Juíza paulista transfere processo contra Lula para Sérgio Moro

1_4_lula_lavajato-191175A juíza Maria Priscilla Veiga de Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, encaminhou à 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) o processo que apura se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu crime de lavagem de dinheiro. Na semana passada, o Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia e pediu a prisão preventiva de Lula sob a acusação de que o ex-presidente é o proprietário oculto de um apartamento tríplex no Guarujá, litoral paulista.
Na decisão, Maria Priscilla justifica que os possíveis delitos relacionados ao imóvel estão sob apuração da Operação Lava Jato e devem ser investigados dentro do contexto do esquema nos inquéritos abertos na esfera federal. Com isso, o processo passará a integrar o conjunto sob responsabilidade do juiz federal Sérgio Moro.
“O pretendido nestes autos, no que tange às acusações de prática de delitos chamados de ‘lavagem de dinheiro’ é trazer para o âmbito estadual algo que já é objeto de apuração e processamento pelo Juízo Federal da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR e pelo MPF [Ministério Público Federal], pelo que é inegável a conexão, com interesse probatório entre ambas as demandas, havendo vínculo dos delitos por sua estreita relação”, diz a decisão. A magistrada também retirou o sigilo do processo.
A denúncia
Os promotores do Ministério Público de São Paulo (MP) Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Moraes de Araújo disseram ter colhido duas dezenas de depoimentos que comprovariam que o apartamento era “destinado” ao ex-presidente e sua família. O MP acusa Lula de lavagem de dinheiro – na modalidade ocultação de patrimônio – e falsidade ideológica.
“Aproximadamente duas dezenas de pessoas nos relataram que, efetivamente, aquele tríplex do Guarujá era destinado ao ex-presidente Lula e sua família. Dentre essas pessoas figuravam funcionários do prédio, o zelador do prédio, a porteira do prédio, moradores do prédio, funcionário da OAS, ex-funcionário da OAS, e o proprietário da empresa que fez a reforma naquele imóvel e, pelos relatos, fez uma reunião para apresentar parte da reforma efetuada, com a presença da ex-primeira dama e de seu filho, além do senhor Léo Pinheiro”, disse o promotor Cassio Roberto Conserino ao apresentar a denúncia à imprensa.
Além de Lula, foram denunciados por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, sua esposa, Marisa Letícia, por participação em lavagem de dinheiro; e seu filho, Fábio Luiz Lula da Silva, por participação em lavagem de dinheiro.
Na ocasião, o Instituto Lula voltou a negar que o ex-presidente seja dono do apartamento tríplex, alvo das investigações, e diz que o procurador Cássio Conserino usa a investigação para fins políticos. “Cássio Conserino, que não é o promotor natural deste caso, possui documentos que provam que o ex-presidente Lula não é proprietário nem de tríplex no Guarujá, nem de sítio em Atibaia, e tampouco cometeu qualquer ilegalidade. Mesmo assim, solicita medida cautelar contra o ex-presidente em mais uma triste tentativa de usar seu cargo para fins políticos.”
“Tais documentos foram encaminhados ao promotor. Já era previsível, no entanto, que Conserino encaminhasse a denúncia, já que declarou à revista Veja que considerava o ex-presidente culpado antes mesmo de ouvir a defesa de Lula”, acrescentou o instituto. “O ex-presidente Lula já desmentiu essa acusação mais de uma vez, frente às autoridades e em discursos. O ex-presidente Lula não é proprietário nem de tríplex no Guarujá, nem de sítio em Atibaia, e não cometeu nenhuma ilegalidade. Ele apresentou sua defesa em documentos que provam isso às autoridades competentes.”

Teste do TSE em urnas eletrônicas detecta risco de troca no número de votos de candidatos

