Na cidade mais antiga da região do Munim, Icatu, o ex- prefeito e ex-deputado Juarez Lima liderou uma multidão que homologou sua candidatura a prefeitura do município.
O evento foi marcado por demonstrações de apoio de populares, assim como de lideranças políticas da região. Lima foi gestor da cidade de Icatu durante dois mandatos (08 anos), de 2005 a 2012. Durante esse período, realizou muitas ações no município, com destaque para a inclusão de centenas de famílias em programas sociais, combate a criminalidade, construção de mais de 100 Km de estradas, construção de escolas e postos de saúde e eletrificação para quase todos os povoados do município. O ex-prefeito também incentivou a educação, tendo como um dos seus grandes feitos ter conseguido levar a Universidade Estadual do Maranhão-UEMA para o município, garantindo formação superior, pesquisa e extensão aos jovens Icatuenses.
Com esse conjunto de obras realizadas, a roda da economia girou no município, possibilitando o fortalecimento do comércio local. 
A convenção teve a homologação de dezenas de pré-candidatos a vereador. O grupo que já tem o maior número de vereadores com mandato, tem a perspectiva de ampliar sua participação na câmara municipal.
Categoria: Política
Após fechar com PMDB em Bacabal, PDT ganha no STF o mandato do dep. Alberto Filho

Coincidência ou não, bastou o PDT mudar de posicionamento e declarar ‘da noite para o dia’ apoio ao PMDB na cidade de Bacabal, para o Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (10), interromper o mandato de Alberto Filho, deputado federal e peemedebista filho do atual prefeito daquela cidade, Zé Alberto.
Durante sessão plenária, os ministros da corte máxima da justiça brasileira decidiram, por 6 votos a 5, que apreciação final das contas de prefeitos deve ser feita mesmo pelas Câmaras Municipais, não pelos Tribunais de Contas.
Desta forma, os 56.171 votos – até então anulados – obtidos pelo ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo (PDT) durante a eleição de 2014, serão validados.
Desse modo, a coligação “TODOS PELO MARANHÃO 2 formados pelo PDT / PTC / PROS” ganha uma cadeira, que será ocupada pelo suplente de deputado federal Julião Amin [64.896 votos], atual secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária.
Prejuízo para Davizinho
Como quem perde a vaga na Câmara Federal é a Coligação “PRA FRENTE MARANHÃO 1 (PMDB / DEM / PTB / PV / PRB / PR), significa que Alberto Filho torna-se primeiro suplente. E Davi Alves Silva Júnior [63.706 votos], deputado federal em execício cai para a segunda suplência.
Deste modo, enquanto o deputado federal Sarney Filho (PV)estiver no comando do Ministério do Meio Ambiente do governo Michel Temer (PMDB), o filho do prefeito de Bacabal continua no mandato.
Coligação Unidos Por Codó reúne fortes nomes da política codoense para apoio a Nagib e Torres
Na última semana o eleitorado codoense viu como serão disputadas as eleições 2016. No último dia 5, Codó foi palco de várias convenções e de uma corrida frenética dos grupos e partidos que ainda não tinham conseguido compor sua chapa e coligações. Muitos tiveram que fazer uma verdadeira “dança das cadeiras” para ver quem ia pra onde, o que acabou prejudicando algumas convenções de partidos, com candidatos próprios, mas que não tinham vice.
Grupo forte e unido em apoio a Nagib e Torres
Dentre as convenções que foram realizadas no último dia 5, uma das mais coesas e bem organizadas foi a da coligação ‘Unidos por Codó’, formada pelos partidos PTN, que tem como presidente Leonel Araújo, o PHS de Rosilda, ex-Secretária da Juventude, do PTB de Antônio Carlos e o PMB de Socorro Quinzeiro.
A convecção foi realizada no centro da cidade, as margens do Rio Itapecurú, bem junto a passarela, e colocará um total de vinte e sete candidatos a vereador por Codó. O apoio da coligação Unidos Por Codó foi imprescindível para o grande sucesso da convecção do PDT, ocorrida no mesmo dia, que lançou Francisco Nagib como candidato a prefeito de Codó.
