Vereadora Leda Torres solicita urgência para construção de muro no Cemitério da Tancredo Neves e pavimentação no Santo Antônio

A necessidade de obras imediatas voltou a ser pauta na Câmara Municipal de Codó. Na sessão ordinária desta terça-feira (23), a vereadora Leda Torres (PSDB) apresentou duas indicações que refletem problemas antigos da cidade: a falta de estrutura no Cemitério da Rua Tancredo Neves, no Bairro São Raimundo/Trizidela, e a ausência de pavimentação asfáltica na 1ª e 2ª Travessa Albertina Bayma, no Bairro Santo Antônio.

Por meio da Indicação nº 320/2025, Leda pede ao Executivo Municipal e à Secretaria de Infraestrutura a construção, em caráter de urgência, de um muro no cemitério. Já a Indicação nº 321/2025 reforça a necessidade de pavimentação das vias citadas, visando melhorar o tráfego e a qualidade de vida dos moradores.

Durante sua fala, a parlamentar destacou que as solicitações não podem mais esperar: “São demandas antigas da população, que aguardam providências urgentes. O muro do cemitério é uma questão de respeito e segurança, e as ruas do Santo Antônio precisam da pavimentação para garantir dignidade e melhor acesso aos moradores”, ressaltou Leda Torres.

Vereador Nunes do Náutico destaca o início das obras do Centro Esportivo Comunitário do Saco e resgate da Copa de Bairros

Na última sexta-feira (19), o vereador Nunes do Náutico esteve ao lado de autoridades e moradores do Povoado Saco, na zona rural de Codó, para prestigiar um momento histórico: o lançamento das obras do Centro Esportivo Comunitário, um marco para o fortalecimento do esporte e do lazer no município. O evento contou com a presença do Ministro do Esporte, André Fufuca, do Deputado Estadual Francisco Nagib, do prefeito Chiquinho FC, além de outras autoridades. A comunidade participou em peso, celebrando a chegada de uma conquista aguardada há anos.

Centro Comunitário do Povoado Saco

O novo espaço será moderno e multifuncional, projetado para oferecer esporte, lazer, geração de renda e qualidade de vida. Para o vereador Nunes do Náutico, a obra representa muito mais que infraestrutura: é um instrumento de inclusão social, fomento a prática esportiva para à juventude e valorização de comunidades da zona rural. “É uma alegria muito grande, pois foi uma solicitação que fizemos, eu e vereador Araújo Neto, à nossa deputada federal Amanda Gentil, que conseguiu direcionar sua emenda parlamentar para este sonho da comunidade do povoado Saco. Parabéns a todos da comunidade por essa conquista”
O projeto faz parte do programa NOVO PAC, do governo federal, que prevê a construção de 260 Centros Esportivos em todo o país, priorizando regiões em situação de maior vulnerabilidade social.

São Sebastião na final da Copa de Bairros

A programação contou ainda com sorteio de prêmios como fogão, máquina de lavar, TV, liquidificador e ventilador, que animaram a população. Para fechar o dia, o ministro e as autoridades acompanharam a semifinal da Copa de Bairros, entre as equipes do São Pedro e do São Sebastião. Após um jogo emocionante, o São Sebastião garantiu vaga na grande final nos pênaltis.

Em discurso, o vereador destacou os momentos marcantes para o esporte do município. “Na última sexta-feira, Codó recebeu a visita especial do ministro do Esporte, que trouxe excelentes novidades para o desenvolvimento do nosso esporte. Demos início as obras da arena do povoado Saco e celebramos mais uma partida decisiva da nossa Copa de Bairros. Como vereador, fiz questão de estar presente para recebê-lo e reforçar nosso compromisso de buscar mais avanços e oportunidades para todos os codoenses”, afirmou Nunes do Náutico.

Direito Religioso no dia a dia: Como o Brasil se tornou um país de liberdade religiosa

A religião sempre teve um papel fundamental na formação da sociedade brasileira. Desde a colonização, valores religiosos, especialmente do Catolicismo Romano, ajudaram a moldar a forma como o país se desenvolveu, influenciando ideias de justiça e respeito.

