Janja viajou mais que Lula desde o início do mandato em 2023

A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, passou mais dias fora do país do que seu marido e chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desde o início do mandato, em 2023, ela soma 177 dias em solo estrangeiro, 23 dias a mais que Lula.

Apenas em 2026, Janja soma 20 dias de ausência do Brasil, distribuídos em quatro viagens diferentes. O número de dias da primeira-dama no estrangeiro é maior que os 16 dias acumulados pelo presidente petista em compromissos internacionais no mesmo período.

Neste ano, Janja acompanhou o presidente em agendas na Ásia e na Europa, mas também realizou missões individuais. Em março, por exemplo, a primeira-dama cumpriu uma agenda própria de cinco dias nos Estados Unidos para um evento da ONU.

Além das viagens conjuntas, Janja participou de debates sobre ecofeminismo e visitou sistemas de apoio a vítimas de violência de gênero na Espanha. Em algumas ocasiões, ela antecipou a chegada aos destinos para realizar compromissos paralelos. O levantamento foi feito pelo portal Poder360.

Governo Lula desembolsou R$ 233 milhões com viagens em 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, e uma grande comitiva retornam nesta quarta-feira (22) de uma viagem que passou por Espanha, Alemanha e Portugal.

Desde o início do ano, o governo desembolsou R$ 233 milhões com viagens. Durante o tempo em que estiveram na Alemanha, houve um gasto superior a R$ 812 mil apenas com hospedagem em um hotel de luxo para a comitiva. As informações foram coletadas pelo jornalista Claudio Dantas.

As despesas do governo federal apresentaram um crescimento acelerado em março. Em um intervalo de apenas 18 dias, os custos saltaram de R$ 126 milhões para o montante atual. Este ano, até agora, foram 16 dias em que o presidente esteve fora do país.

Do total investido no período, R$ 127 milhões foram destinados ao pagamento de diárias e R$ 105 milhões foram utilizados para a compra de passagens. O Ministério da Justiça foi identificado como a pasta que mais gerou custos com deslocamentos até o momento.

O levantamento indica que o governo federal atingiu, pelo terceiro ano consecutivo, o recorde histórico de gastos com viagens, chegando a R$ 2,44 bilhões. A maior parte desses deslocamentos foi realizada por servidores que ocupam cargos de confiança na administração pública.

As informações sobre as despesas são disponibilizadas por lei no Portal da Transparência, permitindo o acompanhamento do uso do dinheiro público; no entanto, há demora na atualização dos dados divulgados.

Zema dispara criticas ao STF e diz que a Corte “está podre”

Nesta quarta-feira (22), o ex-governador de Minas Gerais (MG), Romeu Zema (Novo), voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF) e disse que a Corte “está podre”. A fala ocorreu após pedido do ministro Gilmar Mendes para que Zema fosse investigado no inquérito das fake news.

A polêmica teve início quando Zema publicou um vídeo mostrando um fantoche do ministro Dias Toffoli pedindo ao de Gilmar que suspendesse a quebra de seus sigilos que havia sido ordenada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado. O boneco do decano acata a solicitação e, em troca, pede uma “cortesia” no resort Tayayá, do qual Toffoli era sócio.

Em conversa com jornalistas, o ex-governador de Minas apontou que está sendo censurado.

– Não pode mais fazer caricatura. Não pode ser mais irônico. Daqui a pouco vocês estão todos calados e censurados. Estou sendo tolhido da minha liberdade de expressão – afirmou.

Zema também chamou a medida de “atentado à democracia”.

Avião carregando R$ 15 milhões cai; moradores saqueiam

Um avião com R$ 15 milhões caiu na cidade de Minga Guazú, no Paraguai, no último sábado (18). Após a queda, moradores da região saquearam a aeronave antes que autoridades chegassem ao local.

A estimativa é de que 2 milhões de dólares (R$ 9,96 milhões) tenham sido perdidos. As informações são da Aeroin.