“Foi uma festa muito bonita. A coligação Juntos Por Codó realizou uma convenção muito bem organizada, que contou com a presença de nossa população, apresentamos nosso candidatos, e ao final fomos às ruas e nos unimos ao povo que acompanha ao PV, do prefeito Zito Rolim, para todos juntos prestigiarmos a candidatura de Francisco Nagib e Ricardo Torres”, comentou Leonel Filho, presidente municipal do PTN.
PMDB oficializa Fábio Câmara candidato a prefeito de São Luís
Na tarde desta quinta-feira (04), o vereador Fábio Câmara foi oficialmente confirmado candidato a prefeito em São Luís pelo PMDB. A definição ocorreu em convenção partidária realizada no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão. Ao lado de colegas de partido e da família, Câmara discursou para pelo menos 1.000 pessoas que estavam no plenário.
A chapa “Coragem pra fazer” terá como candidato a vice-prefeito, o coronel PM reformado Flávio de Jesus, que também é do PMDB. Em discurso, Fábio falou das oportunidades que obteve na política, afirmou que estava “abrindo mão da verba para elevar o verbo” e destacou os motivos pelos quais está disposto a concorrer ao cargo de prefeito da capital.
“Cheguei até aqui graças às oportunidades que tive na vida. Primeiro, foi à oportunidade que tive em poder trabalhar no PMDB, partido que vou representar com muito orgulho nessa disputa pela Prefeitura. Segundo, foi à importância do secretário Ricardo Murad em trajetória. Terceiro, são vocês. Sem vocês não teria chegado até aqui. Agora eu quero dizer que estou fazendo algo que políticos não costumam fazer: abro mão da verba para elevar o verbo. Saio da zona de conforto para ser candidato a prefeito. Faço isso porque e inadmissível que o povo de São Luís não tenha uma opção entre o seus na disputa para o cargo de prefeito”, destacou.
O lado negativo é que parece que o próprio PMDB não acredita na candidatura de Fábio Câmara, afinal no evento desta quinta-feira apenas um político de mandato estava presente, o deputado federal Hildo Rocha.
Entretanto, Fábio Câmara não entrou enganado na disputa, pois o próprio Blog já o alertou diversas vezes, mas o peemedebista fez sua escolha e terá agora que arcar com ela.
Racionalização do voto
Não podemos deixar que nossa intenção de voto sofra a influência deplorável de assaques contra este ou àquele candidato; prática que apesar de ignóbil não será descartada por candidato que no seu desespero veja alguma miragem fata morgana que o eleja de cabeça para baixo. Historicamente, todavia, assaques não passam de tentativas inglórias de grupos, partidos, ou candidatos que se deparam com a iminência da derrota no limiar de suas portas reverterem tendências irreversíveis. É bom que se grife que tais práticas tampouco contribuem para o processo democrático de uma eleição. O eleitor até pode ainda não saber em que pretende votar. Mas decerto o abuso de práticas abjetas, como essa de detrair o candidato com assaques, tem surtido efeito contrário, porque já levaram o eleitor a crer que seu voto precisa ser modernizado, deixando de ser apaixonado para se tornar técnico. Explico: A paixão quando descamba para terreno movediço, como a política, tende inexoravelmente a findar em frustrações; que podem ser evitadas com uma revisão técnica do seu voto. Quando nós, eleitores modernos, usamos uma lupa para vermos melhor nosso meio político atual, encontramos certa diversidade benéfica com a proliferação de boas idéias em candidaturas apreciáveis. Isto, contudo,não significa dizer que não há risco de retrocesso nesse processo todo. Todo cuidado agora é pouco.