No início, o Brasil era um Estado confessional, o que significa que tinha uma religião oficial: o Catolicismo. Isso começou em 1500, com a primeira missa no país, e foi oficializado na Constituição do Império de 1824. Embora outras religiões pudessem existir, elas enfrentavam muitas limitações.

Com a Proclamação da República, em 1890, o Brasil se transformou em um Estado laico. Isso quer dizer que o governo não pode apoiar ou atrapalhar nenhuma religião, garantindo a liberdade de culto para todos. Esse foi um passo muito importante para separar a religião do governo.

A Constituição de 1988 reforçou essa ideia, confirmando que o Brasil é um Estado laico colaborativo. Ela proíbe o governo de financiar religiões, mas permite que o Estado e as religiões trabalhem juntos em projetos importantes para a sociedade, como ações sociais e educação.

Exemplo no dia a dia

Imagine uma escola com alunos de várias religiões, como católicos, evangélicos, umbandistas, espíritas e outras. O Estado laico garante que nenhuma religião seja preferida. Todos têm o direito de expressar suas crenças, desde que respeitem os outros. A escola pode até mesmo criar projetos voluntários onde alunos de diferentes religiões trabalham juntos para ajudar a comunidade, sem dar favoritismo a nenhuma crença em particular.

Prefeitura de Codó lança obra do Centro Esportivo Comunitário no Povoado Saco

Na última sexta-feira (19), a Prefeitura de Codó realizou o lançamento oficial das obras do Centro Esportivo Comunitário do Povoado Saco, marcando um momento histórico para a região. A iniciativa, parte do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, busca ampliar o acesso da população a espaços de esporte, lazer e convivência, sobretudo em áreas com maior vulnerabilidade social.

O evento contou com a presença de importantes autoridades, entre elas o prefeito Chiquinho FC (PT), o deputado estadual Francisco Nagib (PSB), a deputada federal Amanda Gentil (PP) e o ministro do Esporte, André Fufuca, reforçando a parceria entre os governos municipal, estadual e federal em prol do desenvolvimento da infraestrutura esportiva no município.

Durante o lançamento, a população local compareceu para celebrar o início das obras, que representam um avanço significativo para a qualidade de vida dos moradores do povoado e de comunidades vizinhas.

Estrutura completa e moderna

O novo Centro Esportivo contará com:

  • Quadra poliesportiva coberta
  • Campo de futebol society
  • Academia ao ar livre
  • Pista de caminhada
  • Quadra de basquete
  • Parquinho infantil
  • Espaço de convivência para eventos comunitários

A estrutura foi pensada para atender diferentes faixas etárias e promover não apenas a prática esportiva, mas também a integração comunitária e o bem-estar dos moradores.

Mais investimentos para Codó

Durante o evento, o ministro do Esporte, André Fufuca, anunciou ainda novas ações para fortalecer o esporte em Codó, incluindo:

  • Construção do primeiro ginásio com dimensões oficiais do município
  • Reconstrução da tradicional Praça da Bandeira
  • Construção de outro Centro Esportivo, desta vez na sede da cidade

Graças à parceria com a deputada Amanda Gentil, com o deputado Francisco Nagib e o prefeito Chiquinho FC, conseguimos a ordem de serviço para a construção do Centro Esportivo Comunitário no Povoado Saco. Essa obra vai beneficiar centenas de famílias. Seguiremos firmes trabalhando para cada vez mais trazer melhorias para a cidade, destacou Fufuca.

Inclusão social e valorização da juventude

O novo espaço será um importante instrumento de inclusão social, promoção da cidadania e incentivo à prática esportiva, com potencial para gerar empregos diretos e indiretos durante e após as obras, movimentar a economia local e contribuir para a valorização da juventude codoense.

Segundo o Ministério do Esporte, mais de 80 Centros Esportivos Comunitários estão sendo construídos no Maranhão, evidenciando o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento das políticas públicas de esporte e lazer no estado.

Para celebrar junto à comunidade, houve sorteio de diversos prêmios, incluindo fogão, máquina de lavar, TV, liquidificador, ventilador, entre outros brindes. Seguindo a programação do dia, o ministro André Fufuca, acompanhado do prefeito Chiquinho FC e do deputado Francisco Nagib, ainda prestigiou a partida da semifinal da Copa de Bairros, entre as equipes do São Pedro e São Sebastião, realizada no Campo da Pegada.

