tem como objetivo reforçar as medidas de prevenção e controle sanitário no município.

O procedimento visa combater a proliferação de pragas que podem transmitir doenças graves, assegurando a saúde dos consumidores e trabalhadores que atuam no local. Além disso, a iniciativa busca garantir o cumprimento da legislação sanitária vigente, reforçando o compromisso da gestão com a segurança alimentar e a saúde pública.

Durante o processo de dedetização, o Mercado das Merendeiras permanecerá fechado até o final da tarde da próxima terça-feira (09), quando as atividades comerciais serão retomadas normalmente.

Além da higienização dos espaços, a Secretaria Municipal de Agricultura informou que todos os empreendedores que atuam no mercado participarão de uma capacitação em gestão administrativa de negócios, além de um curso sobre boas práticas de fabricação de alimentos. A proposta é qualificar ainda mais os profissionais do setor, valorizando seus serviços e ampliando a segurança na manipulação de alimentos.

Está prevista para a próxima segunda-feira (15) a continuidade da ação nos demais centros de abastecimento do município: Mercado da Carne, Mercado do Peixe, Mercado das Vísceras, Mercado do Tamandaré e Mercado das Verdureiras.

O secretário de Agricultura, Pedro Belo, ressaltou a ação faz parte de um planejamento contínuo da gestão municipal de cuidado e segurança com a população.

“É uma medida necessária para proteger os consumidores e os trabalhadores dos mercados. Nosso compromisso é garantir que esses espaços estejam sempre limpos, seguros e dentro dos padrões sanitários”, destacou o secretário.

Através de iniciativas como esta, a prefeitura reafirma o compromisso em promover saúde pública, qualidade de vida e valorização dos pequenos comerciantes que movimentam a economia local no município de Codó.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Codó-MA vem, por meio desta, esclarecer informações recentemente veiculadas na mídia acerca da empresa *Rede Sol Fuel Distribuidora S/A*, contratada pelo Município para a prestação de serviços de gerenciamento de frota, com utilização de tecnologia de cartão magnético e sistema operacional via internet, em estabelecimentos credenciados para abastecimento de combustíveis.

É importante destacar que, no processo de contratação, foram rigorosamente observados todos os requisitos legais e administrativos previstos em lei. Até a presente data, não há qualquer registro de sanções, restrições ou apontamentos impeditivos emitidos por órgãos de controle e fiscalização que inviabilizem a contratação da referida empresa pelo Poder Público.

Ressalte-se que a Administração Pública está adstrita ao princípio da legalidade, não havendo justificativa legal para recusar a formalização de contrato com empresa regularmente habilitada e em situação jurídica regular perante os cadastros oficiais.

A Prefeitura de Codó reafirma seu compromisso com a *transparência, a legalidade e a boa gestão dos recursos públicos*, permanecendo à disposição para colaborar com os órgãos de fiscalização sempre que necessário.

*Prefeitura Municipal de Codó-MA*

Direito Religioso no dia a dia: O Brasil é um Estado Laico – o que eu tenho a ver com isso?

Você sabia que o Brasil não tem uma religião oficial? Ou por que pessoas de diferentes crenças convivem lado a lado, sem que uma seja obrigada a seguir a religião da outra? A resposta para essas perguntas está no fato do Brasil ser um Estado Laico, ou seja, é como um juiz que não tem religião, tratando todas as pessoas de forma igual, sem favorecer ou prejudicar ninguém por causa do que elas acreditam.

Em um Estado Laico, o governo e a religião são entidades totalmente separadas e independentes. Isso significa que o governo não tem uma religião oficial, não interfere em questões religiosas e, ao mesmo tempo, não sofre interferência delas. Sua principal função é proteger a liberdade religiosa das pessoas, tratando todas as crenças de forma igual, sem dar privilégios ou impor proibições.

Um exemplo do dia a dia

Imagine uma pessoa chamada Maria, que trabalha em uma empresa com amigos de várias religiões: um é católico, outro evangélico, um é umbandista e uma outra amiga não tem religião. Graças ao fato de o Brasil ser um governo laico, todos eles podem se expressar livremente e praticar a sua fé, usando seus símbolos religiosos e participando de suas celebrações. O governo não pode favorecer a religião da dona Maria ou de qualquer um de seus amigos, nem proibir a prática de nenhuma delas.

A escola dos filhos da dona Maria também deve respeitar a fé deles. Mesmo que a escola pertença a uma religião, ela não pode obrigar os filhos da dona Maria a participarem das práticas da religião da escola, a não ser que tenha o consentimento da dona Maria, sendo eles de menor idade.

É o governo laico que garante que a dona Maria e seus amigos possam viver com a liberdade de seguir sua própria fé e, ao mesmo tempo, respeitar a dos outros. As pessoas e suas crenças devem conviver em harmonia. O que você acha disso? Deixe seus comentários.

Indicação atendida: Vereador Nunes do Náutico visita obras de drenagem de trecho do canal da Água Fria no bairro Codó Novo

A população do bairro Codó Novo comemora mais uma conquista: o início das obras de limpeza e drenagem de uma parte do canal da Água Fria, nas imediações da rua São Luís. A ação é fruto de Indicação do vereador Nunes do Náutico, que vem trabalhando para garantir melhorias significativas em infraestrutura e saneamento básico para a comunidade.

Mais saúde, mobilidade e bem estar aos moradores

A obra, muito aguardada pelos moradores, trará benefícios diretos à qualidade de vida local e também um impacto positivo para toda a cidade de Codó. As obras de limpeza e drenagem proporcionam melhorias no saneamento, na mobilidade e para a saúde pública. Após a Indicação do parlamentar, o prefeito Chiquinho FC atendeu prontamente à solicitação, e a Prefeitura já iniciou os serviços com celeridade, demonstrando a harmonia e a eficiência entre o Legislativo e o Executivo municipal.

Legislativo e Executivo unindo forças e atendendo as demandas

Durante vistoria ao local, o vereador Nunes do Náutico destacou a importância da obra e o trabalho harmônico e de grande resolutividade entre os poderes Legislativo e Executivo de Codó. “Essa é uma conquista de grande valor para a nossa comunidade. A limpeza e a nova estrutura de drenagem dessa parte do canal vai trazer mais saúde, segurança, melhor mobilidade e bem-estar para os moradores, além de melhorar a infraestrutura do bairro. Agradeço ao prefeito Chiquinho FC pela parceria e pela rapidez em atender essa demanda do povo.”, concluiu o vereador