Para uma análise tranqüila, é preciso que deixemos de emprestar ouvidos a certos boatos plantados por candidato inescrupuloso, cuja sanha cevada na própria incompetência o compele a mentir. Se Chiquinho tem sucesso em seus negócios, obviamente é porque os gerencia bem. Sem conhecimento de causa, andaram falando do preço do combustível, e do gás. Mas os falastrões são adversários sem projeto algum para o município, apenas querem explorar isso transformando a bandeira do posto em bandeira de campanha. Vamos desmistificar este factóide inflamável! De propósito estes adversários se esquecem dos altos custos operacionais das grandes empresas. Será que não sabem que um frentista qualificado, bem apresentado, equipado, área de trabalho com todos os equipamentos de proteção, área de serviço diversificada, limpa e aprazível, iluminação feérica visando segurança, não tem custos operacionais adicionais na prestação dos serviços de um posto de combustível que se preze? Outra pergunta pertinente que devemos fazer é se um posto de combustível que não prima pelo serviço que presta aos consumidores pode cobrar um pouco a mais? Até porque não teve custos para tanto, claro que não! Mas o posto que prima pela excelência dos serviços que presta, é contabilmente natural que repasse seus custos; como toda e qualquer empresa de qualquer ramo em qualquer lugar do mundo. Só para ilustrar: por razões obvias de custo baixo para operar uma barraca, uma maçã exposta numa feira a céu aberto será vendida por preço bem menor que num supermercado climatizado. E é bom que não esqueçamos: a boa e inegável conseqüência social do bom desempenho de um empreendedor é sem dúvida a manutenção do emprego. Sobretudo a criação e manutenção do emprego é política acertada, que traz paz social a uma sociedade. Creia, conterrâneo, nossa Codó tem nas mãos oportunidade ímpar de dar um salto de qualidade de vida nunca dantes visto em sua história.
Neste dia, 5 de agosto, Codó ganha (sem desmerecer nenhuma candidatura) um jovem candidato que traz no bojo de suas arrojadas intenções o melhor que se podia esperar. Falo em termos de disciplina aliada à técnica de bem administrar. Bem administrar, minha gente, numa gestão pública significa gerar empregos diretos e indiretos! Emprego, por conseqüência, significa independência, família feliz, significa futuro para os filhos. Enfim, harmonia e paz de espírito. Geração de empregos é sem dúvida o compromisso natural do candidato Francisco Nagib. Isto é patente. Nem seus adversários podem negar. E esse negócio de um pequeno magote andar assacando por aí que Chiquinho vai aumentar impostos, é balela, conversa pra boi dormir. Todos sabem que o poder constitucional de legislar sobre a arrecadação municipal é de exclusividade da câmara municipal, não do executivo. Como também todos sabem que Francisco Nagib vai deixar nossa cidade muito mais limpa, muito mais bela, e com um IDH lá em cima. Para tanto, Francisco sabe, é preciso investir muito em educação de boa qualidade. De uma coisa podemos ficar certos, grandes obras de infra-estrutura virão de roldão. Milhares de empregos serão gerados com grandes investimentos empresariais que serão atraídos, perenizando assim a renda familiar de nossa gente querida. É para esta clara disposição e capacidade do candidato Francisco Nagib fazer de nossa querida Codó um grande e progressista canteiro de obras é que chamo a atenção de meus conterrâneos. Basta de vã filosofia, de retóricas retrógradas, de futricas eloqüentes que não levam a nada. A história não brinca. E o tempo não para. É como profetiza a canção que Elis imortalizou: o novo sempre vem! E vem que vem. Seguramente é o amor de Francisco por Codó que vai fazer com que busque e empregue todo conhecimento técnico moderno disponível para descortinar o progresso espetacular que vivemos a ensaiar no palco dos nossos sonhos.
Alexandre Salem, ex-deputado estadual, escritor.
Andre Gerude Araújo e Diogo Tito declaram apoio a Biné Figueiredo
Bira do Pindaré ataca Roberto Rocha e desiste de candidatura
O deputado estadual Bira do Pindaré reconheceu hoje (3) não ter forças no PSB para sustentar seu projeto de candidatura e desistiu de disputar a Prefeitura de São Luís em outubro.
Numa carta aberta publicada em sua página pessoal no Facebook, ele atacou o senador Roberto Rocha (PSB), a quem atribuiu “controle exclusivo” sobre o PSB, e abriu anunciou sua saída da disputa.
“Lutamos bravamente para oferecer a cidade de São Luís um caminho diferente. Fizemos tudo que era possível. Recorremos até a Justiça. Infelizmente, não conseguimos. Por essa razão, somos obrigados a reconhecer que nossa candidatura sofreu um impedimento por parte da direção municipal do PSB sob o controle exclusivo do Senador Roberto Rocha”, escreveu.