A queda da aeronave, pertencente à empresa Aerotax e fretada pela Prosegur, ocorreu a 750 metros da pista do Aeroporto Guaraní. O avião fazia parte de uma operação que transportava 5 milhões de dólares e R$ 15 milhões de Ciudad del Este para Assunção.

Após o acidente, os malotes de dinheiro ficaram espalhados pela região. A polícia analisa conversas registradas no WhatsApp para identificar os envolvidos no saque do dinheiro.

Um comunicado da Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DNAC) do governo do Paraguai informou que o avião emitiu um alerta de falhas no motor às 15h38. O piloto, Fernando Noldin, morreu no local.

Já o copiloto, Yeruti Nuñez, está em estado estável. Dois passageiros, Hiron Bogado e Freddy Recalde, estão em estado grave. Relatórios preliminares indicam que a aeronave sofreu uma falha no motor esquerdo durante o voo, o que resultou na queda, informou a DNAC.

O comissário Carlos Duré, do Departamento de Cooperação Policial Internacional, confirmou o desaparecimento do montante.

– A investigação presume que parte do capital foi subtraída por pessoas que compareceram ao local imediatamente após o acidente – afirmou o chefe policial ao ABC Color.

Segundo o comissário, equipes fizeram buscas pela região, mas não conseguiram recuperar o dinheiro.

Após o episódio, autoridades informaram que criminosos estariam se passando por agentes para extorquir os moradores e roubarem o dinheiro recolhido.

– Foi registrado ao menos um caso em que indivíduos exigiram a devolução do dinheiro por meio de engano – informou o comissário.

*Com informações AE

Carne Bovina dispara e atinge maior valor em 29 anos

O preço do boi gordo alcançou, em abril, o maior nível desde 1997, pressionando o valor da carne bovina no Brasil e ampliando a diferença em relação a outras proteínas. Dados do Cepea indicam que a carne suína atingiu a maior vantagem de preço em quatro anos.

Hoje, é possível comprar cerca de 2,46 kg de carne suína pelo valor de 1 kg de carne bovina. A alta é atribuída à menor oferta de animais para abate e à valorização da arroba, que gira em torno de R$ 365. O cenário também é influenciado pelas exportações, especialmente pela demanda da China, e já pressiona a indústria frigorífica, que faz ajustes no setor

 

Fonte / Poder Nacional

Idosa é agredida no Rio de Janeiro por cantar louvores na rua

A aposentada Fátima Candeias, de 62 anos, levou um soco no rosto após cantar louvores na Rua do Catete, na Zona Sul do Rio, na última quinta-feira (16). De acordo com ela, um homem teria se sentido incomodado e chamou a Guarda Municipal. Em entrevista ao Pleno.News, a vítima deu detalhes sobre o caso.

Quando os agentes chegaram ao local, a idosa afirmou que sabia que a denúncia havia sido feita por ele. Foi quando o homem, então, se irritou e desferiu o golpe contra o rosto da vítima. Os dois foram levados pelos guardas municipais para a delegacia do Catete. O agressor foi identificado como Obede da Silva Inácio.

A gente foi para a delegacia; ele foi a pé, eu fui dentro da viatura porque eu me recusava a estar na mesma viatura que o indivíduo. E depois da delegacia, o delegado que me atendeu me mandou direto para o hospital. A Guarda Municipal me levou à UPA de Botafogo — afirmou.

Em seguida, a cantora foi orientada a procurar atendimento oftalmológico no Hospital Municipal Souza Aguiar, onde foi diagnosticada uma lesão na córnea.

— Fui atendida em caráter de emergência lá no Souza Aguiar. Foram passados alguns medicamentos; a vista continua lacrimejando e continua embaçando um pouco. Houve uma pequena lesão na córnea. (…) Na quinta-feira [uma semana após o ocorrido], eu vou voltar para avaliação e, completando 30 dias, uma nova avaliação para depois encaminhar isso tudo para o IML — completou.

Perguntada se pretende voltar a cantar nas ruas, ela foi categórica.