O Centro Esportivo do Povoado Saco já é considerado um marco para o município de Codó, projetando um futuro mais ativo, saudável e integrado para todos os cidadãos.

Assessoria de Comunicação

Governo Brandão entrega 40 balanças pediátricas para reforçar a Atenção Básica em Codó

Nesta segunda-feira (22), o município de Codó recebeu um importante reforço para a área da saúde: a entrega de 40 balanças pediátricas destinadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. A ação foi realizada pelo Governador Carlos Brandão, por meio do gestor da Unidade Regional de Saúde de Codó, Jango Carvalho, e integra o programa estadual “Cuidar de Todos”, que busca garantir acompanhamento de qualidade ao desenvolvimento infantil em toda a rede municipal de saúde.

As novas balanças serão distribuídas nos postos de saúde da zona urbana e rural, garantindo maior precisão nos atendimentos de crianças. Os equipamentos permitirão aos profissionais de saúde realizar a pesagem correta e o acompanhamento de indicadores essenciais como peso, estatura e índice de massa corporal (IMC), fundamentais para a prevenção e o diagnóstico precoce de problemas nutricionais e de crescimento.

O prefeito Chiquinho FC (PT), destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da rede municipal de saúde.
“Essas balanças são de grande importância para o município, pois vão auxiliar muito no atendimento de nossas crianças, em especial na Zona Rural. Agradeço ao governador Carlos Brandão, por tudo o que tem feito por nossa cidade. Ações como esta, reafirmam o nosso compromisso de melhorar cada vez mais o nosso município”, afirmou o gestor.

A entrega faz parte da estratégia estadual de fortalecimento da Atenção Básica, visando ampliar a cobertura dos serviços e garantir um atendimento mais humanizado e eficiente. O programa “Cuidar de Todos” tem se consolidado como uma das principais políticas públicas de saúde do Governo do Maranhão, assegurando apoio aos municípios, promovendo a descentralização dos cuidados e a garantia de acesso facilitado à saúde.

Com os novos equipamentos em funcionamento, a expectativa é de que as UBSs realizem avaliações mais frequentes e seguras, proporcionando maior eficácia no atendimento às famílias e contribuindo diretamente para o desenvolvimento saudável das crianças codoenses.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Esporte codoense em alta: atletas ganham grande destaque em eventos nacionais e internacionais

Guilherme Viana

O esporte codoense está em alta mais uma vez. Nas ultima semanas, os atletas da terra ganharam repercussão na mídia nacional e internacional, por seus respectivos desempenhos nas modalidades em que atuam.

O primeiro destaque ficou com o velocista Guilherme Viana, que brilhou no Mundial de atletismo, que está sendo disputado em Tóquio, no Japão. O atleta maranhense, que é campeão sul-americano e brasileiro, chegou às semifinais do Mundial nos 400m com barreira e fez o melhor tempo da sua carreira, 48s.69.

Graziella

Mais duas atletas da terra ganharam os holofotes da mídia: Graziella Palhares vem se destacando no cenário esportivo do Piauí. Recentemente, conquistou o título de Campeã do Circuito Piauiense de Vôlei de Praia Sub-21 e também o vice-campeonato na categoria Adulto, ao lado da sua dupla Ana Vitória de Parnaíba. Resultados que evidenciam seu talento e dedicação ao esporte. Ex-aluna do Colégio Batista, Graziella atualmente integra o time B11 Voleibol, sob o comando do professor Betinho, onde vem aprimorando suas habilidades e representando com excelência a cidade de Codó em importantes competições regionais. A atleta é filha da fotógrafa Claudia Canuto.

Vitória

E fechando com chave de ouro as notícias dos desportistas codoenses, a atleta Vitória, que foi vice-campeã na corrida dos Ipês na prova de 5km na Cidade de Primavera do Leste, no estado de Mato Grosso.