A decisão antecede a decisão oficial do PSB sobre que rumo tomar em São Luís.
Fonte: Gilberto Leda
PSDB de Biné convida população para Convenção Municipal
Os sete pilares da política suja
Do modo que o sistema político anda em nosso país, surge uma pergunta na boca de todo o povo: é dessa política que essa nação precisa? As vezes fica até difícil descobrir em quem confiar (se podemos confiar). Pelas praças, ruas, igrejas, mercados e muito mais , ouvimos as mesmas vozes de um povo cansado e angustiado, desanimado pelos políticos dessa nação. A desconfiança fica em alta e o confiar, é uma questão de indagação, de incertezas. Faço-me valer das palavras de Ruy Barbosa: De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e ter vergonha de ser honesto.
É certo que queremos governantes que nos representem, nos auxiliem, nos defendam e procurem fazer sempre o melhor em prol do seu povo, sem hipocrisia e fingimentos, mas de coração, sem esperar receber algo em troca. Homens que prezem a educação, saúde, esporte, cultura, lazer e muito mais que seja direcionado ao benefício de um povo. Um dos governantes da história que muito me fascina foi o Rei Salomão. Governou com força, fé, coragem e muita sabedoria que era sua característica suprema. Foi amado, respeitado e admirado até pelos seus maiores inimigos. Isso fez dele um político ficha bem limpa.
Uma certa vez ele escreveu algo de extrema importância: Aquilo que Deus Aborrece num ser humano. Tomo a liberdade de suas palavras e as aplico para o nosso século presente, como os sete pilares da política suja (baseado em Provérbios 6;16-19)
1º Pilar – O olhar altivo. São os olhares arrogantes, cheios de orgulho e presunçosos. Em pré-campanha, não se percebe tanto esta característica, mas após nesse período, o político com olhar altivo, retoma sua personalidade natural e como muitas vezes acontece, ele passa de fininho e finge que não te vê. Escolha alguém de boa índole e te olhe com singeleza de espírito.
2º Pilar – A língua mentirosa. Eu prometo! Eu farei! Eu cumprirei! Eu transformarei! Promessas e mais promessas. Quem promete o que não pode, com certeza não poderá cumprir seu voto. Tais políticos usam de má fama e enganam os mais simples que não tem muito conhecimento e por uma barganha, negociam seu cartão da democracia verdadeira. Esteja atento ao que falam. O muito falar, leva ao descrédito. Ouça com atenção e analise com sabedoria cada proposta. Não deixe que mintam para você!
3º Pilar – Mãos que praticam a violência. Quem poderá acabar com a violência em nossas cidades? Ficamos presos em nossas casas e os verdadeiros bandidos à solta. Enquanto uma senhora fica presa meses por roubar uma lata de leite para dar aos filhos, o outro, mesmo roubando milhões e escondendo na cueca, usufrui da liberdade. Queremos homens e mulheres que carreguem nas mãos, a paz, o amor, a honestidade. Conheça a vida de seus candidatos e escolha aqueles que tem mãos e ficha limpa.
4ª Pilar – Coração que trama projetos maldosos. Nosso dinheiro sucumbe a um mundo onde a ganância age de forma disfarçada e traiçoeira. Em tudo arranjam um jeito de tirar proveito, é um tal de Deus por todos e eu por mim. Reveja os projetos de cada candidato e escolha aqueles que irão trazer benefícios à comunidade como um todo.
5º Pilar – Pés que se apressam a correr para o mal. A corrida está em andamento. Todos andam de um lado para o outro. Alguns apresentam suas ideias e propostas, outros se atém a difamar seu rival, como se isso lhe desse mais créditos. O que está em jogo? A defesa soberana de um povo ou o status social, o bom salário e um futuro recheado de coisas boas desviadas da boca do menino que tem fome e da educação da menina que quer ler e ser doutora? Converse com seu candidato. Pense no coletivo, não no favo do mel que pode lhe ser presenteado, caso ele seja vencedor. Vale ressaltar o que disse Gilmar Mendes: Temos no Brasil um dicionário de abusos de autoridades que vai de A a Z.