— Claro que eu pretendo voltar! Deus não me deu espírito de covardia, mas de ousadia. Claro que eu gostaria muito que Deus também modificasse a minha história, né? Que eu não precisasse ficar tanto na rua, que tivesse um pouco de reconhecimento (…) e que a rua fosse uma coisa mais esporádica, porque na verdade a rua é uma coisa complicada. É preciso ganhar almas para o Reino, mas ao mesmo tempo também estou me expondo — disse.

Obede Inácio foi autuado por lesão corporal e o caso foi encaminhado para o Juizado Especial Criminal (Jecrim). Em publicação nas redes sociais, a idosa usou um texto bíblico pra falar sobre os sacrifícios e riscos de se pregar o evangelho.

Defesa de Jair Bolsonaro pede ao STF autorização para cirurgia

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que o líder conservador seja autorizado a passar por uma cirurgia no ombro direito, indicada por um médico especialista. O procedimento está previsto para ocorrer no dia 24 ou 25 de abril e tem como objetivo reparar o manguito rotador, além de outras lesões associadas.

No requerimento, os advogados solicitam que a autorização abranja todas as etapas do tratamento, incluindo preparação, internação, realização da cirurgia, período pós-operatório e reabilitação. Também pedem que a análise do pedido seja feita com urgência, em razão da condição clínica.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar humanitária temporária desde o dia 27 de março, concedida pelo ministro Alexandre de Moraes por um prazo inicial de 90 dias, após condenação a 27 anos e três meses por tentativa de golpe. A medida foi adotada considerando seu estado de saúde.

De acordo com relatórios médicos enviados ao STF, o ex-presidente, de 71 anos, apresentou melhora geral após um quadro de pneumonia bilateral. Os documentos indicam evolução positiva nas condições pulmonar e digestiva, com redução de sintomas como falta de ar, cansaço e refluxo. As crises de soluço também têm tido resposta satisfatória após ajuste na medicação.

Apesar da recuperação clínica, o laudo ortopédico aponta a persistência de dores intensas no ombro direito, especialmente à noite, além de limitação funcional. Exames físicos e de imagem confirmaram uma lesão de alto grau. Segundo os médicos, o quadro não respondeu à fisioterapia, o que reforça a indicação cirúrgica, a ser realizada por via artroscópica, considerada minimamente invasiva.

Quaest: Flávio aparece com 42% no segundo turno; Lula tem 40%

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (15) aponta que o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno presidencial.

No principal cenário testado, Flávio registra 42% das intenções de voto, enquanto Lula soma 40%. Apesar da vantagem numérica, o resultado configura empate técnico, já que a margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Na rodada anterior, realizada em março, ambos apareciam com 41%.

O instituto também simulou outros cenários de segundo turno com Lula enfrentando diferentes nomes. Contra o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o petista aparece com 43%, frente a 36% do adversário. Já em um confronto com o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), Lula tem 43%, contra 35%.

Em cenários com outros possíveis candidatos, Lula amplia a vantagem. Contra o coordenador do MBL, Renan Santos (Missão), o presidente registra 44%, enquanto o adversário tem 24%. Já em uma eventual disputa com o psiquiatra Augusto Cury (Avante), Lula aparece com 44%, contra 23%.

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores entre os dias 9 e 13 de abril, por meio de entrevistas presenciais. O nível de confiança é de 95%, e o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09285/2026.

Filho é preso em velório após matar mãe para liberar celular

Em Santa Maria da Serra (SP), um homem de 26 anos foi preso durante o velório da mãe, no último sábado (11). Uma investigação da Polícia Civil indica que ele teria matado a própria genitora.

De acordo com a corporação, o jovem teria amputado o dedo da mãe para desbloquear contas no celular e fazer transferências bancárias.

A vítima tinha 53 anos de idade. O corpo foi encontrado dentro de casa com sinais de violência e sem um dos dedos da mão direita.

Uma equipe da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Piracicaba iniciou uma apuração e identificou um casal, o filho da vítima e uma mulher, entrando e saindo da residência na noite anterior.

O homem confessou o crime. Com ele, foram apreendidos objetos roubados da residência da mãe e dinheiro.