Vereador Araújo Neto e prefeito Chiquinho FC garantem conquista histórica para o povoado Saco com início das obras do Centro Esportivo Comunitário

Na última sexta-feira, 19 de setembro, o vereador Araújo Neto, ao lado do prefeito Chiquinho FC, celebrou junto às famílias do Povoado Saco, zona rural de Codó, a realização de um grande sonho: o lançamento da obra do novo Centro Esportivo Comunitário. A conquista, fruto de sua dedicação e articulação, marcou um momento histórico para os moradores da região. O evento contou com a presença de autoridades como o Ministro do Esporte André Fufuca, Deputada Federal Amanda Gentil e o Deputado Estadual Francisco Nagib.

O espaço, projetado para ser moderno e multifuncional, foi pensado para promover esporte, lazer, geração de renda e mais qualidade de vida. Para o vereador, o empreendimento representa inclusão social, incentivo à juventude e valorização da zona rural. A obra faz parte do programa NOVO PAC, do governo federal, por meio do Ministério do Esporte, que prevê a construção de 260 novos Centros Esportivos em todo o país, priorizando regiões de maior vulnerabilidade social.

“Sempre tive um olhar especial para a zona rural de Codó. O povoado Saco merecia há muito tempo um espaço digno para esporte, lazer e convivência. Essa conquista é fruto de muito trabalho e parceria, e tive a alegria de ver esse sonho se tornando realidade junto com cada morador dessa comunidade tão querida.”, destacou o vereador Araújo Neto.

Para abrilhantar ainda mais a celebração, aconteceu sorteio de prêmios, incluindo fogão, máquina de lavar, TV, liquidificador, ventilador, entre outros brindes, que animaram a comunidade. O vereador Araújo Neto e o prefeito Chiquinho FC, juntamente com o deputado Nagib e o Ministro Fufuca, ainda acompanharam a partida da semifinal da Copa de Bairros, entre as equipes do São Pedro e São Sebastião. O time do São Sebastião avançou para a grande final, após vitória nos pênaltis.

Sistema FAEMA/SENAR, SINCODÓ e SINE promovem curso de Pilotagem de Drone em Codó

O município de Codó recebeu mais uma edição do curso de Pilotagem de Drone, realizado pelo Sistema FAEMA/SENAR em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ). De acordo com o mobilizador do SINCODÓ, Elias Araújo, foi o quinto curso de Drone realizado em 2025, e o primeiro ministrado na sede do Sistema Nacional de Emprego (SINE/Codó).

“O Sistema FAEMA/SENAR e SINCODÓ ofertam uma grande variedade de cursos, em diversas áreas, que incluem agronegócio, mas também em tecnologia, áreas da saúde e social. Estes cursos são gratuitos, com duração de 16 a 40 horas, e utilizam uma metodologia de ‘aprender a fazer, fazendo’, culminando na entrega de certificados aos participantes. A cada temporada capacitamos centenas de pessoas para o mercado de trabalho”, explicou Araújo.

A formação buscou capacitar trabalhadores em uma profissão inovadora, com grande demanda de profissionais e em constante expansão, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Durante a solenidade de encerramento, o coordenador do SINE/Codó, Gilvan Oliveira da Silva, destacou a relevância da iniciativa:

“O SINE trabalha com a intermediação de mão de obra, ou seja, a colocação de profissionais no mercado de trabalho. Para isso, é fundamental que as pessoas estejam qualificadas, pois o mercado é cada vez mais exigente. A profissão de piloto de drone está em plena expansão e já demanda profissionais capacitados. Nosso desejo é que os dez participantes escolhidos para este curso possam, em breve, ocupar suas vagas em empresas e no mercado de trabalho. Essa parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e o SENAR foi extremamente positiva.”, declarou Gilvan Oliveira da Silva, coordenador do SINE/Codó.

“Ficamos muito satisfeitos com a realização de mais uma edição do curso de Pilotagem de Drones, o quinto realizado apenas em 2025 e o primeiro em parceria com o SINE, instituição, que assim como o SINCODÓ, tem por objetivo levar mais profissionais ao mercado de trabalho. Agradeço a parceria do amigo Gilvan e toda a equipe do SINE”, concluiu o presidente do SINCODÓ, Iedo Barros.