6º Pilar – Testemunha falsa (mentira). É incrível como se pode observar a quantidade de falsidade existente nesse grande mundo de meu Deus. Homens com tanto poder e nenhum coração, gente que compra e que vende a moral da nação (João Alexandre). Não é a toa que câmeras escondidas gravam a obscuridade e a falsidade daqueles que se dizem nossos defensores, guardadores, protetores, homens e mulheres da lei, da moral, da ética e da verdade. Que verdade, que moral, que ética, que lei? Observe atentamente as palavras ditas e as ações vividas por aqueles que querem te representar no poder.
7º Pilar – O semeador de contendas. A soberba é uma das fontes das contendas que mais dividem uma família, uma nação, um partido. “Da soberba só resulta a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria.” (Salomão). A contenda é como uma pequena brasa, ela chega de mansinho e incendeia um bosque inteiro. Ouvir debates é diferente de ver o semear das brigas causadas por passado, presente e futuros partidários. Homens que não se respeitam, com certeza não respeitarão o seu povo. Falam sem pensar e agem por si só. Penso no que Eça de Queirós queria dizer quando expressou: Os políticos e as fraldas devem ser mudadas pela mesma razão. Será que ele foi ofensivo?
Concluo da forma mais digna de um cidadão brasileiro. Queremos homens e mulheres que nos representem e ergam seus pilares políticos sobre a honra, o respeito a ética e a moralidade e que mudem no mundo a nossa cara tida como país da corrupção. Vote consciente.
(*) Raimundo Soares de Andrade é um brasileiro amante do seu país e intercessor de seus governantes
A força de Soliney Silva em Coelho Neto
O prefeito Soliney Silva (PMDB), mostrou mais uma vez sua força e seu prestígio político ao realizar uma mega convenção para seus candidatos. O Ginásio de Esportes Uiran Sousa ficou pequeno para a convenção que homologou as candidaturas de Jademil Gedeon e Raimundão como candidatos a prefeito e vice, respectivamente.
A Coligação “Por Amor a Coelho Neto” além do PMDB, reúne os partidos PROS, PV, PR, PTB, PRB e Rede. O evento iniciou com o chamamento de representantes dos partidos e dos pré-candidatos a vereadores que formam a maior coligação proporcional destas eleições.
Ao fazer uso da palavra o prefeito Soliney Silva destacou as ações do seu governo, criticou os ataques dos adversários, enalteceu o perfil dos seus candidatos e destacou a união do seu grupo político.
“Apresentamos aqui um resumo das ações que foram feitas na certeza de que nenhuma administração trouxe tantas obras estruturantes para Coelho Neto como a nossa, graças ao compromisso que assumimos desde o primeiro dia de governo. Todas as críticas dos adversários tornam-se sem efeitos pois uma parte deles se tornaram fichas sujas por má-versação dos recursos públicos e a outra parte não tem nada a apresentar de conquistas para a cidade. O Jademil e o Raimundão possuem um legado de serviço prestado por nossa cidade e por isso merecem o nosso voto de confiança na certeza de que saberão honrar a oportunidade de trabalhar ainda mais por nossa gente. Vamos para a eleição mais uma vez unidos, na certeza da vitória”, disse ele.
Ovacionado pela multidão quando teve seu nome citado, o candidato a prefeito Jademil Gedeon agradeceu a família, o apoio do grupo e reafirmou seu compromisso com Coelho Neto.
“Agradeço a família, aos amigos e a todos os nossos apoiadores que nos acompanharam durante nossa pré-campanha e seguirão conosco nessa nova etapa. Essa é a realização de um sonho pessoal que acalentei ao longo dos anos e que hoje torna-se realidade. Agradeço ao prefeito Soliney Silva pela confiança e assumo com o Raimundão o compromisso de realizar um governo com mais realizações, pois assumiremos um município estruturado e com chances de crescer ainda mais. Vamos aumentar esse time, conquistar mais apoios e junto com o povo vencer as eleições” destacou ele.
Estiveram presentes diversas lideranças dentre as quais os pré-candidatos a prefeito Arquimedes Bacelar (Afonso Cunha), Aldyr Júnior (Chapadinha), além de lideranças religiosas, comunitárias e a população em geral.