Na Delegacia de São Pedro para onde o jovem foi levado, o caso foi registrado como latrocínio e captura de procurado. As informações são do Metrópoles.

Lula está bem? 10 falas confusas e controversas já ditas pelo petista

Ao longo de seu atual governo, não foram poucas as ocasiões em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) proferiu falas consideradas controversas, confusas e polêmicas a ponto de até serem tidas como racistas e capacitistas. Desde confundir a atual esposa Janja com a ex-mulher Marisa Letícia até agradecer o continente africano pelo que foi produzido durante a escravidão, a coleção de “pérolas” do petista não é pequena.

Por isso, o Pleno.News reuniu algumas dessas declarações e relembra a você nas próximas linhas. Confira:

 

“ALGUÉM ESTÁ COMENDO MAIS DO QUE DEVERIA” (fevereiro/2023)
Durante a cerimônia de reinstalação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), realizada em 28 de fevereiro de 2023, no Palácio do Planalto, Lula disse ser uma contradição que um país grande produtor de alimentos como o Brasil ter cidadãos passando privações. Na ocasião, o petista elencou como problema o fato de existirem pessoas “comendo mais” do que deveriam comer.

– Se nós produzimos alimento demais no planeta Terra e, se neste país, a gente produz alimento demais e tem gente com fome, significa que alguém está comendo mais do que deveria comer, para que o outro pudesse comer um pouco. Significa que nós estamos desperdiçando alimento, entre a produção e o consumo; significa que alguma coisa está errada – disse.

 

“PROBLEMA DE DESEQUILÍBRIO DE PARAFUSO” (abril/2023)
Em abril de 2023, Lula utilizou a expressão “desequilíbrio de parafuso” para se referir a pessoas com transtornos mentais. A declaração ocorreu durante uma reunião com ministros e governadores sobre a segurança nas escolas, após ataques ocorridos em Blumenau e São Paulo. Na ocasião, o presidente associou esses transtornos a riscos de violência.

– Sempre ouvi dizer que a Organização Mundial da Saúde sempre afirmou que a humanidade deve ter mais ou menos 15% de pessoas com problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro, e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes, se você pegar 15% disso significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso. Pode uma hora acontecer uma desgraça – declarou.

 

“GRATIDÃO” PELO QUE FOI PRODUZIDO DURANTE ESCRAVIDÃO (julho/2023)
Durante uma visita oficial a Cabo Verde em julho de 2023, o presidente Lula fez uma declaração polêmica ao comentar sobre a herança histórica e cultural deixada pelos africanos no Brasil. Ao tentar destacar a influência da ancestralidade africana na formação da identidade nacional brasileira, ele utilizou uma formulação que foi amplamente criticada por parecer relativizar o sofrimento e a violência da escravidão.

– Nós temos uma profunda gratidão ao continente africano por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país – apontou.

 

LULA DIZ PARA MULHER PARAR DE TER FILHOS (junho/2024)
Durante uma entrega de casas do programa Minha Casa, Minha Vida, em Fortaleza, no Ceará, em junho de 2024, o presidente Lula causou forte polêmica ao adotar um tom inconveniente em relação a uma mulher de 25 anos ao mandar que ela parasse de ter filhos. Essa, por sinal, não tinha sido a primeira declaração do tipo feito pelo petista, que já havia realizado um comentário similar um mês antes.

– Veja aquela menina que esteve aqui com três crianças. Aquela moça tem 25 anos de idade. Ela tem três filhos. Eu falei para ela: “Minha filha, a primeira coisa que você tem que fazer é parar de ter filho, porque você já tem três”. E falei para ela que ela tem que estudar, porque agora ela tem três filhos pra cuidar. Três filhos. Não é mole. Eu tenho cinco. Ela tem três. Então ela tem que voltar a estudar – disse.