teste-urna-eltronicaBRASÍLIA – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou nesta quinta-feira um teste público de segurança do sistema eletrônico de votação. No evento, o sistema foi colocado à disposição para que especialistas em informática tentassem quebrar as barreiras de segurança da urna eletrônica. Foram detectadas, então, duas vulnerabilidades. Um dos problemas foi encontrado em urnas com áudio, destinadas a deficientes visuais. Especialistas apontaram a possibilidade de outra pessoa ouvir o som da urna, com a ajuda de um equipamento, deixando uma brecha para identificar o voto do deficiente. Outra falha foi a possibilidade de, depois de fechada a urna, haver troca no número de votos atribuídos a determinado candidato.
Segundo o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, os técnicos do tribunal corrigirão as falhas antes das eleições municipais, marcadas para outubro.
— Já conversamos com os nossos técnicos do tribunal, e isso é facilmente corrigível. O que mostra a vantagem desse tipo de teste, porque se verifica uma eventual vulnerabilidade a tempo de corrigi-la. Não chegaremos à eleição com esse tipo de vulnerabilidade — disse.
Só um partido compareceu ao teste
Apenas um dos 35 partidos políticos, o PDT, compareceu ao teste do TSE. O ministro Dias Toffoli ironizou a ausência do PSDB. Em 2014, depois das eleições presidenciais, os tucanos pediram uma auditoria no sistema de votação, alegando falta de transparência.
— O PSDB não se fez presente aqui ao longo desses três dias, sinal de que eles ficaram satisfeitos com a auditoria que eles fizeram. Tão satisfeitos que sequer acompanharam os testes — declarou Toffoli.
Dias Toffoli ressaltou a importância dos testes para colocar à prova a confiabilidade da urna eletrônica:
— O teste foi um sucesso enorme. Esse é um trabalho colaborativo, em que a Justiça Eleitoral coloca a urna sob todo tipo de devassa exatamente para que possamos aperfeiçoar eventuais sofisticações que a tecnologia, com o passar do tempo, vai obtendo — concluiu.
Fonte:Extra

Humberto Coutinho é reeleito presidente da Assembleia

HUmbertoCoutinhoNão houve surpresa durante a votação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão realizada na manhã desta quinta-feira (10). O atual presidente, Humberto Coutinho (PDT), foi reeleito por unanimidade.
A decisão de continuar com Humberto no comando da Casa já havia sido tomada pelos deputados estaduais muito antes do pleito e foi confirmada durante a eleição, no Plenário Nagib Haickel, pelo 38 parlamentares que participaram da votação.
Em uma conversa com o titular do Blog, o presidente da Assembleia falou sobre a sua reeleição: “O sentimento é de satisfação e alegria. Isto reconhece o meu trabalho durante o primeiro ano de governo. Quero ir até o fim do segundo mandato com essa mesma filosofia, tratando todos os deputados com muito respeito e valor” declarou.
Humberto Coutinho iniciou sua carreira política sua carreira política em 1988 como vereador, o mais votado de Caxias, elegendo-se logo a seguir, em 1990, deputado estadual com reeleições sucessivas nos pleitos de 1994, 1998 e 2002. Em 2004, foi eleito prefeito da cidade de Caxias, sendo reeleito em 2008 com a maior votação da história de um prefeito daquela cidade.
Em 2014, Humberto retornou à Assembleia Legislativa como o deputado mais votado das oposições, com 67.982 votos, e em 2015 foi eleito pela primeira vez Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão para comandar a Casa pelo biênio 2015-2016.
E nesta quinta-feira (10), foi reeleito para continuar na Presidência da AL-MA.
HUmbertoCoutinho

Imprensa: o que pode ou não pode nas eleições 2016

IMG-20160215-WA0038Profissionais do rádio, televisão, sites, mídias sociais, blogs, jornais e todos os outros que têm interesse em conhecer a legislação ou tirar dúvidas sobre o que é permitido ou não à imprensa durante o processo eleitoral de 2016 estão convidados a passar a tarde do dia 16 de março no plenário Ernani Santos do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.
O encontro, que está sendo promovido pela Assessoria de Comunicação, conta com o apoio do presidente, desembargador Lourival Serejo, que ajudará nos esclarecimentos.
Além do magistrado, servidores que trabalham com fiscalização de propaganda, prestação de contas, registro de candidaturas e julgamento de ações darão exemplos práticos e reais do que pode e não pode à imprensa quando se trata de eleição.
Por ser aberto aos interessados, não é preciso inscrever-se para participar. Basta comparecer na sede do TRE-MA (Avenida Senador Vitorino Freire, s/n – Areinha – São Luís) às 15h e ter atenção no que será dito para evitar descumprimentos que podem resultar em multas severas.
Mais informações com a Ascom pelos telefones 2107-8742 / 8747 / 8760 / 8761, das 13h às 19h.