 

“QUE MONSTRO VAI SAIR DO VENTRE DESSA MENINA?” (junho/2024)
Em entrevista à CBN em junho de 2024, Lula gerou uma forte onda de indignação ao utilizar a expressão “monstro” para se referir a crianças geradas a partir de casos de estupro. A fala ocorreu em uma crítica do petista ao projeto de lei que equiparava o aborto após 22 semanas ao crime de homicídio. A proposta está parada na Câmara desde agosto de 2024.

– Então é preciso de forma civilizada a gente discutir. As crianças estão sendo violentadas dentro de casa. Esse debate é um debate maduro que envolve a sociedade. Temos que respeitar as mulheres. Elas têm o direito de ter um comportamento diferente e não querer. Por que uma menina é obrigada a ter um filho de um cara que estuprou ela? Que monstro vai sair do ventre dessa menina? – indagou.

 

“CARA SEM DENTE E AINDA NEGRO?” (agosto/2025)
Em agosto de 2025, durante um evento de entrega de unidades odontológicas móveis em Sorocaba (SP), Lula gerou controvérsia ao relatar uma crítica que fez a uma antiga propaganda do governo que promovia o agronegócio brasileiro no exterior. O presidente foi acusado de racismo pela oposição ao questionar por que uma pessoa negra e desdentada havia sido escolhida para representar o Brasil.

– Eu chamei o ministro e perguntei: “Escuta aqui, por que você colocou essa fotografia desse senhor negro sem dente? Você acha isso bonito? Você acha isso bonito, cara? Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior, um cara sem dente e ainda negro? Você não acha que isso é preconceito?” – declarou.

 

JANJA CONFUNDIDA COM MARISA (fevereiro/2026)
Em 9 de fevereiro deste ano, durante um evento oficial em Mauá, na Grande São Paulo, o presidente Lula protagonizou um ato falho ao confundir publicamente o nome de sua atual esposa, Janja, com o de sua ex-esposa falecida, Marisa Letícia. O episódio ocorreu durante um discurso sobre investimentos na saúde e a respeito de uma unidade móvel de exames.

– Semana que vem, eu vou com a Marisa numa jamanta… com a Janja, numa jamanta dessa [unidade móvel], e a Janja vai fazer mamografia – disse.

 

MAIS UMA CONFUSÃO: DILMA COM IRMA PASSIONI (fevereiro/2026)
Em fevereiro deste ano, durante uma entrevista ao portal UOL, o presidente Lula protagonizou mais uma gafe de troca de nomes ao confundir a ex-presidente Dilma Rousseff com Irma Passoni, ex-deputada e que participou da fundação do PT. O erro ocorreu enquanto o presidente tentava analisar a trajetória da polarização política no Brasil, citando a campanha presidencial de 2014.

– Porque a radicalização das eleições começou na disputa do Aécio Neves [nas eleições de 2014] com a Irma Passoni [na verdade, Dilma Rousseff]. O Aécio Neves foi o maior agressor que eu já vi contra uma mulher numa campanha política – afirmou.

 

RESPEITADO NO CRIME ORGANIZADO? (março/2026)
No último dia 24 de março, ao sancionar o Projeto de Lei Antifacção, Lula comentou mais uma de suas gafes ao afirmar que o Brasil deu mais um passo para se tornar um dos “países mais respeitados do mundo no crime organizado”.

– Parabéns a todos que contribuíram. Ao pessoal do Ministério da Justiça e parabéns aos deputados e senadores que nos ajudaram a dar mais um passo importante para que o Brasil seja um dos países mais respeitados do mundo no crime organizado. Parabéns e muito obrigado – assinalou.

 

“VOCÊS SÃO AS PESSOAS HONESTAS QUE QUEREM QUE EU SEJA” (abril/2026)
Na inauguração das obras do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, no começo deste mês, Lula protagonizou uma fala confusa ao discursar para jovens estudantes. Ao tentar incentivar a participação da juventude na política, o presidente acabou formulando uma frase ambígua que sugeria que ele mesmo não atenderia aos padrões de honestidade esperados pelos jovens.

– Não se acovardem, entrem na política, escolham um papel e todo mundo pode assumir a responsabilidade. Vocês são as pessoas honestas que vocês querem que eu seja – completou.