Após jantar, senadores dizem que PMDB e PSDB vão ‘caminhar juntos’

CdLU9NJW0AAHH8Y
Após reunião nesta quarta-feira (10) do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e outros senadores peemedebistas com a cúpula do PSDB, o líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), informou que os dois partidos vão “caminhar juntos” em busca de “alternativas” para o país (veja abaixo vídeo que mostra senadores das duas siglas após o encontro).
A reunião entre peemedebistas e tucanos ocorreu na casa do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), no mesmo dia em que Renan e outros senadores do PMDB tomaram café da manhã com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na saída da reunião, Eunício e o senador Tasso Jeireissati (PSDB-CE) informaram que foram debatidos “diversos cenários” para a crise política do governo Dilma Rousseff, entre os quais o impeachment da petista.
“Não podemos ficar paralisados vendo o país derreter. O PMDB e o PSDB vão caminhar juntos em busca de solução para o país. Discutimos todos os cenários possíveis: o impeachment, a cassação da chapa pelo TSE e até a permanência dela [Dilma]”, disse Eunício Oliveira.
O líder do PMDB disse, ainda, que outros partidos serão procurados para aderir ao movimento que discutirá os “cenários” possíveis para a crise. Perguntado se o PT seria chamado a participar, o senador disse: “Se ele quiser participar…”.
Na saída da reunião, Eunício e o senador Tasso Jeireissati (PSDB-CE) informaram que foram debatidos “diversos cenários” para a crise política do governo Dilma Rousseff, entre os quais o impeachment da petista.
“Não podemos ficar paralisados vendo o país derreter. O PMDB e o PSDB vão caminhar juntos em busca de solução para o país. Discutimos todos os cenários possíveis: o impeachment, a cassação da chapa pelo TSE e até a permanência dela [Dilma]”, disse Eunício Oliveira.
O líder do PMDB disse, ainda, que outros partidos serão procurados para aderir ao movimento que discutirá os “cenários” possíveis para a crise. Perguntado se o PT seria chamado a participar, o senador disse: “Se ele quiser participar…”.

Natalia PassarinhoDo G1, em Brasília

Eleição na Assembleia será quinta-feira e segue indefinida

assembleia-1Foi aprovada na terça-feira (08), o Projeto de Resolução Legislativa que antecipou a data da eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Apesar da aprovação ter se dado por unanimidade, as articulações seguem acontecendo e a eleição que será na quinta-feira (10) segue indefinida.
Até o momento apenas os cargos de presidente e primeiro vice-presidente estão definidos e ambos sem alterações, já que Humberto Coutinho (PDT) e Othelino Neto (PCdoB), respectivamente, deverão ser reeleitos para o biênio 2017/2018.
Se apenas dois dos noves cargos estão definidos, segue a disputa ainda pelos sete outros cargos da Mesa Diretora. A primeira disputa será entre os blocos parlamentares para saber quantas vagas cada um terá.
Por “um acordo”, o Blocão do Governo, que possui 24 deputados, teria direito Bloca cinco vagas, restando duas vagas para o Bloco União Parlamentar, uma para o Bloco de Oposição e outra vaga para o PV.
Entretanto, com a insatisfação crescente entre os deputados do Blocão do Governo, a tendência é que “esse acordo” não seja cumprido e o maior bloco da Assembleia fique com seis vagas, retirando uma indicação do PV, que por não ter entrado em nenhum bloco, ficou isolado com apenas quatro parlamentares.
Os deputados Ana do Gás, Fábio Braga, Paulo Neto, Raimundo Cutrim, Valéria Macedo e Zé Inácio, são alguns dos parlamentares que, até o momento, não escondem a insatisfação com as articulações feitas.
Outra indefinição é com relação a primeira secretaria. A expectativa é que a indicação coubesse ao Bloco União Parlamentar, afinal o Blocão do Governo já está indicando o presidente e o primeiro vice-presidente.
Mas a tendência é que o nome para primeira secretaria também saia do Blocão do Governo e o nome mais forte é o deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB), mesmo partido do governador Flávio Dino.
Vale lembrar que apesar da antecipação da eleição, a nova Mesa Diretora da Assembleia só assumirá em fevereiro de 2017.
A eleição acontecerá as 11h30 da quinta-feira, em Sessão Extraordinária. Sendo assim, os deputados têm um pouco mais de 24 horas para tentar conseguir o consenso e a eleição, como de costume, se transformar numa aclamação.
É aguardar e conferir.
Fonte: Jorge Aragão

Oposição vai acionar Justiça contra visita de Dilma ao ex-presidente Lula

Dilma-vai-a-são-paulo-falar-com-lula-531x264Partidos da oposição criticaram a ida da presidente Dilma Rousseff a São Paulo na tarde do último sábado (5) e, em nota, Democratas (DEM) e Solidariedade já afirmaram que pretendem acionar a Justiça conta a governante.
Ela saiu de Brasília para fazer uma visita de solidariedade ao ex-presidente Lula, conduzido coercitivamente para depor pela 24ª fase da Operação Lava Jato na sexta-feira (4), na casa dele em São Bernardo do Campo.
As lideranças do DEM no Senado e na Câmara avisaram que vão entrar com representação contra a presidente da República e contra o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner na Procuradoria Geral da República (PGR).
A legenda quer calcular o gasto total do uso do avião presidencial no deslocamento até São Paulo, além dos gatos com pessoal ligado à comitiva e dos deslocamentos feitos com helicóptero.
O deputado federal Fernando Francischini (Solidariedade/PR) também questionou o uso de recursos e dinheiro públicos na viagem realizada em solidariedade ao ex-presidente Lula.
O parlamentar disse que vai entrar com uma ação de improbidade administrativa contra Dilma ainda esta semana.
“Vou requerer na Justiça a devolução do dinheiro público utilizado. […] Avião, helicóptero, veículos, funcionários, todos da Presidência, utilizados para fins particulares em pleno sábado”, pontuou Francischini.

Pixuleco: Petistas que agiram como vândalos podem pegar até dois anos de cadeia

marcio-jardim-vandalo-pixuleco-sao-luis-940x540A intolerância ideológica e a falta de educação democrática de membros do PT, PCdoB e da CUT (Central Única dos Trabalhadores) podem colocar pelo menos nove petistas e um comunista atrás das grades por desacato a policiais militares e por “exercício arbitrário das próprias razões”. O ato de vandalismo aconteceu na manhã do último sábado 5, na Praça Maria Aragão, em São Luís, contra pessoas dos movimentos “Vem pra Rua” e “Brasil Livre”, que participavam de uma manifestação pacífica com a presença do boneco inflável do ex-presidente Lula, apelidado de Pixuleco.

É o que prevê os artigos 331 e 345 do Código Penal Brasileiro, que tratam, respectivamente, sobre o crime de desacato a funcionário público, no exercício da função ou em razão dela; e sobre crime contra o próprio Estado, ou mais precisamente contra a Administração da Justiça, já que o ato de fazer justiça diante de qualquer conflito é tarefa que incumbe exclusivamente ao Estado, em conformidade com as leis.

“Desacatar é um crime previsto no artigo 331 do CP, que significa menosprezar, agredir o funcionário público, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro da função. A pena é detenção de seis meses a dois anos, ou multa. Exercício arbitrário das próprias razões, previsto no artigo 345 do CP, é quando um agente, por exemplo, impede que outrem seja algemado ou levado para a delegacia. Esse agente ‘faz justiça com as próprias mãos’. A pena é detenção de 15 dias a um mês, ou multa, além de pena correspondente à violência”, explica o advogado criminalista e professor de Direito Penal Michel Serejo.

Vandalismo

Armados com estiletes, pedras, pedaços de madeira, barras de ferro e facas, os petistas e os comunistas não atenderam aos pedidos feitos pelos policiais militares, quebraram as grades de isolamento, invadiram a manifestação e furaram e rasgaram o Pixuleco. Na confusão, por pouco não aconteceu algo pior, já que pelo menos dois policiais foram feridos, com cortes nas mãos.

Em vídeos compartilhados em grupos de WhatsApp, é possível ver o secretário estadual de Esporte de Lazer, Márcio Jardim, que é do PT, pegando uma barra de ferro no chão e tentando furar o boneco inflável. Ao ser contido por um PM, Jardim passa a gritar com a autoridade policial.

Acompanhado de outros membros do PT, como o ex-presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Maranhão, Raimundo Monteiro, e o deputado estadual Zé Inácio, o secretário de Esporte e Lazer do governo Flávio Dino aparece ainda tentando evitar a prisão de um petista conhecido como Adrovando Brandão Brito, mais conhecido como “Cabeludo”, flagrado portando uma peixeira.

Apesar das ordens dos policiais militares, para que não obstruíssem a prisão de “Cabeludo”, eles peitaram os PMs por diversas vezes e tentaram libertar o comparsa.

Como houve mais de um crime em razão de duas ou mais ações, se os policiais ou o Ministério Público do Maranhão representar contra os vândalos, todos podem responder por concurso de crimes.

“Nós chamamos isso, na doutrina, de concurso material ou real de crimes. É quando o agente, mediante duas ou mais ações, comete dois ou mais crimes. Está previsto no artigo 69 do Código Penal”, explica Serejo.

Vale ainda lembrar que a alegação utilizada pelos petistas e comunistas, de que os integrantes do “Vem pra Rua” e “Brasil Livre” precisavam de autorização para o ato que, repisa-se, acontecia de forma pacífica, é derrubada facilmente pelo que diz o artigo 5, inciso XVI, da Constituição Federal.

Abaixo, segue a lista dos petistas e do comunista que, num governo sério, deveriam ter sido todos presos em flagrante delito junto com o comparsa “Cabeludo”, por se comportarem como marginais e delinquentes diante de ordens da policia. Como há dezenas de vídeos e fotos que comprovam a participação de todos no ato de vandalismo, inclusive os de nomes ainda não identificados pelo Atual7, eles podem ainda responder por incitação à violência, conforme prevê o artigo 286 do Código Penal Brasileiro. A pena é de detenção, de três a seis meses, ou multa.

Fonte: Atual7

PT/CUT

1. Nonato Chocolate

2. Marcio Jardim

3. Zé Inácio

4. Raimundo Monteiro

5. Honorato Fernandes

6. Teresinha Fernandes

7. Genilson Alves

8. Márlon Botão

9. Adriana Oliveira

PCdoB

1. Júlio Guterres

Pré-candidato ganha contratos milionários para torrar na campanha em Vargem Grande

othelino-neto-toinho-juvenil-jorge-fortes-carlinhos-barros-conceicao-mesquita-clecio-coelho-e1446063912312-1260x540-e1457109149277Pré-candidato a Prefeitura de Vargem Grande pelo partido comunista, o empresário José Carlos de Oliveira Barros, o Carlinhos Barros, mantém contratos volumosos com a iniciativa pública, através de um posto de combustível.
Na cidade de Nina Rodrigues, administrada por José Ribamar da Cruz Ribeiro, o Riba do Xerém (PRB), Carlinhos foi contratado, ou melhor, o seu Posto Dragão Ltda., pelo valor de R$ 953.140,00 (Novecentos e cinquenta e três mil cento de quarenta reais), para distribuição de gasolina comum e óleo diesel).
O contrato foi assinado com a empresa de Carlinhos no dia foi 17 de fevereiro de deste ano, para fornecer combustível em 10 meses, conforme mostra documento abaixo do extrato do Diário Oficial do Maranhão.
Carlinhos Barros é conhecido na região por manter parcerias institucionais com órgãos públicos. Ele passou mais de oito fornecendo vários itens para Prefeitura de Vargem Grande.
Em Vargem Grande, o empresário chamou atenção do Ministério Público após abocanhar vários contratos no ano passado de uma unica vez, que somam mais de R$ 1 milhão, mas isso é assunto para uma próxima publicação no Blog do Neto Ferreira.

 
Fonte :Neto Ferreira
 

Fábio Câmara é alvo de armação e preconceito durante visita de Temer

Fábio-e-Temer-e1457037931756O vereador Fábio Câmara vem sofrendo forte preconceito por ser negro e um dos nomes na disputa à Prefeitura de São Luís nas eleições de outubro deste.
Ontem, dia 2, quando homens da Polícia Federal foram vistoriar o local onde o vice-presidente Michel Temer seria recebido, militantes do PMDB ligados aos adversários de Câmara, espalharam que a PF estava lá para levar o vereador.
Fábio passou um grande constrangimento quando chegou no local e alguns peemedebista lhe informaram sobre a falsa notícia que estavam espalhando.
ando foi hoje, dia 3, durante a visita de Temer na Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil, o cerimonial da OAB-MA não citou o nome de Fábio Câmara.
Como presidente municipal do partido, Câmara ficou de fora da lista de autoridades.
Para completar, a assessora de imprensa do PMDB, Tágide France, estaria alegando que sofreu agressão física do vereador durante o evento na OAB e que iria registrar o fato na Delegacia da Mulher para que Fábio fosse enquadrado na Lei Maria da Penha.
Tudo armação só para desmoralizar o vereador e desqualificar sua pré-candidatura de prefeito da capital.
Fonte:Luís Pablo
Abaixo veja o Boletim de Ocorrência feito por Câmara por calúnia e difamação na Delegacia do São Francisco.
BO